Quanto custa anunciar no Facebook? Saiba como ajustar seu orçamento!

Você já deve ter ouvido falar que o Facebook anda meio “mal das pernas”, não é mesmo? Provavelmente estamos falando da rede social mais negligenciada do momento, com milhares de pessoas dizendo coisas como: “Facebook morreu”, “Esquece o Facebook, entre outros exemplos.

No entanto, podemos afirmar que tais afirmações estão, no mínimo, equivocadas e o Facebook ainda é extremamente interessante para se investir. Gostaria de saber quanto custa anunciar no Facebook? Pois vale muito a pena descobrir a resposta para essa pergunta! Apesar dos que as pessoas estão falando, fato é que a receita do Facebook está em alta e a rede social vem crescendo exponencialmente ano após ano.

Gostou do tema? Vamos passar algumas dicas neste artigo, e explicações sobre a construção de campanhas de marketing no Facebook, além de explicar melhor o porquê que você deveria abrir os olhos para a rede como um potencial de geração de renda.

Fique ligado e tenha uma boa leitura!

O que é um anúncio e quanto custa anunciar no Facebook?

O anúncio na web é, resumidamente, um link patrocinado dentro de uma determinada plataforma. No caso do Facebook, estamos falando de uma rede social com toneladas de usuários que compartilham suas informações importantes voluntariamente.

Deste modo, tal ambiente se torna muito eficaz para conhecer um público, descobrir seus gostos e anseios. Por causa disso, o Facebook consegue trabalhar com anúncios segmentados, capazes de oferecer produtos, serviços ou conteúdos que tendem a atrair a atenção do seu público-alvo.

Preços referentes aos anúncios podem variar bastante de acordo com a sua renda, objetivo e estratégia. Por isso, é interessante começar um investimento menor, para que você consiga avaliar os resultados que está obtendo com seus investimentos e adaptar  a estratégia ao longo do tempo.

Por que anunciar no Facebook é interessante?

Devido à logística da rede, torna-se muito fácil encontrar informações relevantes sobre um determinado público (ou praça).

O Facebook é a plataforma com a maior base de usuários, possuindo por volta dos 3 bilhões de usuários ativo e, apesar de não ser a rede social mais popular da atualidade, suas possibilidades de investimento e alcance são incríveis. Para você ter ideia, um a cada $10 gastos em publicidade estão relacionados aos anúncios do Facebook.

Como fazer um anúncio no Facebook?

Agora que você já compreendeu a utilidade do Facebook no quesito “marketing”, vamos apresentar quais são os passos fundamentais para se criar uma campanha.

Confira quais são abaixo!

1. Crie uma página no Facebook

Anúncios no Facebook não são ligados a indivíduos, mas sim a negócios. Logo você precisará criar uma página, que pode ser uma fanpage ou uma página para a sua marca propriamente dita. Para isso, você deverá escolher um nome, selecionar uma categoria de atuação para o seu negócio e preencher as informações.

Feito isso, você deverá trabalhar a identidade corporativa e visual da sua nova página. Recomendamos que seja algo inspirador e apresente clareza visual, com imagens leves e eficientes.

2. Crie uma campanha

Dentro da sua página, clique em “promover”, vá para o seu gerenciador de anúncios e crie a sua primeira campanha. A próxima etapa é anexar o link da sua página externa (conhecida como landing page). No caso de um produto, por exemplo, seria sua página de vendas ou no caso de um evento, seria a de cadastramento.

3. Estabeleça um conjunto de anúncios

Para esta etapa, tenha em mente que quanto melhor você conhecer e focar no seu público-alvo, melhores serão seus resultados a médio prazo. Sua meta inicial pode ser de 10.000 pessoas para alcance ou menos e com o tempo você poderá ir modificando isso aos poucos, conforme vai acertando a sua estratégia na plataforma.

Procure selecionar os comportamentos e alguns dos interesses do público que deseja atingir e vá modificando essas informações a fim de obter melhores resultados de alcance. Lembrando que tudo isso pode ser analisado em tempo real.

4. Crie o seu primeiro anúncio

A partir daí, basta criar o primeiro anúncio, anexando as imagens e preenchendo as informações. Lembre-se de focar o seu investimento no número de clicks e não de impressões para obter resultados mais eficazes.

Orçamento diário ou vitalício para anúncios? Qual é a diferença entre eles?

De modo simples, existem dois tipos de orçamento de campanha e você deverá selecionar qual deles atenderá melhor você. Conheça quais são eles abaixo!

Orçamento diário

Nesse tipo, você seleciona um valor máximo para ser utilizado diariamente. Vamos supor que você definiu R$5,00 diários por um período de 7 dias. Logo, o Facebook se limitará a gastar até esse valor diário para atingir usuários na plataforma, o que configurará um gasto de R$35,00 ao fim do período.

Orçamento vitalício

Nesse caso, você define um valor e deixa o algoritmo do Facebook responsável por decidir como e quando ele direcionará seus anúncios para os outros usuários. Basicamente, você ainda vai gastar a mesma quantidade de dinheiro, mas o Facebook não se limitará a um valor diário, podendo gastar uma maior ou menor parcela do seu investimento quando julgar necessário.

Na prática, não há maneira de decidir qual deles será mais eficaz, pois dependerá dos seus objetivos e estratégias, por isso recomendamos que você trabalhe com valores baixos iniciais e vá acompanhando de perto os resultados para adequar suas campanhas.

Como economizar nas campanhas de Facebook?

Basicamente, o que importa não é o quanto você gastará em uma campanha, mas sim o quanto conseguirá extrair de resultado dela. Logo, separamos algumas 4 dicas para ajudá-lo a otimizar sua campanha e obter bons resultados. Confira a seguir!

1. Utilize mais o orçamento diário nas suas campanhas

Lembra-se que falamos que não há maneira de saber com exatidão qual dos tipos de orçamento será mais eficazes para vocês? Pois isso é um fato. No entanto, podemos afirmar que muitos profissionais obtém mais resultados com o método diário na maioria de suas campanhas, uma vez que ele é mais simples de se trabalhar e permite maior controle sobre a entrega dos anúncios.

2. Comece lento para ficar rápido

Não podemos deixar de frisar isso, pois é um aspecto muito importante. A dica é observar os resultados da sua campanha após R$100,00 gastos. Caso não esteja recebendo um bom retorno sobre o investimento, é provavelmente hora de parar e rever sua estratégia, criando uma nova campanha com uma abordagem diferente.

3. Inicie com uma segmentação ampla e vá diminuindo de acordo com os dados

Comece trabalhando suas variáveis para alcançar um bom alcance e aumentar a sua segmentação. Na etapa em que o anúncio estiver sendo veiculado, busque no relatório por detalhamento por quais variáveis obtiveram resultados melhores e vá editando seus anúncios com base nisso.

4. Foque no CPC de início

CPC significa “custo por clique”, o que significa que você será cobrado apenas quando o usuário clicar no seu anúncio. O CPC é especialmente eficaz quando seus anúncios estão configurados para aparecer na lateral direita do Facebook, uma vez que lá eles se atualizam de tempos em tempos e são exibidos com uma frequência maior.

Por fim, não se trata de quanto custa anunciar no Facebook, mas sim de como otimizar seus anúncios na plataforma. Agora, você está preparado para anunciar qualquer coisa nessa plataforma.  E ai, gostou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços!

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