Uso de celebridades em campanhas: como escolher o famoso ideal?

Uso de celebridades em campanhas: como escolher o famoso ideal para sua marca?

Comunicar-se com o público não é mais uma tarefa linear, baseada em achismos e que pode ser desenvolvida por qualquer um. Diferentemente dos modelos tradicionais de campanha publicitária, em que apenas uma imagem chamativa no outdoor mais bem localizado da cidade bastava, o consumidor moderno quer se identificar com a experiência que o produto traz.

Dito isso, é preciso entender melhor o uso de alguns recursos importantes para ter uma estratégia bem definida e capaz de gerar resultados — o que também é válido quando se usa celebridades em campanhas. Afinal, não é sempre que essa tática funciona bem, ainda mais com a transformação digital que vivemos atualmente. É fundamental saber quais valores essa persona implica, como o público a vê, seu alcance e muito mais.

Sendo assim, caso você esteja pensando em desenvolver uma campanha publicitária com celebridades, continue a leitura deste conteúdo até o fim para obter todas as informações que precisa para alcançar seus objetivos.

As vantagens de usar celebridades em campanhas publicitárias

Veja, a seguir, algumas das vantagens em utilizar celebridades para divulgar sua marca ou seus produtos.

Gera credibilidade

Os famosos conquistaram sua posição por algum tipo de mérito. Embora os motivos possam ser discutíveis, é inegável que eles têm um grande poder de persuasão apenas por usarem algum produto ou citarem positivamente uma determinada marca.

Isso acontece porque as pessoas associam a imagem das celebridades ao sucesso financeiro e na vida como um todo. Portanto, quem faz uso das mesmas coisas que elas se sente parte de um grupo social de destaque. Além disso, dificilmente alguém que tenha uma imagem pública vinculará seu status a algo de baixa qualidade ou capaz de causar algum tipo de mal.

Aproxima o público

Ao acompanhar a vida de uma celebridade, desenvolvemos uma espécie de amizade com ela, mesmo que a relação seja unilateral. Então, quando observamos a imagem dessa pessoa associada a uma empresa, imediatamente transpomos os sentimentos que temos sobre a personalidade para a organização — de acordo com um estudo publicado na Alemanha.

Pense, por exemplo, o quanto uma personalidade irreverente, como a cantora Anitta, tem a agregar a um produto que deseja se mostrar inovador e que tem jovens como a maior parte de seu público? Essa conexão é fundamental para posicionar a marca de maneira adequada.

Traz visibilidade

Mesmo que a sua empresa ainda não seja tão conhecida, é fato de que uma campanha publicitária com uma celebridade aumentará consideravelmente a visibilidade — e não estamos falando apenas do esperado pela ação em si. É muito comum que haja um ganho orgânico muito satisfatório entre as pessoas que seguem aquela personalidade.

O compartilhamento entre fãs é algo bastante comum, o que traz benefícios dobrados para a campanha, uma vez que ela se torna uma publicidade não invasiva e vinda de outra pessoa de confiança. Portanto, o potencial de viralização também é alto.

Diferencia a empresa da concorrência

Poucas estratégicas de comunicação são mais efetivas para criar uma identidade com a marca do que o uso de celebridades em campanhas publicitárias. Isso não diz respeito apenas aos benefícios que já apresentamos, mas à associação direta do produto à pessoa.

Em qual marca de cerveja você pensa quando lembra do cantor Zeca Pagodinho? A sensação de que aquela pessoa representa uma empresa é um importante diferencial diante da concorrência, uma vez que uma celebridade dificilmente se relacionará com duas empresas do mesmo ramo em um mesmo período.

Como escolher a celebridade ideal para uma campanha publicitária

Como dissemos no início do texto, não basta apenas escolher uma celebridade aleatória. É preciso estudar alguns fatores e entender se a personalidade desejada é realmente capaz de agregar valor à ação pretendida.

Fizemos uma lista com os aspectos que devem ser considerados durante o planejamento da campanha. Confira abaixo.

Pesquise o histórico das campanhas já feitas por essa celebridade

O investimento nesses contratos costuma ser bem alto, e não estamos falando apenas do cachê. Inclua também deslocamento, exigências feitas pela personalidade, gastos com mídia, custos criativos, conflitos de agenda e uma série de outras coisas.

Imagine que, depois de passar por todos esses processos, você descobre que essa pessoa está intimamente associada a algum escândalo ou que já fez parcerias com marcas concorrentes? Certamente é um risco que não deve ser corrido.

Para evitar isso, faça uma busca profunda sobre em quais ações a personalidade já esteve envolvida, além de uma checagem minuciosa se há algum comportamento ou polêmica que pode espantar seu público em vez de aproximá-lo.

Descubra que celebridade o seu público mais admira

É bem provável que os torcedores de um determinado time de futebol admirem seus jogadores mais talentosos, mas isso nem sempre é regra. No caso da NBA, por exemplo, muitos fãs do Chicago Bulls têm mais respeito pelo icônico Michael Jordan, que já se aposentou, do que pelos membros da equipe atual.

Esse exemplo serve para mostrar o quanto é fácil se enganar ao se basear em achismos. Portanto, invista parte do seu orçamento em uma pesquisa de marketing bem-feita para ter certeza de que está contratando o famoso que mais combina com o seu público.

Alinhe os tons de voz

Pouca efetividade virá de uma campanha em que a celebridade se comunica diferentemente da sua marca. É pouco provável que uma ação protagonizada por um lutador de UFC se comunique bem com redes de fast-food e vice-versa.

Sendo assim, analise se o comportamento daquela persona tem realmente a ver com o que você quer comunicar, com a imagem que a empresa traz e, principalmente, com os valores a serem transmitidos. O estilo de vida é um fator que deve ser amplamente considerado, não se esqueça disso.

Como você pôde observar, contratar uma celebridade para a sua campanha publicitária pode ser um desafio e tanto, mas que certamente será facilitado após a leitura deste conteúdo. Não se esqueça, no entanto, de fazer uma análise anterior a essa decisão para entender se o seu público realmente será impactado positivamente pela personalidade escolhida — vale reforçar que o investimento em pesquisa é fundamental.

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