Entenda o que são podcasts e o poder do áudio marketing

Você já ouviu falar do áudio marketing? Não?! Então, preste atenção no que temos a dizer! As formas de criar conteúdo no ambiente digital não param de crescer: se antes tudo era muito ligado a produzir textos e vídeos, hoje, há a opção de conteúdos feitos com áudio. Por isso, é importante entender o que são podcasts, a principal ferramenta dessa estratégia.

Para quem ainda não conhece, os podcasts são uma ferramenta de criar conteúdo e transmiti-lo para um dado público, sendo que é utilizado apenas o áudio para cumprir esse objetivo. É como se fosse um programa de rádio, mas sem fazer transmissões ao vivo.

A diferença vai um pouco além disso: o conteúdo é feito sob demanda, ou seja, um negócio acha interessante falar sobre um certo tema, organiza-se para gravar o podcast e o deixa disponível nos seus canais de comunicação para que qualquer pessoa interessada possa acessá-lo quando quiser. Legal, né?

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e entender como esse tipo de conteúdo pode ajudar a sua empresa a crescer? Continue a leitura!

Qual é a relação dos podcasts com o áudio marketing?

Por mais que a produção de conteúdo digital esteja em um nível de maturidade alta nos dias de hoje, em que o conceito de Marketing de Conteúdo é bem conhecido e aplicado pelos negócios, podemos dizer que parte dos consumidores obrigam os negócios a se reinventarem a todo tempo.

No caso da produção de conteúdo, muitos usuários da internet já não conseguem parar para ler postagens escritas — ou, simplesmente, não se adaptaram a esse formato. Então, por que não oferecer conteúdos em áudio para satisfazer essa fatia da população? 

É nesse ponto que entra o áudio marketing, termo que foi adotado para falar das estratégias de conteúdo que são baseadas em áudio. É uma maneira de oferecer algo novo e de qualidade para o seu público, além de ser uma estratégia que só cresce a cada dia. 

Hoje, por exemplo, muitas pessoas preferem ouvir podcasts enquanto estão fazendo atividades físicas, no caminho para o trabalho, para distrair a cabeça e até enquanto estão trabalhando. Dá para perceber uma tendência, não é mesmo?

Para resumir, destacamos algumas vantagens em adotar o áudio marketing como estratégia:

  • mais conveniência para os usuários;
  • conteúdo mais acessível;
  • facilidade de reutilizar, visto que um conteúdo escrito pode se transformar em um podcast, por exemplo;
  • maior probabilidade de o ouvinte consumir o conteúdo até o final.

Qual é o potencial dos podcasts?

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de áudio marketing, bem como o que são podcasts, vamos abrir um pouco mais o assunto e falar sobre o potencial dessa ferramenta — principalmente quando o tema está na atração de leads —, além de deixar a experiência de contato entre empresa e consumidor mais agradável.

Nesse sentido, os podcasts oferecem um ótimo custo-benefício para qualquer negócio. Primeiramente porque tem uma certa facilidade em alcançar um público muito variado, além de ser algo muito econômico. Ou seja, não é necessário investir em muitos recursos de custos elevados para colocá-lo no ar.

Por fim, as chances de conquistar mais o consumidor são cada vez maiores. Basta gravar um bate-papo sobre um conteúdo que o seu negócio é especialista e pronto: você tem um material muito valioso em mãos, que pode ser utilizado estrategicamente.

Para ficar mais claro e prático, preparamos três sugestões de uso dos podcasts para você conferir!

Crie séries de conteúdos

A maneira mais comum de utilizar os podcasts é criar séries de conteúdos sobre um determinado assunto. Os episódios podem ser sobre palestras, até conversas com convidados e especialistas na área, por exemplo. 

A ideia é que essa série consiga mostrar qual é a mensagem que a empresa quer passar, falando sobre temas em que ela é referência. 

Disponibilize a versão em áudio dos posts do blog. 

Um jeito muito inteligente de aproveitar o áudio marketing e os conteúdo que já estão prontos é gravar os posts do blog  em áudio e inserir a opção de o leitor poder escolher como pretende consumi-lo.

Afinal, nada melhor do que tornar o consumo de conteúdo ainda mais democrático, deixando que o consumidor tome essa decisão.

Utilize depoimentos de clientes

Geralmente, utilizamos depoimentos de clientes satisfeitos e criamos casos de sucesso em forma de post escrito no blog, certo? Então, por que não fazer diferente e também disponibilizar esse conteúdo em áudio? 

Pode parecer algo sem importância, mas é um convite para sair do que é tradicional e inovar. Saiba que depoimentos em áudio ajudam a transmitir melhor a sensação do cliente, trazendo mais sinceridade e segurança. Dessa forma, quem consumir esses casos de sucesso terá uma experiência diferenciada.

Por que é importante investir em áudio marketing? 

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido a importância de adotar os podcasts e as estratégias de áudio marketing para fazer a sua empresa crescer, certo? Porém, gostaríamos de dar um destaque especial para o fato de que o consumidor está cada vez mais exigente na sua interação com as empresas.

E isso não está só na etapa da sua jornada de compra — em que ele decide qual produto vai comprar, mas também na escolha dos negócios com os quais quer interagir, para ver quem oferece o conteúdo que mais lhe agrada e atende às suas expectativas e demandas.

Tendo esse cenário em vista, é mais do que necessário estar preparado e oferecer um mesmo conteúdo em vários formatos diferentes, deixando a cargo do consumidor escolher qual mais lhe agrada ou com qual ele tem mais facilidade de absorver o conhecimento. Afinal, é bem provável que todos os seus concorrentes já trabalhem com conteúdos mais visuais, então, é preciso se diferenciar de alguma forma — e o áudio marketing é perfeito para isso!

Agora que você já sabe o que são podcasts, bem como o conceito de áudio marketing, não deixe de avaliar se essa estratégia se encaixa no seu negócio.

Se você gostou deste texto, aproveite para conhecer mais sobre o novo marketing, ou marketing de atração!

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Já ouviu falar de áudio marketing? Confira o post que preparamos sobre essa estratégia, bem como a sua ligação com os podcasts.