Pesquisa de Marketing

Veja como são realizadas as pesquisas de marketing na prática

Você já deve ter ouvido falar da pesquisa de marketing, certo? Hoje, muitas empresas utilizam essa pesquisa como uma excelente ferramenta para planejar as suas campanhas de marketing, além da ajuda que ele fornece para fazer um bom diagnóstico de como está o seu posicionamento perante o mercado, trazendo muitos insights do que precisa ser feito no futuro.

A ideia deste post é que você saiba mais sobre o que é e como funciona a pesquisa de marketing, além de entender com mais detalhes o porquê de ser algo tão importante para os negócios.

Vamos trazer também algumas dicas relacionadas ao assunto para você colocar em prática tudo o que aprender por aqui. Legal, né? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

O que é a pesquisa de marketing?

Para que você entenda bem, vamos começar trazendo uma breve definição sobre o tema. A pesquisa de marketing é uma estratégia de estudo de mercado que é realizada por meio da coleta e análise de informações a fim de criar um plano de marketing.

Na prática, essa pesquisa ajuda a entender qual é a ligação entre a empresa e o seu consumidor, identificando possibilidades, oportunidades, desafios e problemas que podem ser atacados, entendendo qual é o real papel do marketing na elaboração das estratégias para trazer mais clientes para a empresa.

Podemos dizer que é a forma ideal de coletar informações para construir um planejamento completo ou simplesmente para criar um plano de ação a curto prazo, quando for necessário. Além disso, é uma boa forma para entender se as estratégias adotadas estão gerando os resultados esperados.

A pesquisa de marketing e os 4 Ps

Já falamos dos 4Ps de marketing aqui no blog, lembra? Relembrando quais são eles: praça, produto, preço e promoção. Saiba que a pesquisa de marketing é muito importante para a definição de cada um deles

Principalmente para entender qual deverá ser no posicionamento da empresa utilizando a metodologia — fazer uma pesquisa de marketing focada nos 4 Ps é um dos caminhos que podem levar o negócio ao sucesso.

Qual é a importância da pesquisa de marketing?

Agora que você já sabe o que é a pesquisa de marketing, vamos falar mais sobre a sua importância para qualquer empresa que queira adotar essa prática. Nesse cenário, o mais importante é que você entenda que o grande propósito da pesquisa é ajudar na tomada de decisão, algo que muitos negócios estão buscando.

Para ficar mais claro, resumimos algumas das vantagens para você conferir. Veja!

Identificar oportunidades

Identificar oportunidades de negócios é um dos principais objetivos de uma pesquisa de marketing. Com ela, será possível visualizar muitos pontos sobre o mercado que não foram compreendidos até então.

É um ótimo recurso para encontrar informações que ajudem a criar um diferencial competitivo para atuar nessas oportunidades identificadas. Um pequeno exemplo é descobrir um nicho de mercado que ainda não está sendo bem trabalhado.

Além disso, é uma ótima maneira de rever posicionamentos referentes ao produto, o seu preço e até o seu público, trazendo novas oportunidades de trabalho.

Otimização das estratégias de marketing

A pesquisa também serve para melhorar as estratégias de marketing. Afinal, trará um conhecimento mais preciso sobre o seu público consumidor. Dessa forma, será possível criar campanhas que sejam mais assertivas.

Podemos destacar aqui o quanto uma pesquisa de marketing ajuda a criar uma persona consistente. Além de ajudar a entender quais são as falhas da empresa nesse caminho para corrigir o quanto antes.

Geração de novos contatos

Tenha em mente que uma pesquisa de marketing eficiente também ajuda a gerar novos contatos, sendo utilizada como uma estratégia de marketing de conteúdo. Basta tornar a pesquisa relevante, com dados ricos e esclarecedores sobre o mercado.

Essa é uma poderosa estratégia para gerar leads, pois a tendência é que atraia muitas pessoas que podem compartilhar o conteúdo com amigos e conhecidos, gerando ainda mais contatos para o negócio.

Auxílio na tomada de decisões

Tomar decisões baseadas em dados é o melhor caminho a ser seguido nos dias de hoje. Aliás, no mundo dos negócios não há mais espaço para a opinião pessoal e o achismo. Sendo assim, a pesquisa de marketing tem o poder de entregar dados reais que, quando bem analisados, servirão de guia para os processos decisórios.

Entenda que, com as informações certas em mãos, há muito mais segurança em tomar decisões que são importantes e podem definir o futuro da empresa.

Quais são os primeiros passos de uma pesquisa de marketing?

Trazemos abaixo algumas dicas para que você possa dar os primeiros passos para elaborar uma pesquisa de marketing. A ideia é que você tenha uma ideia de como começar e implementar essa ferramenta no seu dia a dia.

Defina um problema

Tudo começa a partir da clareza acerca do problema que precisa de solução. Nesse sentido, sugerimos fortemente que haja uma reflexão sobre as perguntas que precisam ser respondidas com a utilização da pesquisa.

Principalmente as que são relacionadas às dúvidas que precisam ser esclarecidas, além de trazer uma investigação sobre onde pode vir essa informação, entre outras questões.

Tenha um objetivo na pesquisa de marketing

É preciso saber onde se quer chegar com a pesquisa, ou seja, qual é o seu objetivo. Afinal, sem isso, dificilmente a condução do estudo não será eficiente. Então, a ideia é que seja algo bem claro, como, por exemplo, “queremos aumentar o número de clientes em X%”.

Sendo que pode haver objetivos principais, que dão foco no estudo da pesquisa em si, e objetivos secundários, que dão base para as respostas relacionadas ao objetivo principal.

Defina os canais para coletar as informações

Um passo importante é entender onde as informações podem ser coletadas com a finalidade de solucionar o problema definido e cumprir os objetivos. A ideia é definir quais canais serão utilizados para isso.

Isso pode acontecer por meio das redes sociais, da análise de sistemas da empresa, da busca por informações de mercado, da realização de pesquisas e assim por diante — todos os canais de contato são válidos.

Estruturação do estudo

É preciso também definir uma estrutura mínima de como será realizado esse estudo, ou seja, de que maneira os dados serão analisados, trazendo uma organização para que os resultados sejam apresentados da melhor maneira possível.

Existem algumas metodologias que podem ser adotadas, o ideal é estudá-las e verificar qual se enquadra melhor com o estudo que deseja ser desenvolvido e o perfil da empresa.

Busque ajuda profissional de pesquisa de marketing

Por fim, não se esqueça do apoio profissional. Hoje, há muitos negócios e profissionais que são especialistas nas pesquisas de marketing. Eles têm plenas condições de ajudar a desenvolver esse estudo e tirar o máximo proveito do seu resultado. Sem dúvida alguma é um investimento com alto índice de retorno.

Agora que você já sabe o que é e como realizar uma pesquisa de marketing, não perca tempo, comece a elaborar um plano para colocar isso em prática desde já! Quer saber como podemos ajudá-lo? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

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O que acha de saber mais sobre como fazer uma pesquisa de marketing na prática? Confira o nosso post sobre o assunto.