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Freelancer x Agência de Marketing: qual devo contratar?

Desde que a internet se transformou em uma das maiores protagonistas no mundo do marketing e da publicidade, uma onda de profissionais freelancer emergiu no mercado e rompeu com a tradição das agências especializadas. 

De fato, a possibilidade de contratar freelancers abriu muitas portas para que empresas com menos recursos pudessem investir em ações de marketing, mas isso não significa que a contratação de agências tenha caído em desuso.

É aí que surge a dúvida: é melhor contratar um profissional freelancer ou uma agência de marketing? Para encontrar essa resposta, é preciso entender como cada um desses serviços funciona, e é sobre isso que vamos falar neste post. Essa também é sua dúvida? Então acompanhe!

Como é contratar freelancers para sua empresa?

Em geral, o trabalho do profissional freelancer tende a ser mais pontual e focado em uma tarefa de cada vez.

O mercado de freelancers geralmente é constituído por pessoas que dominam determinada área ou assunto, que têm bastante experiência no que fazem e escolheram se dedicar a um nicho.

Esse processo é o mais natural para quem trabalha como autônomo, já que é muito mais produtivo se tornar um especialista em determinado tema do que dominar e executar processos inteiros.

Em geral, a contratação de um profissional freelancer é feita mediante um contrato, que descreve todas as atividades a serem cumpridas, o prazo, os valores e as formas de pagamento. Isso garante que ambas as partes vão cumprir com o que foi acordado no início do projeto.

Hoje, muitos freelancers participam de projetos em parceria com agências de marketing, principalmente com aquelas que trabalham no modelo de negócio HUB.

Quem é responsável pelas decisões?

Outro ponto do trabalho freelancer é a criação da estratégia e a tomada de decisões. Os projetos realizados por esses profissionais tendem a ser feitos a distância. Por esse motivo, o contato com a cultura empresarial do negócio é menor.

Assim, a estratégia e os objetivos da empresa devem estar muito claros e bem definidos antes do freelancer dar início ao seu trabalho. Isso evita que o projeto caminhe para uma direção diferente daquela que a organização espera.

Considerando a experiência do freelancer, a tomada de decisões pode ser feita com a sua ajuda, mas o ideal é que a empresa participe ativamente dessa etapa, justamente por conhecer mais profundamente os processos internos e as rotinas do negócio.

Como funciona o controle da qualidade do Freelancer e da Agência?

Hoje o mercado freelancer tem se especializado e é cada vez mais comum encontrar pessoas muito bem capacitadas para ajudar sua empresa a desenvolver projetos.

Porém, para que isso aconteça, é preciso encontrar o profissional certo e ficar atento às condições acordadas em contrato.

Por esse motivo, é essencial fazer um controle de qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido, dividindo o projeto em etapas.

Cada uma dessas etapas devem ser revisadas, a fim de garantir que estão de acordo com as expectativas do negócio. A partir dessa revisão é possível solicitar ajustes.

Nesse momento, é essencial buscar por profissionais experientes, comprometidos e bem preparados. A escolha do freelancer é um ponto determinante para garantir o sucesso da sua estratégia.

Quais são as maiores vantagens e desvantagens?

A contratação de um profissional freelancer pode garantir algumas vantagens, assim como pode apresentar pontos que não sejam tão vantajosos, dependendo do projeto. Tudo vai depender dos objetivos, recursos e rotinas de cada empresa. Entre as vantagens, estão:

  • maior flexibilidade na gerência de custos;
  • ausência de tributações, impostos e obrigações trabalhistas;
  • variedade de profissionais;
  • contratação focada;
  • profissionais especialistas em determinados nichos.

Já os pontos fracos desse tipo de contratação podem influenciar diretamente o projeto, dependendo das metas traçadas, como:

  • necessidade de contratar mais de um profissional;
  • riscos em relação à qualidade do trabalho.
  • necessidade de desenvolver uma estratégia por conta própria.

