Saiba por quê anunciar em rádio e TV e torne seu marketing completo

A cada dia, surgem mais opções para investir em marketing. Porém, em tempos digitais, uma das maiores dúvidas dos empreendedores é se ainda vale a pena fazer anúncio em rádio e anunciar em TV.

Apesar de a tecnologia tomar conta de todos os segmentos, esses dois meios de comunicação buscam se reinventar para se tornarem atrativos para a publicidade e propaganda, e uma das principais aliadas é a audiência, que permite que eles continuem muito populares.

Ainda é grande o número de brasileiros que escutam o rádio ou assistem à TV para se informar ou buscar entretenimento. Por esse motivo, preparamos este post para mostrar as principais vantagens de usá-los para a publicidade e tornar o marketing mais completo. Confira!

Quais são as vantagens do anúncio em rádio e de anunciar em TV?

Alcance da população

O rádio e a TV têm uma presença muito forte e complexa no nosso dia a dia, tendo em vista que estão presentes nas residências, smartphones, veículos, recepções de estabelecimentos, trabalho e demais momentos de lazer das pessoas.

Isso significa que são meios democráticos e utilizados por pessoas de qualquer idade, classe social e em qualquer lugar do país. Além de usá-los com frequência, o público costuma ser fiel, o que embasa a ideia de que a empresa pode conquistar muitos clientes por meio deles.

Segmentação da audiência

Um outro ponto positivo é que a audiência pode ou não ser segmentada. Dependendo da estratégia, é possível utilizar ferramentas próprias para analisar e definir com objetividade o perfil do público de cada horário e programa.

Isso proporciona efetividade, pois, quando a tecnologia é utilizada para essas análises, o hábito de consumo evolui, já que com um plano de mídia muito bem estabelecido é possível levar a marca para mais perto do consumidor.

Mais atenção do público

Uma ação publicitária costuma ter uma duração de 15 a 60 segundos, sendo as de 30 segundos as preferidas dos contratantes. O anúncio em rádio é um dos que mais consegue prender a atenção do consumidor, uma vez que, quando bem produzido, gera certa curiosidade por envolver o ouvinte e criar uma imagem mental em relação ao produto ou serviço. Dessa maneira, é possível promover um anúncio com relevância sem ser importuno e entediante.

Alta abrangência e cobertura

O rádio e a TV têm uma frequência e cobertura capazes de propiciar uma série de benefícios. Todos os segmentos podem sair ganhando com a abrangência da mídia veiculada nesses meios de comunicação, entre eles o varejo. Os pontos principais são a velocidade e o impacto da comunicação oferecida.

Sabe como isso gera impacto no dia a dia de quem está vendo ou ouvindo? Um exemplo é: todas as noites nos comerciais que passam durante os intervalos das novelas ou dos telejornais, é possível conferir as principais ofertas dos supermercados para o próximo dia.

Isso alcança a necessidade do cliente, que irá à loja e realizará a compra da semana. Boa parte da população fará a mesma coisa. Assim, as prateleiras se esvaziarão, os estoques serão refeitos e começará tudo novamente.

Múltiplas possibilidades

Fazer um anúncio em rádio ou anunciar em TV pode gerar vendas, novos consumidores ou lembrança da marca, objetivos de qualquer anunciante. Tudo vai depender da forma como a campanha será feita e do tipo de negócio.

A TV e o rádio ajudam a desenvolver esses três aspectos importantes para as empresas, além de contribuírem para que os clientes se interessem por outros produtos que estão inseridos no portfólio. Isso quer dizer que a marca anuncia um produto e os telespectadores buscam conhecer melhor o negócio, as mercadorias e serviços.

Aposta sólida

Investir em rádio e TV pode ser considerada uma aposta sólida pelo simples fato de eles falarem com o consumidor na hora certa e com uma linguagem adequada, que será entendida por todos. Como já dissemos, existe a possibilidade de atingir um público específico investindo em horário e programas determinados para certo grupo de pessoas.

Um problema é que pequenos empreendedores sempre têm a concepção de que essa alternativa é cara. Mas o valor depende do horário escolhido. Por exemplo, anunciar no intervalo de um jornal ou novela em horário nobre costuma ser mais caro. Porém, é preciso ter em mente que existe uma grade de programação que cobre o dia inteiro e boa parte dessa grade cabe no bolso do empresário.

No rádio funciona da mesma forma. Por ter uma programação dinâmica, com diversos intervalos e comunicadores diferentes, ele permite investimentos variados, muitas vezes de baixo custo, possibilitando que pequenas empresas realizem inserções em números significativos conforme o tempo de veiculação, horários e demais critérios a serem avaliados no momento da escolha.

Sem dúvidas, são ótimas estratégias tanto para negócios que ainda estão em processo de crescimento quanto para aqueles que já se estabeleceram no mercado.

Qual é a importância de contar com um profissional especializado?

Para que os comerciais em rádio ou TV apresentem resultados rápidos, eficazes e gerem lucro, é preciso que as empresas contem com o auxílio e a orientação de profissionais experientes e qualificados para realizar essa negociação com a mídia.

Isso se deve à necessidade de realizar uma pesquisa e análise de mercado e audiência. Esse cruzamento de informações é fundamental para a implementação da melhor estratégia. Além disso, é necessário considerar os hábitos de consumo das pessoas e as oportunidades existentes dentro da grade de programação.

Todos esses fatores contribuem não só para a escolha correta da mídia, mas também para o processo de criação. A pesquisa ajudará a evitar incoerências, a compreender de forma mais ampla as necessidades do público e a saber que tipo de mensagem é mais adequada à sua realidade.

Ou seja, a ação desses profissionais é indispensável, pois eles serão os responsáveis por elaborar todo o plano estratégico de marketing, integrar os canais online e offline, desenvolver uma campanha criativa e definir uma mensagem customizada para o consumidor.

Conseguiu perceber a importância de fazer anúncio em rádio ou anunciar em TV nas campanhas de marketing? Quem utiliza esses meios aproveita de todo o alcance que eles podem propiciar e divulga sua marca de forma ágil, eficaz e popular. Então, ao realizar o plano de marketing do seu negócio, não deixe de refletir sobre essas possibilidades.

Quer aprimorar os planejamentos de marketing desenvolvidos? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Saiba agora mesmo as vantagens do anúncio em rádio e TV para promover produtos e serviços. Para isso, basta ler este post!