WhatsApp Business: o guia para incorporá-lo na sua estratégia de marketing

Este guia era o que faltava para você incorporar o WhatsApp Business em sua rotina! Entenda como essa ferramenta funciona, quais são seus recursos e por que ela deve fazer parte da sua estratégia de comunicação!

O marketing sempre busca incorporar tendências sociais, culturais e tecnológicas aos seus processos para atingir resultados cada vez mais assertivos. Prova disso é a ascensão do marketing digital nos últimos anos, depois que a internet passou a fazer parte da vida das pessoas quase que 24 horas por dia.

Do mesmo modo, alguns aplicativos que começaram com o objetivo de entreter as pessoas se transformaram em ferramentas poderosas para promover a comunicação entre uma empresa e seu público, como foi o caso do WhatsApp.

Em 2018, o aplicativo lançou sua versão voltada para o mundo empresarial, chamada de WhatsApp Business. A ferramenta promete tornar a comunicação com os clientes muito mais eficiente, o que também favorece o plano de marketing e o processo de vendas de uma organização.

Neste post, apresentaremos o WhatsApp Marketing e você entenderá como essa ferramenta pode ser incorporada em sua empresa. Acompanhe!

1. O que é messaging marketing?

Quem acompanha as tendências de marketing sabe que usar um único canal de comunicação com o público-alvo limita as possibilidades de sucesso da estratégia. No entanto, é preciso saber selecionar o canal mais adequado para o seu negócio e não atirar para todos os lados.

O messaging marketing — ou marketing de mensagens, em tradução livre — é um conjunto de ações que busca influenciar o público a realizar determinada ação a partir de uma mensagem. Ele engloba:

  • mensagens envidas por e-mail;
  • enviadas por sms;
  • e enviadas por aplicativos.

O objetivo desse tipo de ação é fazer parte da rotina do público e estreitar o relacionamento com o cliente, por esse motivo, é possível obter sucesso com o messaging marketing em diversas estratégias, como por exemplo:

  • estratégias de atração;
  • ações promocionais;
  • relacionamento com o cliente;
  • fidelização do cliente.
  • otimização de tráfego de um site ou blog.

Embora o envio de e-mails seja muito popular e eficiente, existe outra ferramenta que ganhou destaque nos últimos 5 anos: os aplicativos de mensagens instantâneas. Além de ser um sucesso entre os usuários de smartphones — só o WhatsApp já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários por dia — a ferramenta é gratuita.

1.1 O poder das mensagens privadas

As tendências de comportamento nas redes sociais não deixaram dúvidas em Mark Zuckerberg: a privacidade e os aplicativos de conversa são o futuro das interações em apps como o Facebook e o Instagram.

Tanto que em março de 2019 foi anunciado um projeto de integração entre o Messenger, o Instagram Direct e o próprio WhatsApp. A ideia é permitir que os contatos de um app sejam acessados nos outros, além de notificações e até mesmo as próprias mensagens.

Essa iniciativa mostra como os aplicativos de mensagens privadas são tão importantes quanto as próprias redes sociais e como isso já tem influenciado e vai continuar impactando as ações de marketing digital.

2. Como funciona o WhatsApp Business?

A possibilidade de enviar mensagens de forma instantânea e gratuita fez com que o WhatsApp se tornasse um fenômeno no Brasil. Hoje, estima-se que cerca de 96% das pessoas que têm acesso a um smartphone usam o app ativamente no dia a dia.

Não demorou muito para que o aplicativo fosse incorporado ao mundo empresarial, de forma a facilitar e agilizar a comunicação com clientes. No entanto, a ferramenta — que não era direcionada para esse fim — começou a ficar limitada diante das necessidades de uma empresa, o que impulsionou a criação do WhatsApp Business.

A nova versão incorporou algumas funções extras, que não são possíveis na versão original. Tudo o que uma empresa precisa para aderir à ferramenta é um número de telefone válido e um celular compatível com o app.

Agora, se você costuma usar um único aparelho para gerenciar suas conversas pessoais e profissionais, não há problema. É possível aderir às duas versões simultaneamente, sem que uma conta interfira na outra e garantir o foco no cliente.

2.1 Quais as vantagens de apostar no app?

Ao longo deste post você perceberá que são muitas as vantagens proporcionadas por esse app. Ao investir em WhatsApp Marketing, é possível alcançar resultados, performance e melhores índices de vendas.

Isso vai depender, é claro, da estratégia adotada por cada negócio e o comprometimento com o funcionamento da ferramenta.

Se você deseja iniciar no marketing digital e melhorar sua comunicação com o público, mas não tem muito dinheiro para investir, o WhatsApp Business pode cair como uma luva. É possível dar os primeiros passos usando a ferramenta de forma gratuita e otimizá-la assim que obter os primeiros resultados.

