Sustentabilidade e responsabilidade social: os impactos na imagem do negócio

A cada dia que passa, a sustentabilidade nas empresas é um assunto que se torna mais  importante. O fato é que ter uma política de sustentabilidade e responsabilidade social impacta diretamente na imagem da instituição.

Para que você possa entender mais sobre o tema, é preciso saber que o conceito de sustentabilidade passou por algumas mudanças. No passado, a sustentabilidade nas empresas estava muito ligada à ações voltadas ao meio ambiente ou investimento em projetos sociais.

Nos dias de hoje, seu maior objetivo é atender as necessidades da sociedade, especialmente as demandas da comunidade, que também envolvem o meio ambiente e geram um impacto positivo no seu entorno.

Tendo em vista a importância desse assunto, preparamos este conteúdo para que você possa entender como a responsabilidade social pode impactar na imagem do seu negócio. Confira!

O que é responsabilidade social?

Para falar de sustentabilidade nas empresas, não poderíamos deixar de apresentar o conceito de responsabilidade social. Saiba que muitos acabam confundindo a sua definição por acharem que é algo complexo, mas está longe disso.

Podemos dizer que a responsabilidade social nada mais é do que o nome dado para representar todas as ações que refletem em transparência, hábitos, consciência social e gestão ética que são praticados por uma empresa.

Entrando mais a fundo no tema, a responsabilidade social diz muito sobre a postura do negócio, que deve ser algo voluntário, bem como ser intrínseca na sua cultura. Ela deve promover o bem-estar tanto no seu ambiente interno quanto no mundo ao seu redor.

O fato é que muitas empresas já chegaram à conclusão de que precisam engajar-se mais socialmente para suprir muitas demandas que, na teoria, são responsabilidades do governo, que acaba não fazendo um bom trabalho. Então, a ideia é mostrar que podem contribuir com causas importantes, tal como o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Quais são os tipos de responsabilidade social?

Agora que você já sabe melhor o conceito de responsabilidade social, vamos entrar um pouco mais a fundo e falar sobre os tipos que existem, bem como refletem para ter uma boa sustentabilidade nas empresas. Veja, a seguir, quais são eles.

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Quando falamos de Responsabilidade Social Corporativa, estamos nos referindo às práticas que a empresa realiza no âmbito social, mais especificamente com foco no seu ambiente interno. Ou seja, são voltadas para os seus colaboradores e a conservação do seu ambiente físico.

A RSC ajuda muito na construção de uma imagem que diz que a empresa é um bom lugar para trabalhar, oferecendo as melhores condições para que os seus funcionários possam gerar resultado e sentir-se bem.

Pode não parecer, mas é uma ótima propaganda para que a empresa possa atrair e reter talentos, visto que todos querem conviver em um ambiente de trabalho de qualidade.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Outro tipo de Responsabilidade Social é a RSE, que atua na mesma linha da RSC, porém com o foco nos seus stakeholders. Ou seja, ela diz respeito a como a empresa se relaciona com o seu público externo: clientes, parceiros, fornecedores, acionistas, investidores, governo e seu mercado.

O fato é que qualquer empresa precisa ter um bom relacionamento com todas as partes envolvidas no seu processo de entrega de valor para a sociedade. Portanto, não se pode deixar de olhar para quem também ajuda a sua roda girar, mesmo que de forma externa.

Trabalhando com a Responsabilidade Social Empresarial, a empresa passará uma imagem de que é uma ótima organização para se fazer negócios, se tornar um cliente, bem como receber investimentos

Responsabilidade Social Ambiental (RSA)

Assim como diz o seu nome, a responsabilidade social ambiental tem foco no lado ambiental. É relativa ao comprometimento que a empresa tem em colocar em prática algumas melhorias para o meio ambiente, ou seja, apontar as suas ações para preservar a nossa natureza.

Nem precisamos falar o quanto isso é benéfico para a imagem da empresa,visto que vivemos em um mundo em que cada vez mais as pessoas estão conscientes e se preocupam com essa parte ambiental.

Sendo assim, muitos consumidores acabam dando prioridade para consumir produtos e serviços de empresas que demonstram ser ativas nessa missão de fazer o bem e preservar o meio ambiente.

Quem está praticando a sustentabilidade?

Para que você possa notar que a responsabilidade social e a sustentabilidade nas empresas podem ser algo simples, separamos aqui 4 exemplos de empresas que possuem políticas de sustentabilidade. Veja, a seguir, quais são elas:

Avon

Começamos com o exemplo da Avon, que é uma grande empresa de cosméticos que trabalha com um modelo porta a porta, que por si só já empodera as pessoas que aderem à sua forma de trabalho, principalmente as mulheres.

Além disso, a Avon investe em trabalhos e campanhas que têm como objetivo o combate à violência contra a mulher. Aliás, nada mais coerente do que trabalhar dessa maneira, visto que o seu público é majoritariamente feminino, não é mesmo?

Coca-cola

Obviamente que uma empresa do porte da Coca-Cola também não poderia deixar de participar de ações de responsabilidade social. Uma delas está ligada à preservação do meio ambiente, mais especificamente à questão dos resíduos que são gerados ao consumir os seus produtos.

Nesse sentido, a empresa recicla boa parte do seu alumínio, bem como das garrafas PET — mais especificamente com o projeto Coletivo Reciclagem que tem o objetivo de reciclar todas as suas embalagens.

Unilever

Outro exemplo de sustentabilidade nas empresas está no caso da Unilever, uma das gigantes dos bens de consumo no Brasil. No caso, a empresa trabalha em uma parceria com os seus fornecedores para que estes possam adotar boas práticas socioambientais.

A ideia é que 100% da a matéria-prima dos seus insumos agrícolas tenham certificação de origem, ou seja, que venham de fontes certificadas.

Philips

Um caso interessante é o da Philips, empresa de tecnologia que trabalha com produtos de consumo, dentre eles, as lâmpadas. Sendo assim, o negócio investe na fabricação de lâmpadas modernas que ajudam a ter mais economia na iluminação pública.

Deu para perceber que a sustentabilidade nas empresas não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Então, não deixe de começar a fazer ações do tipo hoje mesmo.

Gostou deste post? Então, curta a nossa página do Facebook para receber as nossas novidades por lá!

banner-ebook-mkt-resultadoPowered by Rock Convert