9 exemplos de campanhas publicitárias criativas que deram certo

A comparação de práticas empresariais, ou benchmarking, é uma ferramenta muito poderosa na gestão e sucesso das empresas. Mas não são apenas produtos, serviços ou processos que podem ser analisados. 

As campanhas publicitárias praticadas no mercado são de grande relevância. Por isso, é interessante se inspirar em cases bem-sucedidos, que atraíram a atenção do público de um jeito positivo. Para ajudá-lo, nós elaboramos uma lista com 9 campanhas publicitárias que deram certo. Quer conferir? É só continuar sua leitura!

1. Coca-Cola no dia do orgulho LGBT

A Coca-Cola já é bem popular quando o assunto é campanha publicitária, mas vira e mexe eles lançam algo que acaba de destacando. Em 2017, eles deram um novo significado para a expressão “essa Coca é Fanta”, muito popular no Brasil ao se referir a pessoas homossexuais de uma forma pejorativa.

A campanha foi realizada internamente entre os funcionários do Rio de Janeiro. Foram distribuídas latas de Coca-Cola com Fanta dentro, acompanhadas da frase “Essa Coca é Fanta, e daí?”. A ação foi compartilhada por alguns funcionários e viralizou na internet, o que rendeu aos criadores uma premiação em Cannes.

2. Burger King e o Halloween

Não é segredo para ninguém que os concorrentes Burguer King e Mc Donald’s vivem travando disputas por meio de ações publicitárias e de marketing. Porém, algumas delas sempre fazem alvoroço.

Em 2016, o Burguer King decidiu “assustar” seus clientes usando uma fantasia de ninguém mais ninguém menos que Ronald Mc Donald, personagem icônico da marca rival.

Além do vídeo, uma loja em NY foi “fantasiada” com um grande lençol branco de fantasma, com o nome Mc Donald’s na frente. Como se isso não bastasse, as caixas dos lanches também tinham uma fantasia parecida com a da fachada.

3. Heineken Worlds Apart

A Heineken quis provar que qualquer conversa fica melhor acompanhada de uma cerveja e que isso pode, até mesmo, aproximar pessoas com pensamentos diferentes. Eles convidaram pessoas com estilos e opiniões completamente opostas para discutir temas considerados polêmicos, porém de uma forma leve e descontraída, como em uma mesa de bar.

O resultado viralizou e mostrou que todos podemos ter diferentes opiniões sobre os mais diversos assuntos, mas não quer dizer que precisamos usar de violência para demonstrar isso.

4. Nike e o 7×1

A Nike é uma marca famosa por suas campanhas publicitárias com um ar mais humanizado, que costumam incentivar a perseverança. Para ajudar o povo brasileiro a se recuperar da derrota na Copa do Mundo de 2014 e reconquistar a confiança na seleção, a marca lançou a campanha Brasileiragem.

Em um curta-metragem, a marca reúne imagens de pessoas comuns jogando futebol onde ele costuma nascer: nas ruas e periferias brasileiras, na quadra de escolas, campos e outros lugares fora do tradicional gramado.

5. Skol no “isso não nos representa mais”

Decidida a reparar os anos em que objetificou a mulher nas propagandas de cerveja e contribuiu para o assédio, a Skol aproveitou o carnaval de 2017 para se redimir. Eles refizeram suas campanhas do passado com a ajuda de 6 ilustradoras, com a frase “Isso não nos representa mais”. A intenção da marca é reposicionar sua imagem, que sempre cultivou e incentivou hábitos machistas.

6. Johnnie Walker no progresso coletivo

A marca de uísque Johnnie Walker é famosa por seu símbolo: um homem caminhando. Porém, em 2018, a marca resolveu comemorar seu aniversário de 110 anos e lançou uma nova proposta para seu emblema icônico. O homem que caminha dos seus rótulos aparece ao lado de várias outras pessoas, todas com estilos e perfis diferentes.

A ação incentiva o progresso coletivo e mostra que só conseguimos conquistar resultados quando trabalhamos todos juntos. A proposta é ainda mais especial para o momento que o Brasil tem vivido atualmente.

7. Dove Real Beauty

A marca de cosméticos Dove quis mostrar como as mulheres não conhecem sua própria beleza e são afetadas pelos padrões impostos. Sentir-se bonita e reconhecer qualidades pode ser muito difícil com tanta cobrança.

Por isso, a campanha convidou um ilustrador e algumas mulheres para um trabalho: enquanto elas descreviam a si mesmas, o ilustrador as desenhava sem ver sua aparência. No fim, é feita uma comparação de como elas realmente são e como se enxergam, e o resultado é impressionante. Em geral, a visão da mulher sobre si mesma é totalmente distorcida.

8. Facebook e os Alcoólicos Anônimos

Quantas pessoas precisam de ajuda para se livrar de um problema, mas não sabem bem onde pedir ajuda? Foi isso que o Facebook se questionou ao firmar uma campanha com o AA (Alcoólicos Anônimos).

Eles lançaram um chatbot em sua página chamado “amigo anônimo”, que se disponibilizava a ajudar pessoas que precisassem de ajuda com o alcoolismo. O resultado da ação foi impressionante e rendeu um aumento de 1300% nos pedidos de ajuda à entidade, somente por e-mail.

Isso também elevou o tráfego das duas páginas e mostrou como muitas pessoas só precisam de uma palavra amiga para dar um passo em direção à cura de certos problemas.

9. Lego e as mulheres da Nasa

Aproveitando a carona do sucesso do filme Hidden Figures, que conta a história de três mulheres negras que tiveram papéis muito importantes dentro da Nasa, a marca de brinquedos Lego lançou a campanha Mulheres da Nasa.

A ideia era desmistificar o fato de que existem brinquedos de menino e menina. Então, eles homenagearam as mulheres que já passaram pela Nasa, lançando uma linha especial de brinquedos.

A intenção é incentivar as garotas a sonharem com profissões tão grandiosas quanto elas, fugindo dos tradicionais brinquedos de mãe e dona de casa que elas costumam receber.

Esses são alguns cases de campanhas publicitárias que deram certo, pois, além de chamar a atenção para a marca de uma forma positiva, abrem espaço para a discussão de temas que podem ser considerados tabus, o que serve como uma grande contribuição para a sociedade.

E falando em propaganda, é essencial que ela seja estudada antes de ser lançada, pois algumas práticas podem gerar um efeito totalmente oposto ao que mostramos neste post. Por isso, confira quais tipos de propaganda são proibidas pelo Procon e pelo Conar!

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