Caso você queira trazer uma imagem mais humanizada para a sua marca, o relacionamento mais próximo proporcionado pelo app é ideal. Por meio dele, a marca fala diretamente com o cliente, criando um ambiente mais descontraído e confortável. Confira outras vantagens:

  • aproveitar todas as oportunidades de negócio com respostas em tempo real;
  • alcançar mais chances de ter suas mensagens lidas;
  • passar uma imagem de profissionalismo e comprometimento;
  • melhorar a comunicação entre você e seus clientes.

3. Quais as principais funções dessa ferramenta?

Se você nunca teve contato com o WhatsApp Business é provável que não saiba o que é possível fazer depois de instalar o app no celular. No entanto, é essencial conhecer cada uma dessas funcionalidades para entender quais delas podem te ajudar a atingir seus objetivos.

Neste tópico, você conhecerá de perto cada uma dessas funções e entenderá como elas funcionam.

3.1 Adicione informações empresariais no perfil

No app empresarial do WhatsApp é possível criar um perfil baseado nas informações da sua empresa. Essas informações são importantes para que seus clientes saibam te identificar e tenham sucesso ao entrar em contato com você.

O primeiro passo é adicionar uma foto no perfil, que pode ser o logotipo da empresa ou até mesmo uma foto sua. Também é possível configurar:

  • um endereço;
  • o site da organização;
  • um e-mail para contato;
  • o segmento do seu negócio;
  • um horário de funcionamento.

Esse perfil funciona como um cartão de visitas virtual para a empresa e futuramente existe um plano de adicionar uma barra de pesquisa no app, onde será possível pesquisar por uma empresa, como em um site de busca ou rede social. Portanto, atente-se ao preenchimento e à grafia desses dados.

Também é importante se atentar ao nome cadastrado no app assim que o download termina. Até o momento não é possível alterar esse nome e, caso cometa algum erro de digitação ou queria fazer alguma alteração o app não fornecerá essa opção.

3.2 Responda de prontidão com as mensagens rápidas

No menu “configurações da empresa” existem três funções disponíveis no tópico “ferramentas de mensagens”. São elas:

  • de ausência;
  • de saudação;
  • respostas rápidas.

As mensagens de ausência podem ser configuradas para envio sempre que alguém entrar em contato fora do horário de atendimento determinado. Assim, seu cliente ou até mesmo futuro cliente não ficará sem uma resposta por muitas horas.

Já as mensagens de saudação são ideais para responder o cliente assim que ele enviar uma mensagem dentro do horário de atendimento. Se não for possível responder naquele momento, o cliente receberá um aviso e não ficará sem resposta.

Agora, as respostas rápidas permitem enviar uma mensagem pré-configurada quando é preciso agilizar o atendimento. É possível cadastrar, por exemplo, uma saudação padrão, um encerramento para uma conversa ou uma orientação usada várias vezes durante o dia.

3.3 Organize seus clientes com a ajuda das etiquetas

Existe no WhasApp Business um botão chamado “etiquetas”, que ajuda na organização das conversas. Por meio delas, é possível categorizar cada conversa e dispor tudo em uma lista única, facilitando a identificação de cada assunto.

Você pode criar uma etiqueta chamada “novos clientes” e alocar todas as conversas desse tipo em uma única lista. Também é possível criar etiquetas como “pagamento pendente”, “fornecedores” e assim por diante.

A maior vantagem é a organização, já que é possível criar técnicas de abordagem para cada situação ou também otimizar suas vendas, sem se esquecer de nenhum contato que te procurou para conhecer um produto e assim por diante.

3.4 Monitore sua atividade com ajuda das métricas

Uma das regras mais valiosas da publicidade online é sempre fazer o acompanhamento das métricas. Com o WhatsApp Business não é diferente, e você pode monitorar toda a atividade por meio do botão “estatísticas”.

É possível visualizar o número de mensagens enviadas, quantas foram entregues, lidas e recebidas. Esses dados facilitam a análise do seu desempenho, principalmente no envio de mensagens por listas de transmissão.

3.5 Envie mensagens em malote com a lista de transmissão

O recurso “listas de transmissão” está disponível nas duas versões do app e permite criar uma lista para envio de mensagens em malote. Esse recurso é um dos mais valiosos para quem quer aderir ao WhatsApp Marketing, pois é possível enviar diversos tipos de mensagens para mais de um contato, como:

4. Como usar o WhatsApp no marketing digital?

Até aqui você já conheceu as principais funcionalidades do WhasApp Business, mas como elas podem te ajudar a criar estratégias relevantes para seu plano de marketing? As possibilidades são muitas e é sobre cada uma delas que vamos falar agora.

