Onde anunciar? Atingir maior número de pessoas não deve ser o único critério

Você já se perguntou sobre onde anunciar o seu produto na internet? Não importa se você é um diretor de marketing de um dos maiores e-commerces do Brasil ou se possui um negócio que trabalha com vendas diretamente de casa. O anúncio na web é viável e apresenta inúmeros ambientes para exposição.

Quando falamos em anunciar, as pessoas ainda cometem muitos erros, sendo que alguns deles podem simplesmente invalidar seus esforços e seu investimento. Um dos equívocos mais comuns é o foco no alcance: buscar atingir a maior quantidade de pessoas possível. Apesar da possibilidade de eficiência, essa métrica jamais deve ser considerada como único critério.

Apesar de essa tarefa não ser complexa, há alguns detalhes que você precisa levar em conta no momento de anunciar o seu produto. Neste artigo, compartilhamos com você algumas dicas. Para​ começar, é preciso pensar nos anúncios a partir de um plano de mídia. Continue acompanhando e boa leitura!

O que é um plano de mídia?

O plano de mídia é crucial para que você organize as suas estratégias a partir da identificação do público-alvo. Durante a sua criação, definem-se os objetivos e os canais de comunicação requeridos por uma determinada estratégia de marketing.

Pode-se dizer que o objetivo do plano de mídia é, portanto, tornar todas as ações integradas, coerentes e coordenadas dentro da estratégia escolhida. Por isso, considere que esse processo demarca um longo percurso no qual o planejamento de marketing é o ponto de partida de uma jornada que prossegue o seu curso com a aplicação da estratégia.

Como desenvolver um bom plano de mídia?

Antes de abordarmos estratégias específicas, vamos abordar as ações-chave para o desenvolvimento de um plano de mídia eficiente, ou seja, destacar os principais passos que você deve seguir para alcançar bons resultados na hora de anunciar produtos. Veja quais são eles abaixo!

Identifique e esclareça quais são seus objetivos

Toda e qualquer estratégia de marketing exige que você primeiramente estabeleça seus objetivos de modo claro. Do contrário, não é possível mensurar o andamento de uma campanha, muito menos alinhar o processo à estratégia de marketing mais ampla.

Um método muito eficiente de se fazer isso é o chamado SMART, uma sequência de iniciais que indica as cinco características de um plano eficiente: específico (Specific), mensurável (Measurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e limitado por tempo (Time-bound). A maneira mais simples de se começar é estabelecer alguns objetivos menores (no mínimo três).

Realize uma análise de mercado

A análise de mercado é uma ação recomendada para qualquer tipo de negócio. Busque analisar a concorrência e avalie o que é e o que não é possível em seu negócio. Pesquise casos de sucesso no seu setor: isso fornece boas informações sobre o ramo em que você a atua e pode produzir bons insights. Procure analisar estratégias da seguinte maneira:

  • marketing de conteúdo;
  • serviços e atendimento ao cliente por meio de mídias sociais;
  • métodos para publicidade em mídias diferentes;
  • estratégias no meio das redes sociais.

Selecione os canais de divulgação

Você precisará escolher quais são os canais mais interessantes para o seu negócio. Facebook e LinkedIn, por exemplo, permitem postagens relacionadas aos seus serviços e produtos; o Twitter pode ajudá-lo a veicular links específicos às suas publicações e o Instagram, por outro lado, permite que você transfira as atualizações sobre o seu negócio para seus seguidores.

Planeje bem o conteúdo para cada uma das diferentes mídias

O segredo aqui é estabelecer um calendário editorial para publicar informações e conteúdos nas mídias sociais, ou seja, estabelecer um plano sincronizado que será subdividido em diferentes períodos (diariamente, semanalmente, mensalmente etc.).

Tal calendário deverá refletir seus objetivos individuais, assim como as estratégias mercadológicas adotadas e os canais definidos. De modo simples: mídias sociais requerem um bom conteúdo, afinal, sem ele, a mídia perde sua utilidade e, sem ela, seu conteúdo não será alcançado. Procure trabalhar tendo isso em mente.

Considere seus orçamentos e recursos disponíveis

Tenha em mente que você deve separar de antemão o orçamento requisitado pelos tipos de estratégias que escolher perseguir. Procure listar detalhadamente quais são as ferramentas de que precisa, tais como o monitoramento de mídias sociais, CRM, e-mail marketing (vamos falar mais deles abaixo), serviços gerais, terceirizações e publicidade.

Procure mapear tudo isso, a fim de enxergar o impacto que cada ação trará para o seu orçamento e, em caso de alguma delas exceder seu planejamento, procure priorizar estratégias de acordo com o ROI (retorno sobre o investimento). Estratégias com ROI mais rápido devem ser priorizadas, pois são capazes de gerar uma receita mais imediata que, por sua vez, poderá ser reinvestida futuramente.

Quais as principais estratégias e ferramentas para anunciar com eficiência?

Isto tanto para empreendedores ativos, quanto para aqueles que ainda nem começaram a vender: é hora de gerar tráfego. Conheça a seguir as principais estratégias e ferramentas para anunciar.

Anúncio em mídias pagas

Anunciar com ajuda das campanhas online (como o Goodle Adwords ou Facebook Ads), nos dias de hoje, é uma estratégia muito eficaz. A vantagem dessas campanhas é que elas permitem que você controle o investimento e o alcance das suas estratégias, gerando dinamismo e facilitando a adaptação por etapas.

Para isso, recomendamos começar com valor baixos e ir subindo aos poucos, conforme achar necessário. As principais ferramentas para isso são:

  1. Google Adwords;
  2. Facebook Ads;
  3. Twitter Ads;
  4. Instagram Ads;
  5. LinkedIn.

Cada uma delas é eficiente de maneira diferente, então cabem avaliações e testes. No entanto, empresas especializadas em links patrocinados e afins também podem ser de grande ajuda no processo, então procure pesquisar e considerar essa opção.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é incrível para gerar tráfego para a sua causa, pois ele trabalha segundo a lógica do oferecimento de informações relevantes para o usuário gratuitamente. Isso, além de atrair o interesse das pessoas para o seu objetivo, gera bastante valor para a sua marca.

Programas de afiliados

A divulgação por meio de afiliados ainda é um tanto desconhecida no Brasil, mas é extremamente eficaz e pode ser exatamente o que você precisa. Basicamente, o funcionamento se dá por uma parceria com uma rede de afiliados, para que eles possam realizar vendas sob o seu nome em troca de comissão. Simples e efetivo. Existem outras, mas, atualmente, as plataformas de afiliados mais famosas são:

  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Monetizze.

E-mail marketing

Mesmo com tantas novidades, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais úteis para marketing digital. Apesar de não aparentar, o e-mail ainda serve como um mecanismo central que une a internet como um todo e permite estabelecer um relacionamento bastante íntimo com seu público-alvo.

Técnicas de SEO

As estratégias de SEO representam a otimização dos famosos mecanismos de busca. Por meio do estudo de suas estratégias, funcionamento e logísticas, você será capaz de gerar tráfego orgânico, eficaz e confiável para o seu canal.

Por fim, se tinha dúvidas sobre onde anunciar seus produtos, agora elas ficaram no passado e você já está, certamente, apto a aprimorar seus anúncios e, consequentemente, suas vendas!

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