5 pilares para a produção de um bom Branded Content!

Qualquer profissional que atua na área de marketing, certamente, já ouviu falar sobre Branded Content. Neste universo, seu conceito já é antigo e tem sido utilizado há muitos anos para promover uma comunicação corporativa que se aproxima do público-alvo. Assim, o branded content gera relevância para a marca no mercado em que ela atua.

Esse conceito é fundamentado em 5 importantes pilares que, quando trabalhados em conjunto, são capazes de impulsionar o alcance das ações de marketing, aumentar as vendas, fidelizar clientes e garantir posições competitivas entre a concorrência.

Por isso, neste conteúdo, mostraremos o que é Branded Content, de que forma ele impacta nas estratégias de marketing da empresa para obtenção de novos consumidores e como ele é construído. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do conteúdo para conferir!

O que é Branded Content?

De forma simplificada, Branded Content significa “conteúdo de marca”. Ou seja, quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a um conjunto de ações e medidas que envolvem a produção de conteúdos que tenham ligação com o universo no qual uma marca está inserida.

Por ser flexível e facilmente adaptável, encontra-se em um setor do marketing que envolve três áreas importantes: publicidade, entretenimento e informação. Outro aspecto positivo do Branded Content é que ele pode ser explorado e aplicado nos mais diversos canais e formatos que estejam à disposição dos profissionais que atuam no marketing empresarial.

Partindo desse contexto, dois conceitos desempenham um papel essencial: qualidade e relevância. Isto é, todo conteúdo elaborado em uma campanha baseada em Branded deve ter como parâmetro o perfil de seu público-alvo, a fim de criar materiais que sejam de seu interesse. O objetivo é chamar sua atenção e ajudá-lo em seu dia a dia.

Se sua organização consegue atingir essas duas metas, significa que está no rumo certo e que seus investimentos em Branded Content geraram frutos. Lembrando de que a ideia é que o consumidor deixe de associar sua marca a propagandas e anúncios — que nem sempre são bem recebidos pela audiência — e passe a relacioná-la a informação útil e diversão, o que agrega muito mais valor para o público.

Como o Branded Content impacta no marketing da empresa e ajuda a obter mais clientes?

Existem diversos motivos pelos quais o Branded é considerado como uma ferramenta de alto potencial de encantamento e engajamento com o público. Entre os aspectos que tornam essa estratégia fundamental, podemos citar:

  • mantém sua empresa atualizada em relação às tendências de consumo — é evidente que o comportamento de compra mudou por conta de fatores como a evolução tecnológica e a forte presença da internet no cotidiano da sociedade;
  • aumenta o vínculo com o cliente — o Branded Content trabalha de maneira que as pessoas se relacionem melhor com a marca por perceberem as soluções que ela pode trazer para suas vidas;
  • gera identificação — quanto mais engajado seu público se torna, mais se identifica com os valores da empresa, o que impacta diretamente na taxa de fidelização e no aumento das vendas;
  • melhora o conhecimento sobre sua marca e seus clientes — para que sua equipe de marketing aprenda o que interessa seus consumidores, é preciso conhecer suas características, metas e valores, e uma estratégia de Branded ajuda a obter tais informações;
  • aumenta a vantagem competitiva — quanto mais estreita é a relação com o consumidor, mais respeito e credibilidade a empresa obtém, de modo que consegue se destacar de outras marcas que atuam no mesmo segmento.

Quais são os pilares do Branded Content?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o que é Branded Content e de que forma ele pode melhorar a imagem de sua empresa diante de seu público-alvo, mostraremos quais são os principais pilares que o fundamentam.

1. Conexão

Resumidamente, trata-se de estar presente quando, como e onde o seu cliente potencial está. Contudo, essa conexão só acontecerá se o tom de comunicação da marca falar na mesma língua do consumidor e, é claro, estar disponível nas mídias e plataformas que ele utiliza para consumir informação e entretenimento.

2. Simplicidade

Vivemos em uma era na qual as pessoas são estimuladas o tempo inteiro por informações de diferentes fontes, a ponto de torná-las fatigadas e saturadas. Dito isso, com o tempo, o público tem se tornado mais seletivo em relação não apenas às marcas que consome, mas também com os conteúdos que lê, assiste e ouve.

Portanto, é preciso ser simples. Para facilitar a compreensão, o Branded Content trabalha com menos carga cognitiva e mais apelo emocional. Afinal, a finalidade é impactar o consumidor de modo marcante e não deixá-lo mais sobrecarregado.

3. Empatia

Por falar em um público seletivo e exigente, o consumidor moderno não gosta de se sentir explorado pelas empresas. Sendo assim, para garantir o tom certo, uma linguagem amigável e ações humanizadas, é preciso ir além dos dados quantitativos e demográficos e vivenciar a jornada de seus clientes. Para preencher as lacunas, descubra suas motivações, necessidades, ambições e desafios.

4. Relevância

As pessoas têm valorizado cada vez mais mensagens que as toquem profundamente, isto é, que agreguem valor real às suas vidas. Se sua marca souber ocupar um lugar realmente impactante na mente do público, certamente obterá destaque.

Mais um motivo para conhecer as características comportamentais de seus clientes potenciais, pois é preciso entender o que realmente importa para eles, à medida que vivem o cotidiano.

5. Prática

Como qualquer estratégia de marketing, o Branded Content, para ser bem-sucedido, consiste em arriscar, experimentar e tentar novamente, quantas vezes forem necessárias.

Quanto mais formatos, canais e abordagens você testar, maiores serão as chances de encontrar o caminho ideal até a mente do seu público. Entretanto, lembre-se de que nem sempre é preciso inventar algo extraordinário. Como já foi dito, em um cenário complexo e com tantas informações, o consumidor pode se surpreender com o óbvio e a simplicidade.

Como você pôde conferir neste post sobre Branded Content, a criação de novas técnicas de marketing são cruciais para o aprimoramento dos conteúdos produzidos para encantar os clientes. Por isso, é muito importante conhecer a fundo o perfil das pessoas que se interessam por sua marca.

Este artigo foi útil para você? Quer receber mais conteúdos informativos todas as semanas diretamente em seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

Branded Content: conheça os 5 pilares que sustentam uma das estratégias de marketing mais eficientes da atualidade para conquistar o público-alvo.