4.1 Estratégias de atração

Qual foi a última vez que você teve que ligar para uma empresa em busca de informações sobre um produto ou serviço? É bem provável que esse não seja um hábito em sua rotina, afinal, com tantas ferramentas mais práticas não faz sentido optar pela ligação.

Em primeiro lugar, a ligação tem um custo — diferente das mensagens privadas — o que já é um grande diferencial. Depois, ainda existe o tempo de espera na linha, que pode ser rápido ou demorar uma eternidade. O último risco é ainda mais desanimador: a ligação cai e você tem que refazer todo o processo.

Pelo WhatsApp Business não existe nada disso. Não há custo, a conversa não cai e em algum momento alguém vai te responder. Você pode fazer mil coisas enquanto espera e não precisa retornar o contato por qualquer motivo que seja.

Disponibilizar esse canal de contato com o público já é a sua primeira estratégia, que acontecerá na fase da atração. As pessoas sentem-se muito mais estimuladas a tomar uma iniciativa e te procurar quando o processo é fácil e natural.

Por isso, o primeiro passo é disponibilizar botões de contato em seu site, nas redes sociais e também nos e-mails que você envia.

4.2 Estratégias de vendas

Se um lead entrou em contato com a sua empresa por meio de uma mensagem privada, isso significa que ele tem interesse em seus produtos e serviços, correto? Portanto, suas chances de vender para esse mesmo contato é muito maior.

Isso pode ser feito por meio do WhatsApp, enviando novidades, lançamentos, promoções ou descontos exclusivos. Uma boa dica é despertar o senso de urgência do consumidor, enviando ofertas que podem acabar em pouco tempo ou que são válidas apenas por um período.

Esse canal também pode ser usado para tirar dúvidas sobre os produtos, condições de pagamento, prazo de entrega e outras questões comerciais, o que pode favorecer que a venda seja fechada ali mesmo.

Um ponto importante na hora de tentar vender pelo app, no entanto, é nunca enviar mensagens para contatos que não se cadastraram. Mantenha o bom senso na hora de enviar ações promocionais ou você corre o risco de ser bloqueado.

4.3 Estratégias de fidelização

Estimular a compra recorrente e fazer com que um cliente torne-se fiel à sua marca é mais inteligente que correr atrás de um novo todos os dias. Isso se reverte em economia de tempo, dinheiro e trabalho, por isso, é essencial investir em estratégias de fidelização.

Para fidelizar um cliente você precisa provar o quanto é vantajoso para ele estar ali e é possível fazer isso de várias maneiras.

Uma delas é oferecer cupons de desconto ou condições exclusivas para quem cadastrou o número em sua base de dados e aceitou receber mensagens por WhatsApp. Isso faz com que o público sinta-se exclusivo por estar ali e estimula sua permanência.

Dessa forma, você poderá enviar mensagens com ofertas que não estão em promoção, mas que serão bem aceitas e não encaradas como spam. Também é possível apostar em:

  • programas de fidelidade;
  • sistemas de indicação;
  • pesquisas de satisfação;
  • mensagens de agradecimento.

Lembrando que a escolha da estratégia certa para o seu negócio, incluindo o Whatsapp Business vai depender da área de atuação, do nicho do mercado e também dos objetivos de cada um. É preciso fazer uma análise para eleger a ação que terá mais chances de resultados, levando em consideração o perfil do seu público-alvo.

4.4 Estratégias de relacionamento

As estratégias de relacionamento com o cliente são essenciais para a manutenção da fidelização. A maneira como uma empresa lida com as questões do seu público fala muito sobre ela e vai além das promessas expostas nas propagandas.

Dessa forma, é possível usar o WhatsApp como canal para estreitar esse relacionamento e ir além da relação de compra. Oferecendo um conteúdo exclusivo, por exemplo, você agrega valor ao cliente e demonstra o quanto torce por seu sucesso.

Por meio do aplicativo também é possível investir em um atendimento pós-venda, procurando saber como foi o processo de compra, se o cliente está satisfeito e como o produto ou serviço tem se saído em sua rotina.

Por fim, não se esqueça de aparecer de vez em quando para desejar um feliz aniversário, parabenizar quando houver uma data comemorativa ou quem sabe enviar uma promoção de última hora e recomeçar o ciclo outra vez.

4.5 Estratégias de geração de tráfego

Precisa gerar mais tráfego para o seu site ou blog empresarial? Usando o WhastApp é possível compartilhar links com seus contatos e oferecer materiais ricos, como e-books, tutoriais, relatórios, pesquisas e outros dados que sejam relevantes para o seu público.

