Veja por que criar um slogan deve ser um processo cuidadoso

Este artigo não é Bombril, mas tem “mil e uma utilidades”. Se você tiver mais de 30 anos, provavelmente entendeu a piada. A Bombril, empresa que tem como produto principal a palha de aço, ficou eternizada com essa frase, conquistando a posição Top of Mind nacional em 1998 e alcançando até 90% do mercado no nosso país. Por isso, criar um slogan é fundamental para uma marca.

Como, segundo a linha de desodorantes Axe, “a primeira impressão é a que fica”, vamos mostrar para você o conceito do slogan, as vantagens de a sua empresa adotar um e quais são os elementos de uma frase inesquecível. Além disso, trazemos algumas dicas para você criar um slogan que fortaleça o seu branding ou, até mesmo, trabalhe o reposicionamento da marca.

Ao longo deste artigo, você ainda vai conhecer ou se lembrar de slogans que marcaram épocas. Assim, o texto “desce redondo”, como a Skol costuma dizer da sua cerveja. Confira!

O que é um slogan?

Assim como os elementos visuais, o slogan é produzido para fazer com que o público reconheça, se lembre e estabeleça uma conexão com a marca. A ideia é fortalecer a identidade corporativa e deixar clara a personalidade do negócio por meio da estrutura de uma frase curta. Além disso, o slogan ajuda a diferenciar seu produto diante da concorrência.

Por exemplo, duas grandes marcas de chinelo que ficaram famosas eram rivais mas tinham valores completamente diferentes e usavam slogans para se destacar:

  • a Rider, com um perfil mais elitizado, sempre teve slogans como “dê férias aos seus pés” e “Lifeaholic”, que popularizou o neologismo que se opõe à expressão workaholic — usada para pessoas viciadas em trabalho. Uma pessoa lifeaholic seria alguém que vive intensamente;
  • as Havaianas, que nasceu como um produto popular e trabalhou o reposicionamento da marca para atender às mais diferentes classes com o seu mix, procurou algo que remetesse à sua origem e, ao mesmo tempo, mostrasse exclusividade. Foi assim que nasceu o “todo mundo usa, recuse imitações”.

Slogans e jingles

É importante entender a diferença entre o slogan, que é uma frase curta de efeito, e o jingle, uma música que se caracteriza pelo fato de grudar na cabeça das pessoas e ajudar a cativá-las. Mesmo com a evolução do marketing, essas duas estratégias ainda são fundamentais para se destacar. Por isso, é muito importante que os jingles sempre estejam alinhados ao slogan, complementando-o.

Por que usar uma frase de efeito?

Há muitas vantagens em adotar um slogan. Entre elas, as principais são:

  • criar visibilidade perante o público;
  • aumentar a lembrança de marca;
  • divulgar a essência da empresa;
  • nortear o trabalho do time de marketing;
  • gerar exclusividade para o seu negócio, destacando-o da concorrência.

Quais são os pilares de um bom slogan?

Assim como a bebida 51, o slogan deve ser sempre “uma boa ideia”. Para entender melhor o que essas grandes frases precisam ter para impactar o seu público e ajudar no gerenciamento da sua marca, apresentamos alguns pontos importantes.

Pequeno

Às vezes, para criar um slogan, vale a pena pensar em certas mídias nas quais você tem pouco tempo de atenção do seu prospect. Em uma peça para outdoor, por exemplo, é importante não ultrapassar nove palavras, garantindo que o cliente potencial consiga ler toda a mensagem. No slogan, o princípio é parecido: você tem pouco tempo da atenção do seu lead e precisa aproveitá-lo com uma frase curta.

Fácil de memorizar

Existem diversas técnicas para ajudar na elaboração de um slogan, como o próprio neuromarketing, que estuda os aspectos que têm mais aceitação do público. Sua frase deve ser boa de ser falada, fácil de guardar e ter um alto poder de replicação. Em outras palavras, precisa ser memorável! As pessoas terão facilidade para reproduzi-la, como o slogan da empresa de uísques Johnnie Walker, que se resume a duas palavras: “keep walking” (em português, continue andando).

Conexão com a marca

Às vezes, é possível criar uma expressão que se casa bem com um evento ou uma época específica do ano, garantindo visibilidade em um período de sazonalidade de vendas. Porém, o fundamental é que o slogan transmita a essência da marca. Por exemplo, “ESPN, informação é o nosso esporte” ou “Com a Netflix, você tem o controle”.

Como criar um slogan?

O cliente mudou: as tendências de consumo mostram que atualmente a expectativa de uma relação coerente e mais verdadeira com a marca é priorizada. Confira nossas principais dicas para criar um slogan de sucesso!

Pesquise a concorrência

Imagine se a Adidas, principal concorrente direta da Nike, cujo célebre slogan é “just do it” (“simplesmente faça”), decidisse criar um slogan sem pensar no que a concorrência já fez? Perderia a chance de produzir algo inovador, diferente e que destacasse a empresa. Como resultado de um trabalho bem-feito aliado a uma boa análise da concorrência, surgiu o “impossible is nothing” (“nada é impossível”). Assim, eles também trabalham a perspectiva da superação necessária no mundo dos esportes.

Alinhe o slogan ao repertório do seu público

Com um público jovem e descontraído, a marca Toddy adota slogans como “Toddy vai causar” e “Comigo ninguém Toddy”, porém, para mostrar a importância do alinhamento do slogan ao público, preferimos falar sobre o seu principal rival, Nescau.

Na década de 60, a marca adotava a frase “Nescau, fortifica, alimenta e engorda”. Imagine a polêmica de um produto desses nos dias de hoje? Na evolução, essa empresa, que tinha como foco o público infantil, passou a usar “Gostoso como uma tarde no circo” e, ao perceber a adesão do público jovem, apostou desde a década de 70 no famoso “Energia que dá gosto”. Sucesso total.

Foque em algo simples

Como já dissemos, um slogan deve ser curto. Isso não significa que você precisa de frases pequenas e complexas, mas, sim, de soluções simples, porém impactantes. Quem não se lembra do lançamento de um dos carros da Volkswagen, o Fox: “Compacto para quem vê, gigante para quem anda”? Em alguns casos, você pode apostar em um pouco mais de palavras, desde que tenha coerência com a marca. Afinal, “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras, existe MasterCard”.

Permita o inusitado

O processo de criação de um slogan deve ser fluido e sem censura. Deixe que o pensamento sobre a marca aconteça de maneira espontânea, brinque com as palavras. Assim, você certamente terá acesso às melhores ideias. É algo parecido com o efeito de um certo energético: “Red Bull te dá asas”. Depois disso, basta escolher a melhor opção.

Se você gostou das nossas dicas sobre como criar um slogan, deve ter notado como esse é um processo criativo e que pode contar com a contribuição de um serviço terceirizado, com especialistas atualizados e focados nesse tipo de criação. Lembre-se também de que o slogan deve ser verdadeiro e, por mais que seja tentador usar expressões como “o número 1” ou “produto mais recomendado”, só tenha esses títulos no seu slogan se forem verdadeiros.

Para melhorar o desempenho do seu negócio, é interessante alinhar o slogan às suas estratégias digitais. Para entender o que funciona e o que é só blá, blá, blá, leia nosso ebook sobre os mitos do marketing digital.

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