Lançamento de novos produtos: conheça todos os passos!

Investir em estratégias de lançamento de produtos é algo que vem sido praticado muito pelas empresas e até por profissionais autônomos. Porém, apesar de ser algo comum, é preciso entender qual é o tempo correto para se fazer isso com eficiência e competência.

Na prática, é preciso saber como desenvolver uma estratégia que seja sólida e que guie todas as ações relacionadas ao lançamento impecavelmente. Sabemos que muitas vezes a intensidade e correria do mercado não deixa pensarmos assim. 

Saiba desde já que é preciso sim investir um certo tempo no lançamento de produtos. Muitas vezes, é comum que esse tipo de estratégia seja negligenciada, principalmente quando a empresa já tem outros itens que estão a venda. A ideia deste post é que você não deixe isso acontecer.

Então, para começar a adotar essa prática com mais naturalidade e constância, construímos um guia de lançamento de produtos para que você possa entender quais são os passos para inserir mais uma opção no seu rol de vendas.

Ficou interessado em saber mais? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

Os 4 Ps do marketing no lançamento de novos produtos

Para começar com o pé direito, vamos falar sobre como os 4 Ps do marketing podem influenciar no lançamento de novos produtos. Caso você ainda não conheça, estamos falando de um conjunto de variáveis que ajudam a empresa a formular as suas estratégias e guiar as suas ações no seu mercado.

Os 4 Ps se referem a: preço, praça, produto e promoção. Veja abaixo com mais detalhes.

Preço

O primeiro P é o preço, que representa o valor financeiro que será solicitado em troca do produto ou do serviço vendido. Tenha em mente que o preço não é só uma quantia, ele diz muito sobre a qualidade do produto. 

Então, é preciso colocar na ponta do lápis todos os gastos que são necessários para formá-lo com um bom embasamento. É importante você saber também que o preço de um produto impacta o consumidor não somente no aspecto econômico, mas também no psicológico, visto que é responsável por criar expectativas no público.

No caso do lançamento de um produto, é importante que a formação do preço seja bem pensada, principalmente na questão de ser algo que se adeque a realidade do cliente, além de oferecer boas alternativas de pagamento.

Praça

Já a praça corresponde a como o produto chegará ao cliente, mais especificamente como será a maneira de distribuição, representando o caminho da empresa até o consumidor. Então, é preciso fazer alguns questionamentos para entender melhor essa questão. 

Veja alguns questionamentos que são pertinentes: em qual lugar o cliente procurará pelo produto? Quais serão os canais de distribuição mais fáceis de chegar até ele? A ideia é entender melhor onde anunciar.

No caso do lançamento de um produto é importante planejar muito bem essa questão, entendendo esse caminho, bem como quais canais serão utilizados, ainda mais se é um produto ou serviço online.

Produto

O produto nada mais é do que o que será oferecido nesse lançamento. Para deixar ainda mais claro, ele representa qual é o conjunto de benefícios, contendo elementos tangíveis e intangíveis, além do resultado proposto para a vida do cliente, levando em consideração os princípios do design de produto.

Aqui, é importante ter bem claro qual é o seu core business e o valor agregado que será oferecido e entregue ao consumidor. Será preciso entender também como que o mercado receberá essa iniciativa comparando com a concorrência já existente.

Promoção

Por fim, a promoção corresponde a divulgação do produto ou serviço que será lançado. Então, diz respeito sobre onde o item será anunciado, em quais canais de divulgação, quais mídias sociais, por exemplo? Além disso, a promoção deverá abordar qual será a estratégia de divulgação.

Não se esqueça também que é importante entender e estudar qual é o melhor momento para realizar essa divulgação, levando em conta o dia do lançamento, bem como as horas dos dias em que as ações serão feitas. Aqui, só é preciso tomar cuidado para não cometer os erros da publicidade online.

Perceba agora que cada tópico que levantaremos sobre passos do lançamento de produtos estão relacionados com esses 4 Ps.

Precificação e pesquisa de mercado

Uma parte importante do lançamento de produtos e que está ligada com o seu preço e entendimento de que a definição do consumidor que tem potencial para consumi-lo está na precificação e também na pesquisa de mercado. 

Afinal, já tenha em mente que não é nem um pouco inteligente lançar um produto do nada, sem conhecer e entender o mercado que será impactado, muito menos sem ter base nenhuma de como precificá-lo.

