Como anunciar no Youtube? Aprenda neste guia rápido

Não é mais novidade que o YouTube é a maior e mais poderosa plataforma de vídeos da internet. Com mais de um bilhão de usuários  quase um terço da internet  e um bilhão de horas assistidas por dia, dá para se ter uma ideia do poder de marketing dessa rede social.

Tanta visibilidade não poderia deixar de atrair a atenção de anunciantes, que pegam carona dos números da plataforma e expõe seus produtos e serviços a uma quantidade absurda de pessoas por dia.

Se você quer descobrir como anunciar no YouTube e garantir mais mídia para seu negócio, está no lugar certo. Confira as dicas a seguir!

O que é o Youtube Ads?

O YouTube conta com uma ferramenta de gerenciamento de campanhas chamada YouTube Ads, que faz parte da plataforma do Google Adwords. Por meio dela é possível ter uma visão geral de todas as campanhas lançadas ou planejadas.

Lá você terá acesso a um dashboard, onde será possível fazer ajustes e análises nas campanhas, como definição de orçamento, público-alvo, região de segmentação, além do acompanhamento de métricas e outras questões gerenciáveis do anúncio.

Como funcionam os anúncios no YouTube?

Para conseguir criar sua primeira campanha, é preciso ter uma conta no Google. Esse requisito é necessário pois, desde 2006, o Google comprou o YouTube e as campanhas passaram a ser gerenciadas pelo Adwords.

A partir daí, já é possível se cadastrar no próprio YouTube e também na plataforma do Adwords  passos fundamentais para dar continuidade no processo.

Como vincular o Adwords e o YouTube?

Para que o Google Ads exiba propagandas baseadas nas interações com seus vídeos, é necessário fazer uma vinculação entre as duas contas. É possível vincular mais de uma conta ao Adwors e disponibilizar os seguintes recursos:

  • número de visualizações: veja os acessos orgânicos aos seus vídeos;
  • remarketing: divulgue anúncios para pessoas que já assistiram aos seus vídeos;
  • engajamento: veja quais as ações de engajamento foram mais realizadas em seus vídeos.

Se você não conseguir configurar as duas contas para que sejam vinculadas, confira o passo a passo:

  1. faça login no seu canal do YouTube;
  2. clique no ícone ou no nome do canal no canto superior direito da página;
  3. clique em “estúdio de criação”;
  4. clique em “canal” à esquerda e, depois, em “avançado”;
  5. na opção “vinculação de contas do Google Ads”, clique em “vincular uma conta do Google Ads”;
  6. leia as instruções e clique em “concluir”;
  7. aprove a solicitação no Google Ads e seu canal do YouTube será vinculado.

Quais são as formas de anúncio disponíveis?

É possível escolher duas formas principais de fazer publicidade no YouTube: por meio dos resultados de pesquisa e também de display.

As campanhas por resultado de pesquisa são aquelas que aparecem como sugestão nas primeiras posições da página, quando alguém busca por um vídeo. Já as campanhas de display são apresentadas de outra maneira, como:

  • anúncios antes dos vídeos;
  • sugestões abaixo dos vídeos;
  • banners.

Essas duas opções abrem outras ramificações para que você possa escolher qual opção se encaixa melhor em sua necessidade e também no seu orçamento. Vamos ver algumas delas:

Anúncios in-stream puláveis

Esse tipo de anúncio é reproduzido antes, durante ou depois dos vídeos. Após 5 segundos, o espectador pode pular o vídeo. Esse tipo de anúncio tem em média 30 segundos e são exibidos em todos os dispositivos.

Anúncios in-stream não puláveis

São vídeos de até 15 segundos que não podem ser pulados pelo espectador e tem a chance de passar a mensagem de forma mais completa. Eles também são exibidos em diversos dispositivos.

Anúncios video discovery

Esse formato faz uma seleção natural de pessoas interessadas no seu conteúdo, pois o espectador tem a chance de continuar ou não vendo o seu vídeo em seu canal.

Geralmente vem acompanhado de três linhas de texto, podem aparecer como sugestões após uma pesquisa ou como vídeo relacionado ao que o espectador está assistindo. Eles também podem aparecer na página inicial do YouTube.

Anúncios bumper

São vídeos de curta duração (aproximadamente 6 segundos), que passam a mensagem de forma mais direta e simples. Os vídeos não podem ser pulados pelo espectador.

Mashteads para computadores

São videos exibidos na página inicial do YouTube, misturando-se com outros vídeos não pagos. Esse tipo de publicidade é paga a cada 24 horas, diferentes dos outros formatos que geralmente são cobrados por clique ou visualização.

Mashteads para dispositivos móveis

É similar ao anúncio anterior, com a diferença de que só é exibido em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Implementação personalizada

Esse tipo de anúncio está disponível apenas para computadores e permite que o anunciante crie blocos de anúncios na página inicial do YouTube, que são expandidos quando o espectador interage.

Para criar esse tipo de anúncio, é necessário contar com um profissional de HTML, pois a exibição precisa ser configurada. Caso o anunciante precise de uma ferramenta mais intuitiva, pode escolher as campanhas com implementação em layouts.

In-video overlay

Esses anúncios se sobrepõe ao que está sendo assistido pelo espectador, na parte inferior do vídeo, mas não o atrapalha. É possível clicar nele para ver mais ou fechá-lo completamente.

Quais são as vantagens de anunciar no Youtube?

O conteúdo que você publica em vídeo tem uma força muito maior que em outros formatos. Hoje, as pessoas interagem muito mais com esse tipo de mídia que os mais tradicionais, como os blog posts  que também têm sua utilidade.

É preciso ter em mente que esse tipo de anúncio requer mais produção que outros e eles devem ter qualidade para atrair a atenção do seu público. Em contrapartida, os resultados costumam ser muito expressivos pela quantidade de pessoas que interagem com o YouTube todos os dias e também com a possibilidade de criar campanhas dinâmicas e interessantes.

O ideal é fazer uma análise da sua necessidade, estudar bem os formatos disponíveis e só aí partir para a ação. Com essas dicas sobre como anunciar no YouTube, fica muito mais fácil produzir sua próxima ação, não é mesmo? Ah, e temos uma última dica sobre esse assunto: acompanhe seus resultados.

Todas as métricas ficam disponíveis no painel do Adwords e para entender o que traz resultados para seu negócio é essencial ter o controle desses números.

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Será que o YouTube é para você? Veja como anunciar nessa plataforma que já conta com bilhões de usuários!