Descubra como fazer storytelling incorporado ao marketing digital

Histórias têm a capacidade de envolver e cativar as pessoas. Por isso, muitas empresas de renome no mercado usam essa estratégia para aumentar o volume das vendas de seus produtos. A Coca-Cola, por exemplo, usa de histórias em suas propagandas comerciais, em que o foco não está na simples venda de um refrigerante, e sim na felicidade que a companhia conecta com o consumo do seu produto.

Dominar essa capacidade pode fazer com que uma marca não só venda como fidelize os seus clientes de uma forma duradoura. Pensando em ajudar você, preparamos este post onde falaremos sobre como fazer storytelling aplicado a uma estratégia de marketing digital.

Quer saber mais sobre este assunto e aplicá-lo ao seu negócio? Continue a leitura!

O que é storytelling?

O termo storytelling é formado pelas palavras de origem inglesa story (história) e telling (ato de contar). Para contar histórias, é preciso levar em conta alguns elementos primordiais, como o ambiente, o conflito e, principalmente, a mensagem que se deseja transmitir. A soma desses elementos deve levar o público a uma experiência única e inesquecível.

É preciso ter em mente o seguinte: o ser humano tem mais facilidade em absorver histórias do que dados. O storytelling é um artifício capaz de despertar sensações que, muitas vezes, são decisivas na hora de escolher qual produto um cliente comprará.

Suponha que alguém deseja ser mais produtivo em seu trabalho. Essa pessoa terá uma maior chance de se identificar com a história de alguém que já teve esse problema e superou do que simplesmente acompanhar estatísticas sobre produtividade. Se os recursos de imagem e vídeo forem bem explorados — além dos de texto —, as chances de cativar aquela audiência podem aumentar consideravelmente.

Qual a importância do storytelling no marketing digital?

Como já foi falado, as pessoas preferem histórias a dados. Uma vez que o storytelling foi bem desenvolvido, você terá em mãos um conteúdo único e que pode ser decisivo na hora de um cliente escolher entre você e os seus concorrentes de negócio.

Envolver o público consiste em fazê-lo adentrar em uma jornada. Isso pode ser feito por meio da estruturação do conteúdo e encadeamento de ideias. Dado o contexto, é importante que as suas histórias tenham um personagem principal. Durante a jornada, a pessoa terá vontade de se colocar no lugar do protagonista e, dessa forma, viver intensamente aquele momento.

Como fazer storytelling?

Agora que mostramos a você o que é storytelling e qual a sua importância no marketing digital, apresentaremos dicas que ajudarão o seu negócio a utilizar essa técnica e obter excelentes resultados. Confira, nas subseções a seguir.

Conheça a sua audiência

Conhecer as pessoas que serão atingidas por uma história vai além de saber a idade, o sexo e a localidade em que elas moram. É preciso também identificar informações, como os hábitos de consumo, que tipo de conteúdos elas mais gostam de acompanhar pela internet e quais as suas dificuldades. Com esse arsenal de informações, será muito mais fácil criar narrativas envolventes e que se converterão em negócios recorrentes no futuro.

Tenha um objetivo bem definido

Parece algo batido, mas nunca é demais lembrar que a definição de objetivos é indispensável. Um método que pode ser utilizado é o OKR (Objectives and Key Results). Basicamente, o modelo é constituído por dois componentes: o objetivo, que é o resultado que você deseja obter por meio de uma estratégia, e o resultado chave, que consiste no estabelecimento de algumas métricas que indicam se a estratégia está no caminho certo ou não.

Faça títulos atraentes

A internet conta com uma infinidade de conteúdos nos mais variados formatos. Muitas vezes, o que retém a atenção do público são os títulos de um vídeo ou um conteúdo de texto, por exemplo. Se o título tiver uma promessa que coincide com as dores das pessoas, as chances de aquele conteúdo ser lido e compartilhado serão maiores. Isso impacta no aumento de leads e, consequentemente, de clientes da marca.

Use dados

Uma vez que você consegue aliar história com dados, o storytelling terá grandes chances de cativar o público. Hoje em dia, dados são de extrema importância e são decisivos na hora de o cliente escolher o produto de uma marca ou outra. Quanto mais dados forem apresentados de forma contextualizada no storytelling, maior será a confiança que as pessoas terão por uma determinada empresa.

Conte sua história em etapas

Além de ter início, meio e fim, é preciso que a narrativa mantenha um foco constante. Em outras palavras, não se deve fugir do tema proposto. Se, por exemplo, a história fala em como uma pessoa superou uma situação difícil na vida, o desenrolar dos acontecimentos deve acontecer sempre girando em torno dessa situação.

Definir partes importantes

Muitas das vezes, uma narrativa cheia de detalhes no início faz com que o público perca a atenção e o interesse. Para evitar isso, é preciso escolher quais partes serão essenciais dentro da história. Procure focar, por exemplo, em algum evento que mostre à sua audiência a condição em que você estava antes e como aconteceu a reviravolta. Também é primordial fazer um bom desenvolvimento e, ao final, fechar a narrativa com um bom CTA.

Como foi dito, o acompanhamento de métricas é bastante útil na hora de saber se há engajamento ou não por parte da audiência. Uma forma de medir é saber quantos leads foram gerados, quantos evoluíram dentro da jornada de compra e, por fim, quantas vendas a estratégia de storytelling gerou. Se os números estiverem aquém do esperado, é preciso rever os aspectos da narrativa como um todo, conforme as dicas que foram apresentadas.

Saber como fazer storytelling é a chave para cativar a audiência de uma marca. É por meio dessa técnica que muitas empresas renomadas no mercado, como a Coca-Cola, conectam os seus produtos com as emoções e os sentimentos das pessoas.

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