O fato é que, independentemente do seu ramo de atuação, todos os dias, milhares de empresas e pessoas estão preparando ou executando algum lançamento. Por isso, é mais do que inteligente se preparar com ações que tragam um destaque nesse mundo, principalmente para encontrar oportunidades e dores que devem ser atacadas.

Para ajudá-lo a entender melhor essa questão, listamos algumas ações que você pode realizar nesse sentido. Veja abaixo quais são elas.

Estude o seu mercado

A primeira ação é algo bem simples e prático: estude o seu mercado. Por mais que você conheça a área em que está atuando, é sempre bom estudar um pouco mais para identificar brechas, dores e oportunidades que podem fazer você conquistar a atenção do cliente.

Então, não deixe de fazer a lição de casa e faça pesquisas sobre a área que está atuando ou pretende atuar, estude as particularidades dos concorrentes e entenda de que maneira você poderá criar a estratégia de precificação do seu produto.

Conheça o seu cliente

Outra ação importante é conhecer bem o seu cliente, que nada mais é do que a razão do seu produto existir. Então, de nada adianta criar algo que não vá atender as suas necessidades, bem como não será atrativo para resolver os seus problemas.

Por isso, é importante buscar entender como funciona a cabeça do consumidor. Duas das ferramentas mais utilizadas para essa tarefa são:

  1. Buyer personas;
  2. Mapa da empatia.

Com elas, será possível entender bem o que se passa na vida dos consumidores, quais são as suas preferências e objeções em relação ao seu produto. Dessa maneira, será possível entender quais frentes de negócio explorar, bem como entender o quanto os consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto.

Faça benchmarking

A nossa última sugestão é que você procure fazer benchmarkings. Para isso, o ideal é fazer uma reflexão sobre quais são os seus pontos fortes e fracos e fazer uma comparação com a concorrência, tanto no que você é bom quanto no que não é.

O benchmarking representa justamente isso, estabelecer uma referência para o seu mercado e fazer essa comparação. Hoje, com a internet, é muito mais fácil fazer isso, e é possível recorrer para a boa e velha pesquisa com possíveis consumidores, caso seja necessário.

Dessa maneira, é possível ter clareza de como será a atuação do seu produto no mercado, bem como entender como o seu preço se encaixa nisso tudo.

Lançamento de produtos novos: quando lançar

Agora, voltando para o lançamento de produtos em si, é normal que haja a dúvida sobre quando é o melhor momento de realizar o lançamento. Podemos dizer que isso depende de muitas variáveis, que mudam conforme o tipo de produto, além do público e o seu mercado.

Independentemente disso tudo, deixamos claro aqui que é preciso validar a ideia antes de concentrar todas as forças no lançamento. Estamos falando de realizar um teste do produto de forma reduzida. O objetivo é ter um sinal de como será a resposta dos clientes e ver como o mercado pode reagir ao lançamento.

Além disso, é o melhor momento para verificar o que pode dar certo ou errado e se precaver. Para isso, preparamos um checklist básico que está relacionado à validação da ideia para que você possa entender se o produto está pronto para ser lançado ou não. Veja:

  • verifique se o seu item está resolvendo um problema real;
  • identifique possíveis diferenciais que o seu produto oferece em relação à concorrência;
  • entenda se os benefícios do produto estão claros para o consumidor;
  • crie um MVP.

MVP (Mínimo Produto Viável)

O MVP nada mais é do que um protótipo do seu produto, com funções e recursos mínimos que precisam ter para funcionar ou testar a adesão dos clientes, justamente por isso se chama Mínimo Produto Viável. A ideia é utilizar essa estratégia para verificar se a ideia de negócio tem potencial para dar certo.

Saiba que o MVP pode ser mais simples do que parece e tem suas características baseadas em:

  • uma simples pesquisa com clientes;
  • a confecção de um vídeo explicativo do produto;
  • a disponibilização de apenas uma funcionalidade do produto.

A ideia é você testar antes de fazer o lançamento do produto em si, pois já entenderá o que precisa corrigir e aprimorar nesse processo. Afinal, receberá muitos feedbacks e verá tudo funcionando na prática.

Estratégias de marketing para o lançamento do produto

Agora, vamos falar um pouco mais sobre algumas estratégias de marketing para o lançamento de produtos. A ideia aqui é trazer a clareza de que é preciso entender como o item chegará ao máximo de pessoas possíveis.

Então, é preciso levantar quais são os principais canais de comunicação que os consumidores acessam, além de entender que tipo de mídia eles preferem consumir: vídeo, textos, áudio, entre outras questões.

