Como é definido o conceito de uma marca e como afeta o marketing?

Uma marca vai muito além do logo. Claro que a identidade visual é fundamental para que a empresa seja identificada e lembrada pelo consumidor, porém, o conceito de marca no marketing engloba os valores, a essência do negócio. Ele trabalha para ajudar no direcionamento da forma como a marca é percebida, apresentando um excelente diferencial para auxiliar na experiência do consumidor.

Neste artigo, apresentaremos a importância de ter conceitos sólidos, além de dar dicas sobre como definir esse conceito. Se você pretende gerar um impacto no mercado, fortalecendo o posicionamento do seu negócio, continue lendo e descubra como o conceito da marca impacta o marketing e branding (gestão da marca) da sua empresa. Boa leitura! 

Entenda o que é o conceito de marca no marketing

O cliente está mais consciente e esse fato o leva a tomar suas decisões de compras pautado no que vê de uma empresa e o quanto consegue se identificar com ela. O conceito de uma marca deveria ser desenvolvido para se encaixar perfeitamente em torno dessa questão. Ele consiste na reunião de diversos elementos que tem por objetivo transmitir os valores da empresa.

Podemos observar o exemplo das barbearias masculinas que, entendendo bem seu público, adotaram uma identidade visual externa quase padronizada, mas cada empresa trabalha conceitos de marca diversos. É possível encontrar cerveja, uma mesa de sinuca e até mesmo um estúdio de tatuagem dentro desses estabelecimentos. Isso porque o conceito da marca ficou bem fechado.

Apesar de sutil, intangível, o conceito pode ser identificado em diversos aspectos e ajuda o público a perceber valores e criar empatia com a marca. Alguns pontos em que ele é trabalhado:

  • identidade visual, inclusive no desenho do logotipo e escolha de cores;
  • criação de personagem ou mascote para representar a empresa;
  • definição de um tom e linguagem específicos da marca;
  • ambientação do estabelecimento de acordo com um conceito (como no exemplo anterior), que enriquece a experiência do usuário;
  • ações e eventos de marketing para fortalecer a cultura da marca;
  • construção de um slogan que resuma, em poucas palavras, este conceito.

Veja como as marcas são baseadas em conceitos sólidos

Enquanto alguns negócios têm características mais formais, empresas setadas para o público jovem, por exemplo, costumam abusar de valores que transmitem certa extravagância — e conseguem se destacar por isso. Independentemente do seu nicho de mercado e público, saiba que é possível trabalhar o conceito de forma única.

Sim, a ideia do conceito é se destacar da concorrência e a resposta para isso está em centralizar o cliente. Se empresas como o Google e a Red Bull definem seu conceito em apenas uma palavra como buscas ou energia e conseguem dar um show de engajamento com o público, é porque há algo de importante nesse caminho.

Como a ideia da marca precisa ser desenvolvida a partir daquilo que a empresa de fato é, mas principalmente aquilo que toca o público, dificilmente você chegará no conceito já no lançamento. Esse é um trabalho de tentativas, erros, acertos e adaptações para o real. Além disso, você consegue antecipar algumas direções fazendo uma análise da concorrência.

Descubra como definir o conceito da sua marca

Apesar do exercício de tentativa e acerto ser uma tônica para desenvolver a imagem da marca (no sentido mais amplo), você pode usar algumas informações para mostrar a base na qual a ideia será desenvolvida.

Persona

O primeiro ponto é que a sua marca deve conversar com o cliente. Para fazer isso, você primeiro deve descobrir quem é ele. Analise os dados demográficos do público como gênero, faixa etária e classe social, mas não se prenda apenas nisso. Observe quais são as preferências, desejos e problemas do seu cliente ideal. Assim, você entenderá para quem está falando.

Significados

Uma marca pode se inspirar em uma determinada cultura, público ou mesmo focar nos benefícios dos produtos. Reúna os valores que a sua empresa já transmite, observe quais são os atributos que vocês emanam. Veja também o que os outros elementos falam (como o nome da empresa, a identidade visual e as campanhas de marketing que já estão acontecendo). 

Inspirações

Pesquise a concorrência, observe seu público, pense sobre os atributos da marca. Depois, faça brainstorms (reuniões com chuvas de ideias sobre o assunto), monte painéis visuais. Enfim, o objetivo é brincar com as possibilidades daquilo que a marca pode transmitir.

Objetividade

Por fim, é hora de trazer algo de concreto para ser trabalhado, tanto na gestão da marca quanto nas campanhas de marketing. Observe todas as informações da empresa:

  • como ela se posiciona no mercado;
  • de que maneira é vista pelo público;
  • qual é seu desejo de reconhecimento;
  • quais elementos podem trazer um conceito forte.

Em poucas palavras, defina o conceito que norteará todo o trabalho realizado. Dessa forma, você consegue alinhar todo o seu público interno, fazendo que a marca viva de maneira verdadeira e coerente o conceito criado.

Confira a influência deste estudo no marketing e branding

Uma estratégia de marketing bem elaborada e um bom trabalho de branding precisam se ancorar em direcionamentos claros e objetivos. Esta é a qualidade que o conceito traz: alinhar o trabalho e, consequentemente, otimizar os resultados. Isso não significa limitar o poder criativo das campanhas, pelo contrário, com clareza sobre essa essência da empresa, é possível ousar, trazer algo relevante, inovador e, ao mesmo tempo, coerente.

As marcas por vezes precisam se reposicionar devido a questões de negócio, mudança do cenário ou da persona, fatos polêmicos ou negativos com a imagem da empresa. Entretanto, isso só acontece com sucesso se for definido um conceito sólido para que o marketing possa trabalhar. Além disso, a identidade visual, personalidade, tom e voz da marca só serão coerentes se a base também estiver clara.

Como você viu no texto, o conceito de marca no marketing é fundamental para o branding da empresa. Essa estratégia traz resultados proporcionalmente grandiosos a longo prazo, quando o peso da marca transforma a mesma em uma referência para o seu público e também no seu nicho de mercado. É importante ficar atento para descobrir se o conceito continua coerente com o público e o core business da empresa.

Caso você perceba que está na hora de transformar esse conceito, confira nosso e-book sobre reposicionamento de marca e descubra como e quando é a hora dessa transformação!

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