ações de endomarketing

Descubra quais são os reais resultados das boas ações de endomarketing

Você realmente conhece os objetivos das ações de endomarketing? Ou sabe todos os benefícios que uma boa prática dessas estratégias podem contribuir com o seu negócio? Então acompanhe este post e descubra quais são os reais resultados das boas ações de endomarketing.

Relacionamento é a palavra-chave para qualquer negócio da atualidade. Seja entre o cliente e a marca ou entre os colaboradores e a empresa. Com inúmeros benefícios, as ações de endomarketing estão ganhando cada vez mais expressividade no universo corporativo. Essa é uma estratégia eficaz porque fortalece o posicionamento do negócio no mercado.

Neste artigo, apresentamos como essa técnica pode fortalecer sua cultura empresarial, motivar, engajar e alinhar as equipes, além de proporcionar uma experiência muito mais verdadeira para os seus clientes finais — sendo atendidos por pessoas que vestem a camisa da empresa. Quer conhecer algumas dicas para que seus planos de endomarketing tenham os resultados otimizados? Então venha com a gente!

O que é endomarketing?

Algumas pessoas costumam confundir a comunicação interna com o endomarketing. Afinal, essa é uma área que traz mudanças constantemente, com novos nomes para velhas estratégias. Entretanto, esses são dois conceitos diferentes, porém complementares. Por um lado, a comunicação interna, ou CI, é a responsável por conectar a empresa com seus diversos setores internos.

Já o endomarketing, apesar de poder contribuir com a CI, tem por objetivo trabalhar o branding, humanizando a marca. O intuito é fazer com que o cliente interno (não só colaboradores, como também sócios, acionistas e fornecedores) acreditem na empresa e sinta-se motivado em contribuir para o sucesso do negócio.

Hoje, é cada vez mais comum que as empresas optem pelo endomarketing, tanto por causa da eficácia das ações quanto pela possibilidade de monitorarem o desempenho de cada uma delas. Assim, a cultura da empresa também é fortalecida, a rotatividade de funcionários diminui ao passo que a produtividade e proatividade aumentam.

Quais são os objetivos de implementar essa estratégia?

Algo interessante dessa técnica é que todos ganham com suas ações. Se, por um lado, os objetivos da empresa são fortalecer o branding, alinhar missão, visão e valores com um bom posicionamento de marca, outros setores da empresa (e até mesmo fora dela) também são beneficiados. Por isso, os objetivos podem ser dos mais abrangentes, como:

  • criar canais multilaterais de fala, em que a empresa pode ouvir do próprio colaborador quais são seus maiores desafios e as oportunidades que deveriam ser aproveitadas;
  • conectar os diversos setores, criando meios para uma comunicação clara, transparente e fluída;
  • ter um retorno dos colaboradores;
  • ajudar no gerenciamento de equipes, transmissão de informações e acompanhamento de atividades;
  • melhorar o clima organizacional e contribuir para a integração de equipes e setores;
  • otimizar o atendimento ao cliente final, com um alinhamento em todos os canais e contatos;
  • oferecer uma comunicação mais eficiente com o público e uma conduta mais segura por parte do atendimento.

Quais ações de endomarketing são tendência?

Assim como outras ações de comunicação, um bom planejamento é o ideal para garantir o sucesso e melhor retorno das suas campanhas. Mesmo que seja o público interno, é importante entender para quem você está falando e qual o objetivo:

  • comunicar um reposicionamento da marca;
  • motivar os colaboradores a bater uma meta;
  • alinhar e capacitar uma determinada equipe.

Dentre as ações que têm inovado as campanhas de endomarketing, estão:

  • petday — um dia em que os funcionários podem levar seus pets para o trabalho;
  • redes sociais corporativas — direcionando um hábito que pode ser até mesmo negativo dentro da empresa (o uso fora de hora de redes sociais) para um efeito positivo, que é a criação de comunidade em torno da empresa;
  • pesquisa de clima organizacional — maneira rápida e eficiente de descobrir como os funcionários veem a empresa e a forma como se sentem no ambiente de trabalho;
  • dia do voluntariado — nesse dia, uma equipe / setor se disponibiliza para ajudar uma causa ou entidade que precisa de ação social, podendo ser uma creche ou asilo próximo à empresa, como também um evento na cidade ou uma campanha de arrecadação para determinado propósito;
  • vale cultura — assim como outros benefícios, esse é destinado para incentivar o colaborador a consumir cultura;
  • treinamentos outdoor — parecido com outros formatos de capacitação, esse tipo de atividade melhora o relacionamento da equipe e otimiza a confiança entre os colaboradores;
  • sexta free — comum em startups, que trabalham com metas claras, a ideia é que o funcionário não trabalhe na sexta-feira (ou saia mais cedo), caso tenha batido a meta da semana até a quinta.

Por que apostar nessa técnica?

Você já deve ter percebido que o endomarketing é muito interessante para obter resultados com o público interno da sua empresa, não é mesmo? Um dos principais ganhos de usar essa estratégia é ter funcionários mais motivados. Com uma comunicação mais clara e processos transparentes, em que eles veem onde, como e porque atuar, tudo fica mais coerente.

Além disso, os funcionários ficam mais satisfeitos, os problemas de comunicação diminuem, a produtividade aumenta e a retenção de talentos também (além da descoberta de novos talentos por meio de treinamentos e capacitações). Em um clima mais colaborativo, o funcionário se sente mais seguro para ter iniciativas e apresentar ideias para promover melhorias na empresa.

Em uma visão macro, a marca se fortalece, e os lucros aumentam. Isso porque o clima organizacional melhora, os colaboradores interagem muito melhor entre si e ainda entendem que a cooperação traz benefícios para todos.

Como a terceirizar ações de endomarketing otimizam nos resultados?

Uma das maiores vantagens do endomarketing é justamente o fato de ele contar com novos recursos constantemente, apresentando possibilidade de mensurar quase tudo o que se desejar. Para isso, é interessante contar com especialistas nos mais diversos assuntos, como a criação de eventos, a produção de campanhas, o gerenciamento de redes sociais e a criação de programação para mídia out of home (TV corporativa).

A equipe deve entender sobre planejamento de campanha, conseguindo alinhar recursos disponíveis com os objetivos de marketing e o seu público interno. O que muitas empresas normalmente não sabem é que terceirizar o marketing nesse caso tem um melhor custo-benefício, contando com resultados concretos e a colaboração da equipe de marketing interna da empresa.

Podemos dizer que as ações de endomarketing são fundamentais tanto para os resultados com o público interno quanto com o externo. Afinal, os colaboradores de uma empresa são responsáveis pela qualidade do atendimento e coerência entre o conceito da marca e o relacionamento criado entre cliente e empresa.

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