Diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre marketing inclusivo

A diversidade e a inclusão social são temas que não passam mais despercebidos hoje em dia. Falar sobre a luta das minorias em busca de um lugar na sociedade é uma das pautas mais atuais, não apenas socialmente, mas também no mercado empresarial.

Não é à toa que o marketing inclusivo passou a fazer parte da estratégia de muitas empresas. Ganhar a aprovação da nova geração é um dos principais objetivos dessa estratégia, mas a importância da inclusão vai muito além disso.

Hoje, vamos conversar sobre diversidade e inclusão social e você vai entender a importância de levar o marketing inclusivo para dentro da sua empresa. Confira mais a seguir!

O que é marketing inclusivo e por que ele é importante?

Basicamente, o marketing inclusivo é um conjunto de ações que uma organização pode promover para favorecer a inclusão social de pessoas que enfrentam preconceito e outras dificuldades culturais. Essas ações podem acontecer dentro da própria empresa — o que podemos chamar de ações de endomarketing — e também podem ser refletidas em suas propagandas.

Hoje é imprescindível que uma organização olhe para questões de diversidade e inclusão social por alguns motivos:

  • esses são temas que têm mudado a forma como as pessoas se comportam;
  • isso se reflete diretamente no processo de identificação com uma marca;
  • sua empresa pode colaborar para um mundo mais inclusivo.

Qualquer negócio que queira atingir o sucesso com uma marca precisa pensar de forma multidimensional. Entretanto, o que isso quer dizer? Significa que é preciso analisar o que acontece no mundo de forma abrangente e não considerar apenas questões como o poder de compra da sua persona. Por isso, vamos falar sobre o cenário da diversidade e da inclusão no Brasil nos últimos anos.

Como está o cenário da inclusão social no Brasil?

O tema “inclusão social” é bem abrangente e, por isso, pode ser abordado de diversos ângulos, como:

  • inclusão da mulher e dos negros em cargos de chefia;
  • participação de pessoas com deficiência no mercado;
  • inclusão de pessoas LGBTI+.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Ethos, o número de pessoas negras em cargos de gerência representa cerca de 6,3% contra 90,1% de pessoas brancas. Quando falamos de pessoas com deficiência, nesse mesmo cenário, o número cai para 0,41%. A discrepância nos números também afeta as mulheres. Esse mesmo levantamento apontou que o número de mulheres que fazem parte do conselho administrativo das empresas representa cerca de 11% contra 89% dos homens.

São pesquisas como essa que revelam a desigualdade compartilhada entre muitas pessoas e levantam o debate sobre como mudar esses números. A geração de millennials e a geração Z são muito mais engajadas com a diversidade e inclusão social, comparado às gerações anteriores. Isso mostra que, embora a inclusão ainda não seja uma realidade palpável em nossa sociedade, esse tema tem ganhado cada vez mais relevância social, dentro e fora das empresas.

O que cada empresa pode fazer pela diversidade e inclusão?

Até aqui você pôde entender mais sobre o cenário da inclusão social no Brasil e a importância do marketing inclusivo para as organizações. Contudo, como é possível implementar esse tipo de ação, na prática? Listamos algumas dicas a seguir.

Contrate uma equipe diversificada

Como explicamos no início do post, o marketing inclusivo pode ter ações dentro e fora da empresa. Uma maneira de promover a diversidade é contratar pessoas com diversos perfis, considerando:

  • variação de raças e nacionalidades;
  • inclusão de pessoas acima dos 45 anos;
  • promoção do incentivo à contratação da mulher;
  • reserva de vagas para pessoas com deficiência;
  • contratação e acolhimento de pessoas LGBTI+.

Preste atenção na sua propaganda

Suas propagandas refletem a realidade do seu público? Eles sentem-se representados pelas pessoas, lugares ou cenários que suas peças publicitárias refletem? É importante pensar nisso antes de fazer uma veiculação, seja qual for o canal. A promoção da diversidade tem cada vez mais relevância para o público, independentemente da sua área de atuação. Por isso, procure variar o perfil das pessoas e situações que compõe sua propaganda.

Use uma linguagem inclusiva

Uma forma simples de promover a diversidade e inclusão dentro da sua empresa é criando uma linguagem neutra sempre que for possível. Não citar gênero e usar pronomes neutros é uma maneira de não criar rótulos entre um produto e o público. Outra dica é evitar citar metáforas ou referências culturais que sejam ofensivas para uma determinada classe.

Crie soluções inclusivas

Qual é a experiência de uma pessoa com deficiência física na sua empresa? É possível promover soluções inclusivas, como um material audível para quem tem deficiência visual, por exemplo. Tornar um site ou produto inclusivo é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca diante desse público, além de promover um benefício imensurável para quem enfrenta esse tipo de dificuldade.

O que considerar ao promover esse tipo de ação?

Antes de promover qualquer tipo de publicidade ou ação de inclusão social ou diversidade, é imprescindível que você e sua equipe estudem essas questões. Para provar que suas intenções vão além de destacar a imagem da empresa no mercado, é essencial saber do que fala. Caso contrário, o efeito pode ser totalmente reverso e negativo.

Como você viu, existe uma série de temas que podem ser abordados quando o assunto é diversidade e inclusão. Não será possível abraçar todas as ações que sugerimos aqui, mas é possível escolher aquela que está mais alinhada com o perfil da empresa.

Coloque foco nesse mercado e o estude profundamente. Promova reuniões com toda a equipe e faça com que essa consciência faça parte da cultura interna e do conhecimento de cada colaborador. A linguagem da empresa, assim como toda a sua estrutura, precisa representar um mesmo conceito. Portanto, o marketing inclusivo precisa ser parte da marca como um todo.

O marketing focado na diversidade e inclusão é uma ferramenta capaz de gerar valor para uma marca e fazer com que ela seja destaque entre seus concorrentes. No entanto, tal ferramenta precisa ser usada de forma genuína e transparente. A incoerência entre o que uma empresa promove em suas ações e a forma como ela toma decisões no dia a dia serão alvo da visibilidade pública, mais cedo ou mais trade. Por isso, abrace as causas sociais e vá em busca de uma evolução.

Quer receber mais conteúdos como esse, diretamente em seu e-mail? É só assinar nossa newsletter!

Ebook Cases de Empresas de TecnologiaPowered by Rock Convert
Precisamos falar sobre diversidade e inclusão social dentro das empresas! Entenda o que é marketing inclusivo e descubra porque você deve investir nele!