Entenda por que o Marketing por Dados é essencial para o sucesso de uma marca no digital

O marketing tradicional, dentre outras características, é conhecido por uma abordagem invasiva e pouco específica. Contudo, o surgimento do marketing digital foi essencial para mitigar esses dois problemas. A possibilidade de educar, informar e segmentar o público antes de fazer uma oferta propriamente dita tende a gerar melhores resultados.

Essas melhorias só são possíveis por causa da coleta, análise e interpretação de dados. Afinal, os consumidores que usam a Internet fornecem um grande volume de informações. Ao longo deste artigo, você entenderá os benefícios do marketing por dados e como usá-lo em favor do seu negócio.

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Quais tipos de dados estão disponíveis no marketing digital?

Diariamente, uma enorme massa de dados é gerada na rede. Porém, para que tenham sentido, eles precisam ser tratados. Uma das tecnologias aliada com esse processo é o Big Data, em que as informações coletadas geram insights úteis para as empresas. Dessa forma, é possível a tomada de decisões estratégicas, assim como a segmentação de campanhas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre como os dados são usados no marketing digital, confira, nas subseções a seguir, como eles são classificados.

First Party Data

Quando um consumidor acessa o site ou as redes sociais de uma empresa, por exemplo, é bem provável que ele forneça alguns de seus dados pessoais. Uma das maneiras de retenção é por meio de cookies, que são arquivos enviados do site corporativo para o navegador do usuário.

Ao entrar novamente na página, os cookies enviam os dados fornecidos pelos visitantes de volta para o site, que faz o carregamento deles. Isso evita que as pessoas tenham de inserir nome, e-mail, telefone e outras informações sempre que acessar uma página na web.

Second Party Data

Para compreender o second party data, considere uma empresa de seguros. Ela pode entrar em contato com uma concessionária, a fim de comprar dados de clientes que adquiriram um carro. Dessa forma, ela pode traçar com maior precisão os perfis mais propensos a contratar um seguro. É muito comum esse intercâmbio de informações ocorrer entre empresas parceiras nos negócios.

Third Party Data

Existem provedores de dados na Internet que fornecem informações adicionais para as organizações. O third party data é bastante usado como um reforço para o first party data. Em outras palavras, as informações levantadas por meio das ferramentas de cookies dentro de um site são complementadas, de modo a nortear, dentre outras coisas, decisões estratégicas e campanhas de marketing personalizadas.

É válido salientar, no entanto, que esses provedores fazem com que essas informações complementares fiquem também à disposição dos seus concorrentes. Além disso, como o volume coletado é muito grande, é importante selecionar quais dados serão analisados, no intuito de evitar conclusões imprecisas ou pouco específicas.

Quais são os benefícios do marketing por dados para uma empresa?

Deixar de lado a intuição e focar nos insights de dados é algo que, com o passar do tempo, acontecerá com maior frequência. Isso quer dizer que os concorrentes de seu nicho ou já estão adotando o marketing por dados em sua estratégia, ou passarão a usar no futuro. Confira, a seguir, os principais benefícios envolvidos nessa nova tendência.

Segmentação de público-alvo

Muitas das vezes, o investimento em campanhas de marketing tradicional é desperdiçado. Isso ocorre em virtude da falta de segmentação precisa do público. Ou seja, pode-se dizer que uma abordagem genérica é o mesmo que atirar no escuro.

Com o marketing por dados, em vez de focar em um grupo de pessoas que muito provavelmente não estão dispostas a fechar negócio com a sua marca, a abordagem tende a ser mais individualizada. Em outras palavras, as análises de dados darão a você condições de conhecer a sua persona. Assim, os esforços e investimentos serão melhor direcionados, o que, consequentemente, trará um maior retorno.

Previsão de padrões de comportamento

Como foi dito, existem três tipos de dados dos consumidores a serem trabalhados no marketing digital. Se uma empresa lida com todos eles, será possível prever com precisão os comportamentos e padrões de consumo das pessoas.

É por meio do cruzamento de diversos dados que uma organização consegue ajustar seus produtos, — ou até mesmo criar novos —, no intuito de atender a essa demanda. Assim, os clientes terão uma identificação com a sua marca, o que, em termos práticos, significa vendas recorrentes.

Personalização no atendimento ao cliente

Ao visitar um blog, por exemplo, uma pessoa deseja tirar dúvidas sobre um determinado assunto. Desde essa etapa inicial do funil de vendas, o tratamento personalizado é indispensável. Conforme ela adquire conhecimentos, mais curto tende a ser o caminho para o fechamento de uma venda.

Portanto, o marketing de dados é a chave para o sucesso de uma estratégia inbound. Contudo, é importante ressaltar que pode acontecer de um cliente já demonstrar interesse em seu produto, mesmo sem percorrer o funil de vendas. Nesse caso, esteja preparado, por meio de um atendimento o mais especializado e individualizado possível. O marketing de dados também ajudará você nesses momentos.

Competitividade

Além de ajudar no mapeamento das preferências de consumo, o marketing por dados colabora na identificação das tendências do mercado. Com informações desse tipo em mãos, uma empresa terá os meios de elaborar ou ajustar a sua estratégia. Assim, poderá melhorar o seu posicionamento e obter vantagem comparativa perante os concorrentes do seu nicho de atuação.

Para usufruir dos benefícios do marketing por dados, é importante conhecer as reais necessidades da empresa. Dessa forma, você saberá quais são as ferramentas disponíveis que melhor se encaixam à sua realidade. Além disso, para fazer análises de muitos dados de alta complexidade e obter insights precisos, contar com o conhecimento especializado de profissionais é fundamental.

O marketing por dados surgiu para melhorar a abordagem e o atendimento de uma marca para com os consumidores. Em relação ao método tradicional, representa uma série de vantagens. Algumas delas são a identificação preditiva do comportamento das pessoas na Internet e o mapeamento das tendências do mercado, no intuito de um negócio se destacar dos seus concorrentes.

Agora que você sabe como o marketing por dados pode ajudar o seu negócio, aproveite e siga a Hub Criação nas redes sociais! Temos perfis no Facebook, Youtube, Linkedin e Instagram!

Entenda como o marketing por dados é indispensável na estratégia das empresas. Confira o nosso post que fizemos para você!