Em geral, a contratação freelancer é indicada para empresas que não dispõem de tantos recursos financeiros para investir em marketing e apostam em projetos pequenos e a curto prazo, mas têm uma boa consciência de seus objetivos e metas.

Essa contratação também pode ser vantajosa em ações pontuais, como na atualização do layout de um site, na criação de artes gráficas para uma campanha, no desenvolvimento de um vídeo institucional e assim por diante.

Como é contratar uma agência para sua empresa?

A agência de marketing traz com ela muito mais dinamismo, já que existe uma equipe envolvida em cada projeto. Portanto, uma agência pode desenvolver várias ou todas as etapas de um serviço.

Contar com uma equipe multidisciplinar é uma forma de garantir que todas as fases de um único projeto sejam coerentes entre si e que gerem um resultado muito mais focado.

Quem é responsável pelas decisões?

Na contratação de uma agência de marketing, as decisões continuam sendo da empresa contratante. Porém, é possível que a agência defina o plano de marketing baseado em pesquisas aprofundadas sobre o mercado em que sua empresa atua, seu público e seus objetivos.

Por existir uma equipe especializada e focada, os profissionais estão preparados para dar sugestões e a garantir o resultado das ações, já que cada fase do projeto é bem definida por esses mesmos profissionais.

Como funciona o controle da qualidade?

Quando se trabalha com uma agência, o controle de todas as etapas de um projeto fica muito mais fácil. Isso acontece porque, geralmente, a equipe se reúne com a empresa contratante em cada uma das fases definidas para discutir possíveis mudanças.

Além disso, a qualidade do trabalho de uma agência especializada tende a ser mais garantida, já que existe toda uma marca e uma reputação em jogo. É esperado que os profissionais que atuam nessas agências sejam cuidadosamente selecionados, de acordo com suas habilidades.

Quais são as maiores vantagens e desvantagens?

Em muitos aspectos, contratar uma agência de marketing pode ser mais vantajoso para uma empresa, como veremos a seguir:

  • ações mais dinâmicas e acompanhamento em todas as etapas;
  • maior controle sobre a qualidade em cada fase do projeto;
  • união das ações de marketing com outros processos da empresa;
  • know-how da equipe envolvida;
  • pesquisas baseadas em dados mais sólidos;
  • controle dos resultados.

Embora a contratação de uma agência seja muito mais vantajosa em alguns aspectos, pode se tornar menos interessantes em alguns pontos, como:

  • custo mais elevado em comparação com o freelancer;
  • pouca necessidade em projetos pequenos e de curto prazo.

Em geral, a contratação de uma agência é indicada para empresas que têm uma visão de futuro mais focada, querem gerar resultados a longo prazo e necessitam de projetos maiores e mais dinâmicos.

Quais são os diferenciais do HUB Criação?

O HUB Criação desenvolve soluções baseadas no hub marketing. Nesse modelo de negócio, os melhores profissionais do mercado transformam-se em parceiros, e seu projeto é direcionado a quem melhor pode desenvolver a estratégia.

Cada necessidade é avaliada, as estratégias são definidas e os aliados são escolhidos. Depois disso, o trabalho é colocado em prática e avaliado constantemente, para que gere os melhores resultados.

A estrutura mais enxuta desse modelo de negócio barateira os custos, proporcionando um trabalho profissional, personalizado e muito mais acessível.

Por fim, destacamos que, se você está em dúvida entre contratar freelancer ou agência de marketing, saiba que não existe uma opção melhor que a outra, mas sim aquela que vai atender suas expectativas, de acordo com as necessidades do seu negócio, a rotina e a situação financeira da empresa.

Se o hub marketing chamou sua atenção, que tal conhecer esse modelo mais de perto? Estamos ansiosos para apresentar essa solução a você!

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Seu projeto de marketing precisa de uma agência ou um profissional freelancer é a melhor solução? Essa é a dúvida de muitos empreendedores.