Outra vantagem é a possibilidade de usar mensagens de texto e áudio, imagens, gifs, vídeos e até figurinhas para chamar a atenção do público. Sempre, é claro, que esse tipo de mídia estiver de acordo com o segmento da empresa e o perfil da sua persona.

5. Vale a pena investir em uma ajuda profissional?

Como nós já pontuamos aqui, o WhatsApp é uma ferramenta gratuita e essa é uma das maiores vantagens em apostar nessa solução. Sua administração é simples e intuitiva, possibilitando que qualquer empresa use sua versão empresarial.

No entanto, quando a intenção da organização é se beneficiar do WhatsApp Marketing, é importante ir além e tornar o processo mais profissional possível. Para isso, é preciso que essa estratégia faça parte do plano de marketing e de comunicação da empresa.

O WhatsApp é um canal que serve de apoio para o plano de marketing de um negócio, mas não deve ser usado como forma exclusiva de comunicação. Em conjunto com outras ferramentas, é possível guiar o público através do funil de vendas e garantir muitas oportunidades de negócio.

No entanto, quem não conta com uma equipe de marketing preparada e dentro da empresa pode acabar perdendo a chance de aproveitar o potencial dessa ferramenta. É aí que pode ser necessário procurar a ajuda de uma equipe profissional, em uma agência de marketing — ou quem sabe em uma plataforma HUB.

Pensando nisso, nós listamos alguns benefícios que você pode obter ao optar pela administração profissional dessa ferramenta.

5.1 Disponha de um calendário de mensagens

Qualquer estratégia de marketing precisa ser guiada por um calendário para que tenha constância e assertividade e com o Whatsapp Business não é diferente. A elaboração desse calendário é feita pela agência, que pode ser colocado em prática ou entregue ao cliente para que um profissional interno realize as publicações.

É importante ressaltar que esse calendário segue um plano, que guia o público a uma ação e não um apanhado de mensagens aleatórias. Por isso, quem não conta com uma equipe interna de marketing experiente — como é o caso de pequenas e médias empresas — se beneficia muito ao procurar ajuda profissional.

5.2 Encontre soluções adequadas para o seu público

A ideia do WhatsApp Business é justamente tornar a ferramenta adaptável para qualquer negócio. Por isso, é possível apostar no app, independentemente da área de atuação da empresa.

No entanto, existem diversas ações que podem ser adaptadas para o aplicativo e nem todas elas são úteis para o seu negócio, mas, identificar quais são as melhores práticas para você é preciso considerar seus objetivos, o perfil do público-alvo, as políticas da empresa e assim por diante.

Toda essa análise deve ser embasada em pesquisa e análise de resultados, o que pode ser feito de forma profissional por uma agência.

5.3 Integre ferramentas ao WhatsApp e atinja mais resultados

Ao contratar uma equipe profissional para te ajudar nas estratégias com o WhatsApp, é possível integrar algumas ferramentas que tornam esse canal ainda mais poderoso e interativo para seu público.

É possível, por exemplo, monitorar o comportamento de um consumidor e enviar mensagens com ações mais assertivas, de acordo com os interesses dele dentro do seu site, uma lista de desejos ou objetos que foram adicionados ao carrinho, mas não resultou em uma compra.

5.4 Desenvolver uma linguagem digital adequada

A linguagem que você usa para abordar seu público deve procurar manter o equilíbrio entre o perfil da persona, do seu negócio e também a linguagem digital. Um texto excessivamente formal pode não criar identificação, assim como o exagero na informalidade pode fazer com que você perca a autoridade.

Com a ajuda de um profissional qualificado fica mais fácil encontrar esse ponto de equilíbrio e garantir o sucesso da sua comunicação encontrando o tom de voz ideal para sua marca.

Optar pelo WhatsApp Marketing e integrar essa ferramenta ao planejamento estratégico da sua empresa pode ser a iniciativa que faltava para que você melhore a comunicação com o público.

Embora as tendências de marketing digital mudem o tempo inteiro, qualquer ferramenta que facilite a interação entre uma empresa e seus clientes tem sucesso garantido. Por isso, se você estava em dúvida sobre o poder do WhatsApp Business dentro do seu negócio, este post provou que está mais que na hora de baixar o app, não é mesmo?

Como nós já dissemos aqui, apostar em um único canal de comunicação com o cliente é ineficiente, assim como também acontece com as taxas de conversão.

Usar apenas um caminho para convencer seu público a realizar determinada ação não faz sentido, principalmente quando há uma série de ferramentas disponíveis no mercado. E que tal conhecer 11 dessas ferramentas agora mesmo? É só baixar nosso ebook “Ferramentas de conversão para o marketing digital”!

Este guia era o que faltava para você incorporar o WhasApp Business em sua rotina! Entenda como essa ferramenta funciona e quais são seus recursos!