Eventos de marketing digital: descubra quais são os principais e se vale a pena frequentar

Nos últimos anos, a quantidade de eventos de marketing digital cresceu bastante. Um dos fatores que certamente contribuiu para isso foi a tecnologia, afinal, surgem novidades constantemente no mercado. Assim, é preciso estar atento para o que há de novo, no intuito de não ficar atrás dos concorrentes.

A participação nesses eventos implica em vários benefícios. Uma vez que os palestrantes são grandes players do marketing digital, você ganhará uma boa carga de novos conhecimentos. Além disso, você terá contato com clientes e concorrentes. Em outras palavras, você estenderá bastante a sua rede de contatos.

Quer saber quais são os principais eventos de marketing digital? Continue acompanhando o nosso post!

RD Summit

Dentro do seu segmento, o RD Summit é o maior evento da América latina. Seu formato favorece a troca de conhecimentos e networking, uma vez que grandes empresas marcam presença. Além do marketing, são abordados assuntos relacionados às novas tecnologias, que são aliadas importantíssimas de todo negócio digital.

A empresa responsável por esse evento é a Resultados Digitais. Acontece anualmente na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Ano passado, o evento contou com 12 mil participantes por dia, além de 120 palestrantes e 100 expositores. O RD Summit 2020 já tem data confirmada: será nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

Inbound

Diferente do RD Summit, o Inbound acontece fora do Brasil, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. O objetivo do evento é o intercâmbio de conhecimentos entre empreendedores digitais e grandes players do mercado, por meio de palestras e bate-papos.

O Inbound conta ainda com workshops e festas, onde as pessoas têm ali não só um momento de descontração, como uma oportunidade de obter novos conhecimentos e ampliar a rede de contatos profissionais. Neste ano, o evento será nos dias 8, 19, 20 e 21 de agosto. Por fim, é válido mencionar que esse é um evento promovido pela Hubspot, uma empresa altamente conceituada no marketing digital.

Expo Digitalks

Baseado na estrutura de eventos realizados na Europa, o Expo Digitalks reúne autoridades do marketing digital que transmitem aos participantes aquilo que há mais de novo, em termos de estratégia para a retenção de clientes.

Dentre essas referências do empreendedorismo online estão diretores, CEOs e gerentes. Quem participa desse evento tem contato direto com as tendências futuras, o que, na prática, pode significar maior vantagem comparativa perante os concorrentes e um melhor posicionamento dentro do setor de atuação. Esse ano, o Expo Digitalks acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto.

FIRE Festival

É outro evento nacional que reúne importantes profissionais. Para trazer ainda mais conhecimentos e insights para os participantes, o FIRE Festival traz, ainda, as grandes startups que atuam no marketing digital. As áreas abordadas nesse evento são:

  • métricas;
  • negócios;
  • empreendedorismo;
  • tráfego;
  • inovação;
  • copywriting.

O FIRE Festival já está com data marcada. Será nos dias 27, 28 e 29 de agosto em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Gartner Data and Analytics Summit

Dentro do marketing digital, o conhecimento acerca de métricas é indispensável. Afinal, são essas medições que dirão se a sua estratégia está no caminho certo ou não. Para quem busca aprimoramento nesse sentido, participar do Gartner Data and Analytics Summit é de extrema importância.

Além de métricas, o evento tem foco em inovação e nas novas tecnologias. Sendo a Gartner uma empresa com grande autoridade no mercado, participar de um encontro promovido por ela oferece uma oportunidade única de expansão do networking. Esse ano será entre os dias 17 e 18 de fevereiro, em São Paulo.

Campus Party

Esse é um evento bastante conhecido por quem é apaixonado pela tecnologia. Contudo, como tecnologia e marketing andam praticamente de mãos dadas, esse evento também é para você que deseja aprimorar seus conhecimentos, obter insights e aumentar a rede de contatos.

Um diferencial desse evento é que ele ocorre a céu aberto. Outra característica interessante da Campus Party são as competições envolvendo profissionais de diversas áreas. Se você quiser participar desse encontro, terá de reservar na sua agenda os dias 07, 08, 09, 10, 11 e 12 de julho.

Traffic and Conversion Summit

Assim como o Inbound, o Traffic and Conversion Summit é um evento internacional. Acontece nos Estados Unidos e é responsável por trazer várias novidades relacionadas ao marketing digital. Nesse sentido, é válido frisar que muitas das tendências surgem dos players norte-americanos.

Em outras palavras, ao participar de um encontro desse, você terá informações valiosas direto da fonte, o que impactará diretamente nas melhorias do seu negócio. Se você tiver condições de viajar até San Diego, na Califórnia, certamente valerá muito a pena. O evento ocorrerá entre os dias 31 de março e 2 de abril.

Social Media Week

Se você quer ficar por dentro de como as mídias sociais podem ser úteis no seu negócio, esse evento pode ajudar bastante. Uma característica importante do Social Media Week é a interatividade, fazendo com que os participantes tenham um contato mais próximo com os palestrantes.

Considerando empresas de marketing e empreendedores digitais, esse evento visa mostrar o quão é importante estar atento às novas tendências tecnológicas. O Social Media Week ocorrerá em São Paulo entre os dias 14 e 18 de setembro.

Expo Rakuten

Esse evento é bastante recomendado para quem trabalha com e-commerce. Além disso, o Expo Rakuten traz temas voltados para SEO e tecnologia. Quem realiza as palestras são profissionais selecionados pela empresa que promove o encontro, a Rakuten Digital Commerce.

Logo, é de se esperar que participar desse evento é a certeza de ter contato com pessoas de grande autoridade. Se você tem loja virtual e deseja implementar melhorias em seu negócio, separe o dia 10 de outubro na sua agenda! O encontro ocorrerá em São Paulo.

Como foi visto, existem vários eventos de marketing digital para ampliar conhecimentos, assim como expandir o networking. Se você não quer ficar para trás no seu nicho de atuação, considere participar de um ou mais desses encontros. Se você quer aprender mais sobre métricas, por exemplo, o evento ideal é o Gartner Data and Analytics Summit. Ou, se deseja conhecer mais sobre mídias sociais, o evento mais propício é o Social Media Week.

O que achou deste conteúdo? Continue no nosso blog para acompanhar outros artigos e não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais!