Descubra quais são os reais resultados das boas ações de endomarketing

Relacionamento é a palavra-chave para qualquer negócio da atualidade. Seja entre o cliente e a marca ou entre os colaboradores e a empresa. Com inúmeros benefícios, as ações de endomarketing estão ganhando cada vez mais expressividade no universo corporativo. Essa é uma estratégia que fortalece o posicionamento do negócio no mercado. 

Neste artigo, apresentamos como essa técnica pode fortalecer sua cultura empresarial, motivar, engajar e alinhar as equipes, além de proporcionar uma experiência muito mais verdadeira para os seus clientes finais — sendo atendidos por pessoas que vestem a camisa da empresa. Quer conhecer algumas dicas para que seus planos de endomarketing tenham os resultados otimizados? Então venha com a gente!

O que é endomarketing?

Algumas pessoas costumam confundir a comunicação interna com o endomarketing. Afinal, essa é uma área que traz mudanças constantemente, com novos nomes para velhas estratégias. Entretanto, esses são dois conceitos diferentes, porém complementares. Por um lado, a comunicação interna, ou CI, é a responsável por conectar a empresa com seus diversos setores internos.

Já o endomarketing, apesar de poder contribuir com a CI, tem por objetivo trabalhar o branding, humanizando a marca. O intuito é fazer com que o cliente interno (não só colaboradores, como também sócios, acionistas e fornecedores) acreditem na empresa e sinta-se motivado em contribuir para o sucesso do negócio.

Hoje, é cada vez mais comum que as empresas optem pelo endomarketing, tanto por causa da eficácia das ações quanto pela possibilidade de monitorarem o desempenho de cada uma delas. Assim, a cultura da empresa também é fortalecida, a rotatividade de funcionários diminui ao passo que a produtividade e proatividade aumentam. 

Quais são os objetivos de implementar essa estratégia?

Algo interessante dessa técnica é que todos ganham com suas ações. Se, por um lado, os objetivos da empresa são fortalecer o branding, alinhar missão, visão e valores com um bom posicionamento de marca, outros setores da empresa (e até mesmo fora dela) também são beneficiados. Por isso, os objetivos podem ser dos mais abrangentes, como:

  • criar canais multilaterais de fala, em que a empresa pode ouvir do próprio colaborador quais são seus maiores desafios e as oportunidades que deveriam ser aproveitadas;
  • conectar os diversos setores, criando meios para uma comunicação clara, transparente e fluída;
  • ter um retorno dos colaboradores;
  • ajudar no gerenciamento de equipes, transmissão de informações e acompanhamento de atividades;
  • melhorar o clima organizacional e contribuir para a integração de equipes e setores;
  • otimizar o atendimento ao cliente final, com um alinhamento em todos os canais e contatos;
  • oferecer uma comunicação mais eficiente com o público e uma conduta mais segura por parte do atendimento.

Quais ações de endomarketing são tendência?

Assim como outras ações de comunicação, um bom planejamento é o ideal para garantir o sucesso e melhor retorno das suas campanhas. Mesmo que seja o público interno, é importante entender para quem você está falando e qual o objetivo:

  • comunicar um reposicionamento da marca;
  • motivar os colaboradores a bater uma meta;
  • alinhar e capacitar uma determinada equipe.

Dentre as ações que têm inovado as campanhas de endomarketing, estão:

  • petday — um dia em que os funcionários podem levar seus pets para o trabalho;
  • redes sociais corporativas — direcionando um hábito que pode ser até mesmo negativo dentro da empresa (o uso fora de hora de redes sociais) para um efeito positivo, que é a criação de comunidade em torno da empresa;
  • pesquisa de clima organizacional — maneira rápida e eficiente de descobrir como os funcionários veem a empresa e a forma como se sentem no ambiente de trabalho;
  • dia do voluntariado — nesse dia, uma equipe / setor se disponibiliza para ajudar uma causa ou entidade que precisa de ação social, podendo ser uma creche ou asilo próximo à empresa, como também um evento na cidade ou uma campanha de arrecadação para determinado propósito;
  • vale cultura — assim como outros benefícios, esse é destinado para incentivar o colaborador a consumir cultura;
  • treinamentos outdoor — parecido com outros formatos de capacitação, esse tipo de atividade melhora o relacionamento da equipe e otimiza a confiança entre os colaboradores;
  • sexta free — mais comum em startups, que trabalham com metas claras, a ideia é permitir que o funcionário não trabalhe na sexta-feira (ou que saia mais cedo nesse dia), caso tenha batido a meta da semana até a quinta.

Por que apostar nessa técnica?

Você já deve ter percebido que o endomarketing é muito interessante para obter resultados com o público interno da sua empresa, não é mesmo? Um dos principais ganhos de usar essa estratégia é ter funcionários mais motivados. Com uma comunicação mais clara e processos transparentes, em que eles veem onde, como e porque atuar, tudo fica mais coerente.

Além disso, os funcionários ficam mais satisfeitos, os problemas de comunicação diminuem, a produtividade aumenta e a retenção de talentos também (além da descoberta de novos talentos por meio de treinamentos e capacitações). Em um clima mais colaborativo, o funcionário se sente mais seguro para ter iniciativas e apresentar ideias para promover melhorias na empresa.

Em uma visão macro, a marca se fortalece, e os lucros aumentam. Isso porque o clima organizacional melhora, os colaboradores interagem muito melhor entre si e ainda entendem que a cooperação traz benefícios para todos.

Como a terceirização desse serviço otimiza nos resultados?

Uma das maiores vantagens do endomarketing é justamente o fato de ele contar com novos recursos constantemente, apresentando possibilidade de mensurar quase tudo o que se desejar. Para isso, é interessante contar com especialistas nos mais diversos assuntos, como a criação de eventos, a produção de campanhas, o gerenciamento de redes sociais e a criação de programação para mídia out of home (TV corporativa).

Além disso, a equipe deve entender sobre planejamento de campanha, conseguindo alinhar recursos disponíveis com os objetivos de marketing e o público interno que precisa ser impactado. O que muitas empresas normalmente não sabem é que terceirizar o marketing nesse caso tem um melhor custo-benefício, contando com resultados concretos e a colaboração da equipe de marketing interna da empresa.

Podemos dizer que as ações de endomarketing são fundamentais tanto para os resultados com o público interno quanto com o externo. Afinal, os colaboradores de uma empresa são responsáveis pela qualidade do atendimento e coerência entre o conceito da marca e o relacionamento criado entre cliente e empresa.

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