Como fazer infográficos para gerar leads?

Uma das maiores vantagens proporcionadas pela internet é a flexibilidade de formatos para a criação de um conteúdo. São textos, vídeos, fotos, infográficos e ilustrações capazes de atrair a atenção do público e gerar resultados impressionantes.

Contudo, para que esse conteúdo atinja tantos resultados e apareça nas primeiras páginas do Google, ele precisa ser excepcional, afinal, milhões de posts são publicados todos os dias na web. Para enriquecer sua oferta, no entanto, você pode contar com a ajuda dos infográficos.

Esses materiais visuais são simples, pontuais e poderosos, capazes de gerar tráfego para o seu site e convertê-los em leads. Quer aprender como fazer infográficos? É sobre isso que vamos falar neste post! Acompanhe!

O que é e como funciona um infográfico?

Talvez você não saiba exatamente o que é um infográfico, mas com certeza já viu um na internet. Um infográfico é a combinação de uma imagem com textos, que trazem dados e informações relevantes ao leitor.

Além do texto, esses dados e informações podem ser apresentados com a ajuda de gráficos, figuras, ilustrações e ícones. Assim, a apresentação da informação fica mais dinâmica e facilita a compreensão do leitor. Em outras palavras, um infográfico é um conteúdo visual, capaz de resumir uma informação complexa em uma única imagem, de forma criativa e atrativa.

Esse tipo de material não é uma exclusividade da internet e já tem sido usado há mais tempo que se imagina. Os antigos livros de anatomia, que combinavam desenhos e textos são exemplos de infográficos, assim como o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci ou até mesmo as ilustrações explicativas de um jornal.

Por que ele é importante na estratégia de marketing?

Boa parte dos estudos e esforços do marketing concentram-se em entender como o cérebro do consumidor se comporta. Esse processo ficou conhecido como neuromarketing, que é a ciência que busca compreender os fatores que contribuem na decisão de compra.

Em um desses estudos, o marketing visual e as imagens ilustradas mostraram que desempenham um grande poder no cérebro humano. Jeff Bullas, um grande influenciador do marketing nos Estados Unidos, reuniu alguns dados impressionantes sobre a ação das imagens no cérebro. Ele diz que:

  • as pessoas lembram-se de até 65% de um conteúdo visual após três dias;
  • enquanto isso, apenas 10% do conteúdo textual é lembrado após esse período;
  • 41,5% dos profissionais de marketing obtiveram resultados melhores com infográficos;
  • as pessoas compartilham infográficos 3 vezes mais que outros conteúdos;
  • as pessoas têm mais facilidade em obedecer comandos visuais que escritos.

Esses dados mostram como é importante incluir infográficos na sua estratégia de marketing. Por meio deles, é possível atrair a atenção do público, conquistar mais engajamento e aumentar suas chances de conversão.

O que diferencia o infográfico de outros materiais?

O infográfico se diferencia pelo seu dinamismo, em todos os aspectos. Em poucas palavras e com a ajuda de elementos visuais, é possível passar uma ideia de forma clara e objetiva, estimulando os dois lados do cérebro. Além disso, o infográfico:

  • é rápido de ser feito, em comparação com outros conteúdos;
  • tem mais chances de viralizar;
  • ser usado na relação B2B ou B2C;
  • pode ser usado no marketing online ou offline;
  • pode ser usado como complemento dentro de outros materiais.

Existe uma série de formatos nos quais você pode apostar na hora de criar um conteúdo. A escolha do formato ideal vai depender dos objetivos que você pretende alcançar, do tipo de informação que você quer passar e também do perfil do seu público.

Qual o melhor momento para usar um infográfico?

O infográfico pode ser usado de diversas formas, para passar diferentes informações. Antes de apostar em um modelo, é preciso entender quais são as possibilidades quando falamos desse tipo de conteúdo, como mostramos a seguir.

Contar histórias

Você pode usar um infográfico para contar histórias, sejam elas de caráter informativo ou estatístico. Quando a intenção é passar uma informação, o foco geralmente fica no texto, enquanto as estatísticas precisam de números e gráficos para se apoiar.

Os infográficos de cronograma também são ótimos para contar histórias, principalmente quando você precisa destacar uma ordem cronológica entre os acontecimentos.

Fazer comparações

A função básica desse infográfico é fazer uma comparação entre dois pontos. Pode ser a comparação de dois produtos, duas pessoas, duas situações ou duas décadas diferentes. São muitas as possibilidades nesse tipo de infográfico. Em geral, o foco desse tipo de peça é o texto em lista, mas é possível fazer uso de alguns elementos visuais para trazer mais dinamismo.

Listar informações

Sabe quando você precisa fazer uma lista com bullet points no meio do seu texto, seja para mostrar benefícios ou outras informações sobre um assunto? Você pode usar um infográfico para isso e tornar seu material ainda mais atrativo.

Em geral, a estrutura desse tipo de infográfico é uma lista numerada, que pode trazer alguns dados em texto ou número. É possível usar alguns elementos visuais, como ícones e ilustrações.

Quais elementos não podem faltar em um infográfico?

A primeira regra para construir um infográfico é dar a ele um objetivo. Esse tipo de material tem dois potenciais que podem ser explorados: aumentar o tráfego de um site e converter visitantes em leads.

Depois, é preciso definir uma estratégia para que os objetivos sejam alcançados. O infográfico pode ser compartilhado no Facebook ou no Pinterest, como uma forma de atrair tráfego para seu site ou pode ser oferecido como um material rico, em troca do e-mail do seu visitante.

Por fim, é importante testar em quais desses canais ou estratégias você obteve mais sucesso e não deixar de acompanhar o desempenho de cada uma delas. Além de seguir esse planejamento, um infográfico precisa:

  • uma boa resolução;
  • fazer parte de um planejamento gráfico;
  • ter informações claras, objetivas e relevantes;
  • não exagerar na quantidade de texto ou ícones.

Viu só como fazer infográficos para atrair sua audiência pode ser uma estratégia de peso dentro do seu planejamento de marketing de conteúdo? Tornar o seu conteúdo interativo é uma necessidade para se destacar da concorrência e mostrar sua relevância para o público, independentemente da sua área de atuação.

Você já teve uma boa experiência compartilhando infográficos por aí? Deixe seu depoimento aqui nos comentários!

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