Feito esse levantamento, é possível criar algumas maneiras de aplicar o marketing estratégico para transformar o produto em uma referência no seu mercado de atuação. Seguem, logo abaixo, algumas dicas que são pertinentes para realizar isso.

Aposte no marketing de conteúdo

Criar conteúdos de forma educativa e gratuita é um bom passo para construir uma audiência e fortalecer a sua reputação na internet, que quer queira ou quer não é um dos principais canais de pesquisa dos consumidores. Então, aposte no marketing de conteúdo para mostrar que você é especialista no assunto.

Assim, quando chegar o momento de lançar o produto, será muito mais fácil conseguir atenção e engajamento do consumidor, pois ele já sabe do quanto a empresa é especialista no assunto.

Invista em vídeos

Nada melhor do que utilizar recursos audiovisuais para mostrar como vai resolver o ele terá acesso a uma informação mais do que completa sobre o produto e os seus benefícios.

Tenha um site e um blog

Por fim, a nossa última dica é que você organize todo esse conteúdo produzido em um site ou blog, criando um ponto de referência para o cliente consultar esse material e também para utilizar como um canal de apresentação da marca e do produto para o mercado.

Quando o produto for lançado, todos saberão de onde ele vem e saberão que a marca é autoridade no assunto por meio da distribuição de informações relevantes e confiáveis.

Ações de marketing para lançamento de produtos

Entrando um pouco mais a fundo na parte das ações de marketing do lançamento do produto, reforçamos que é importante ter todo um planejamento do que deverá ser feito no momento do lançamento, com ações consistentes, mantendo o engajamento do público com o produto.

Fizemos uma lista com algumas delas para você entender quais são pertinentes e indicadas nesse momento.

Postagens nas redes sociais

Sem dúvida alguma, a maioria das pessoas estão presentes nas redes sociais. Por isso, esse é um canal de comunicação que não pode ser deixado de lado. Contudo, para que as ações sejam efetivas, é preciso prestar a atenção para alguns detalhes:

  • realizar um planejamento de postagens;
  • focar na produção de conteúdo para as redes sociais;
  • fazer ações interativas com o público;
  • estimular o engajamento, por meio do compartilhamento dos posts e publicações;
  • estudar o funcionamento dos anúncios pagos.

Tráfego pago

Outra maneira interessante de divulgar o lançamento de produtos está em apostar em ações relacionadas a adquirir tráfego pago, atraindo pessoas para os seus canais de divulgação. O importante aqui é saber definir muito bem qual é o público que se quer atingir e utilizar as palavras-chave corretas.

Entre as ferramentas mais utilizadas para essa função destacamos o Google Adwords, que é o serviço oferecido para anunciar no Google, e ações de remarketing e retargeting. 

Webinars

Uma ação muito boa é também entrar ao vivo para divulgar o produto ou falar de assuntos relacionadas a ele. Isso pode ser feito por meio do já conhecido webinar, que nada mais são do que transmissões online feitas com vídeos

A grande vantagem do webinar é que gera uma grande expectativa da sua audiência, mantendo os usuários engajados desde antes do lançamento até o momento em que é realizado.

E-mail marketing

Criar um calendário de e-mail marketing também é uma ótima opção, visto que o e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais eficientes da internet. Porém, é importante entender que esse trabalho começa muito antes do lançamento, pois é preciso construir uma base sólida de contatos para poder se comunicar com essa ferramenta.

Então, encontre uma maneira de captar contatos e faça um planejamento de como será a frequência de envio de e-mails desde o pré até depois do lançamento do produto ter sido realizado.

Landing page

Por fim, não poderíamos deixar de falar das Landing Pages, que ajudam a deixar o lançamento do seu produto ainda mais atrativo e especial. Se você ainda não conhece, estamos falando de uma página focada no cadastro do usuário por meio de um formulário.

Então, é importante trabalhar com esse recurso para que seja possível conquistar o maior número de leads no pré-lançamento e também após o produto ter sido lançado. Uma das ações que é interessante realizar com os leads gerados consiste em criar uma jornada de compra para todos que demonstraram interesse preenchendo o formulário da página.

Release para o lançamento de produto

Continuando com a divulgação do lançamento de produtos, é interessante confeccionar um release de lançamento, isso nada mais é do que um documento que descreve o produto em si, como se fosse um discurso desse momento importante.

A ideia é que, depois da expectativa e o momento em que é lançado, haja um documento com todas as informações sobre o produto, contando a novidade, despertando cada vez mais o interesse do leitor em conhecer mais sobre o item.

