Employer branding: entenda o que é e como funciona

Você já pensou em como anda a reputação da sua empresa como empregadora? Os funcionários que fazem parte dela são propagadores da marca ou costumam descrever um dia a dia exaustivo? Eles sempre estão desmotivados ou vestem a camisa e buscam por resultados de forma ativa?

Esses pontos nem sempre são levados em consideração, mas são tão importantes para uma empresa quanto sua imagem diante do público. Para mudar esse quadro, existe uma estratégia chamada employer branding.

Se você deseja transformar seus funcionários em propagadores da sua marca, continue lendo este post e saiba mais sobre importância do employer branding para sua empresa!

O que é employer branding?

Em tradução livre, a expressão “employer branding” significa marca do empregador. Em outras palavras, é a imagem da empresa como empregadora. É como se uma organização sustentasse duas marcas: aquela vendida para seus clientes e outra direcionada aos seus colaboradores.

Embora uma estratégia de employer branding seja direcionada para o lado interno de uma organização, ela não deixa de criar impactos positivos diante do público externo. Isso porque a propaganda que os funcionários fazem da empresa onde trabalham influencia na percepção de valor dos clientes finais.

Dessa forma, é correto afirmar que a estratégia de employer branding serve para trabalhar a imagem da organização de dentro para fora, criando resultados positivos internamente e também externamente.

Qual a importância dessa estratégia para uma empresa?

Muitas empresas se empenham em construir uma marca forte diante do público e criam uma série de propostas de valor e promessas de satisfação garantida. No entanto, são poucas as que conseguem sustentar essa proposta em todas as etapas do funil de vendas.

O resultado para o público final é a sensação de uma propaganda enganosa, já que a empresa vende uma imagem que não consegue sustentar. O atendimento não é amigável, as entregas atrasam, os funcionários não estão dispostos a resolver os problemas. Esse é um cenário comum entre organizações que criam propostas de valor maravilhosas.

A estratégia de branding serve para alinhar os valores propagados pela empresa e suas ações no dia a dia. Afinal, quem faz uma empresa acontecer são os colaboradores e o sucesso de uma estratégia de percepção de marca depende totalmente deles.

Por isso, quando o employer branding é trabalhado, algumas vantagens podem ser percebidas, como mostramos a seguir.

Atração e retenção de talentos

Uma organização que consegue construir uma imagem positiva como empregadora vai atrair a atenção de muitos candidatos e principalmente dos melhores. Afinal, quem tem talento entende a importância de atuar ao lado de uma empresa que valoriza suas qualidades e oferece oportunidades de crescimento.

Outro ponto importante é a retenção de pessoas. Ter colaboradores qualificados por muitos anos é muito mais inteligente que contratar o tempo inteiro, e uma boa estratégia de employer branding é capaz de promover essa mudança.

Redução de custos com recrutamento

A atração de talentos também representa um custo para uma organização. É preciso anunciar a vaga no lugar certo, realizar entrevistas, testes e, por fim, encontrar alguém que mantenha o interesse em ficar na empresa. Segundo um levantamento do Linkedin, uma empresa com employer branding forte gasta 43% menos com a contratação.

Uma das principais razões é o fato de as qualidades da empresa já serem conhecidas. Dessa forma, ela é procurada por pessoas qualificadas, que desejam fazer parte do quadro de funcionários.

Melhora na produtividade

Quando o colaborador encontra satisfação no ambiente de trabalho a tendência é que sua produtividade aumente. Passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho, e para manter um bom nível de produtividade é preciso sentir o bem-estar que esse local proporciona.

Assim, torna-se muito mais fácil fazer com que os colaboradores vistam a camisa e procurem resultados cada vez melhores.

Aumento nas vendas

Como dissemos, a percepção da marca diante do público também é afetada pelo employer branding e isso pode gerar mais vendas. No entanto, a melhora no desempenho das suas equipes também é um fator determinante para alcançar esse resultado.

Com o aumento da produtividade e do comprometimento, os funcionários realizam um trabalho excepcional, que é percebido pelo público. O resultado é aumento de interesse pela marca e, consequentemente, mais vendas e fidelização.

Percepção positiva sobre a marca

O employer branding tem outra função: fazer com que os funcionários tornem-se propagadores da sua marca. Os colaboradores que sentem prazer em trabalhar em uma organização não pensam duas vezes antes de falar bem — e falar muito — sobre a cultura e os valores.

Isso é muito útil para o share of mind da empresa e pode reverter em um benefício duplo: conhecimento diante do mercado e atração de pessoas cada vez mais preparadas para formar o quadro de funcionários.

O que fazer para elevar o employer branding?

O primeiro ponto a saber sobre essa estratégia é que ela é uma ação de longo prazo, principalmente se a cultura organizacional da empresa ainda não está alinhada. Outro ponto importante é entender que o sucesso do employer branding da sua organização não acontecerá com uma ação isolada, mas sim com um conjunto de iniciativas.

Dito isso, existem alguns critérios que podem tornar sua estratégia mais eficiente e nós explicamos os principais pontos agora.

Alinhe a cultura empresarial

A empresa onde você trabalha tem valores bem definidos? Esses valores correspondem ao que é cumprido no dia a dia? É importante criar uma missão, visão e estabelecer os valores da organização antes de dar início à estratégia, afinal, ela será baseada na cultura empresarial, e para ter sucesso é preciso que essa cultura seja genuína.

Defina os objetivos da ação

Toda estratégia precisa visar um objetivo, portanto, entenda o que você almeja ao trabalhar o employer branding da empresa. Conforme pontuamos anteriormente, essa ferramenta pode aumentar o nível de satisfação dos funcionários, melhorar a performance e gerar melhores resultados, atrair e reter talentos e melhorar a percepção da marca.

Analise o cenário atual

Qual o nível de satisfação dos seus colaboradores hoje? Como eles enxergam a empresa e quais as expectativas para o futuro? Essas são perguntas cujas respostas podem ser úteis para criar o plano de ação. Conhecendo as dores dos seus funcionários, torna-se muito mais fácil promover melhorias perceptíveis.

Crie um ambiente de trabalho agradável

Oferecer um bom salário e benefícios é uma das estratégias de employer branding, mas não é a única nem a mais importante. Pense em como pode oferecer um ambiente de trabalho agradável, com a redução do estresse, a resolução de conflitos, a criação de momentos de relaxamento e assim por diante.

Estabeleça uma comunicação eficiente

Além de criar uma boa estratégia de employer branding, é essencial comunicá-la para seus funcionários sistematicamente. Isso é importante para que haja engajamento e aprimoramento a longo prazo.

Por isso, crie materiais que abordem a cultura organizacional, oriente o RH quanto às regras de recrutamento, comunique as boas práticas da organização e assim por diante.

Use a internet a seu favor

As redes sociais servem como uma ferramenta para que você atraia novos talentos, valorize seu quadro de funcionários atual e comunique suas ações ao mundo. Portanto, crie um blog corporativo e estimule sua equipe a criar conteúdos, divulgue o depoimento dos colaboradores e mantenha suas redes sociais atrativas.

As estratégias de branding de uma marca e de employer branding são trabalhadas separadamente, mas têm um objetivo em comum: melhorar a percepção do público em relação aos seus produtos e serviços. Por isso, pense na imagem da empresa de dentro para fora e construa uma marca verdadeiramente forte.

E você, sabia que o marketing digital é uma ferramenta essencial para construir uma boa estratégia de employer branding? Por isso, é importante frequentar eventos sobre o assunto e, para te ajudar, nós selecionamos os principais eventos de marketing digital do Brasil!

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