Para que isso seja possível, é preciso que o texto seja chamativo, seguindo os seus objetivos de marketing, bem como a campanha de marketing nacional ou regional se for o caso, envolvendo o público-alvo na proposta do produto e o seu mercado de atuação. É muito comum que o release seja assinado pelo dono da empresa.

Pré-lançamento

Chegamos agora ao momento em que falaremos mais sobre o pré-lançamento do produto. Antes de mais nada, é importante saber que muitos passos que corresponde a essa etapa já foram falados aqui, vamos recapitular alguns deles:

  • estudo do mercado;
  • criação de buyer personas;
  • confecção de estratégias e ações de marketing;
  • criação do release de lançamento. 

Agora, vamos falar com mais detalhes sobre outras etapas importantes antes do lançamento do produto.

Defina indicadores e metas

Uma das partes mais importantes do lançamento de produtos é medir o desempenho da ação. Estamos falando de se preparar para entender qual será o resultado obtido com o lançamento em si.

Por isso, o mais indicado é estabelecer metas e indicadores para entender se esse desempenho está caminhando para ser cumprido. Veja abaixo algumas das nossas sugestões:

  • número de pessoas cadastradas para saber mais sobre o produto; 
  • número de pessoas que se tornaram clientes;
  • lucro obtido com o lançamento;
  • alcance da divulgação do lançamento.

Obviamente que há outros indicadores que pode variar de produto para produto. Estude bem qual deles faz sentido para a sua realidade.

Busque a colaboração de influenciadores digitais

Antes de lançar o produto não se esqueça de estudar quais influenciadores digitais podem ter uma certa sinergia com o seu público. Feito isso, é hora de buscar o contato deles e verificar se eles podem fazer uma parceria para ajudar na divulgação do lançamento.

Hoje, é inegável o quanto os influenciadores fazem sucesso na internet. Justamente por trabalharem com um público muito segmentado, a recomendação dessas figuras pode ser muito mais eficiente que outras ações de marketing. Então, contar com esse tipo de apoio é mais do que importante também.

Prepare o mercado

Por fim, a última ação é simplesmente preparar o mercado para a chegada desse novo produto que será lançado. Isso pode ser feita das seguintes maneiras:

  • criando conteúdos relacionados ao assunto para que o público possa ter contato com o tema;
  • trabalhar em ações para aumentar a autoridade da marca, conforme já dissemos acima;
  • concentrar todos os esforços de divulgação no dia do lançamento previsto para o produto.

Pós-lançamento

Depois que o produto for lançado, ainda há um certo trabalho a ser feito. Geralmente isso consiste em realizar alterações e lidar com o que não saiu como esperado, mas também de olhar para o que está dando certo, manter o nível de engajamento de pessoas e otimizar a experiência do público que está em contato com o produto.

Listamos aqui algumas ações que devem ser realizadas.

Acompanhe os indicadores estabelecidos

Acompanhar o desempenho dos indicadores definidos no pré-lançamento — que também podemos chamar de KPIs — é imprescindível para que seja possível entender se a estratégia de lançamento deu certo e se precisa de alguma correção no meio do caminho.

Isso é muito bom para entender quais etapas estão funcionando, além de compreender melhor o cliente por meio da análise desses números, visto que ficará visível qual é a experiência que o consumidor está tendo nesse caminho.

Continue com as ações de marketing

As ações de marketing não podem parar. Afinal, nem todos que receberam as novidades do lançamento de novos produtos vão se tornar clientes logo de cara. Por isso, é importante que haja um planejamento dessas ações ao longo do tempo.

Foque em entender como que é possível atrair mais futuros clientes após esse momento do lançamento, verifique quais conteúdos continuam sendo relevantes e quais têm a ver com o público já existente — lembre-se de que essas são ações constantes.

Trabalhe na retenção

Jamais se esqueça das pessoas que adquiriram o seu produto, por isso é preciso trabalhar na retenção e fidelização de clientes. Afinal, clientes satisfeitos são ótimos para continuar comprando e fazer propaganda para conhecidos sobre o seu produto.

Por isso, procure encontrar maneira de fortalecer esse relacionamento, bem como manter os consumidores engajados com o seu negócio de forma saudável.

Esperamos que, depois de ler este guia, esteja muito mais claro como funciona o lançamento de produtos para você. Basta aplicar as ações que listamos e, caso queira, pode contar com a ajuda de uma agência de marketing, que colocará o seu negócio no caminho para o sucesso.

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