Quer saber como anunciar no Google? Conheça todas as possibilidades!

O avanço da tecnologia, junto ao maior acesso à internet no Brasil, causou uma migração intensa de empresas para o meio digital — já conhecemos muito bem esse cenário, não é mesmo?

O Google se tornou a “bola da vez”, e cada vez mais marcas investem no seu potencial publicitário para alcançar diversos públicos, potencializar as vendas e, principalmente, aumentar o número de conversões por meio dos anúncios da plataforma.

Pensando na relevância que os anúncios têm ganhado nos últimos anos, preparamos este post para mostrar como anunciar no Google. Vamos explorar todas as possibilidades disponíveis e dar dicas sobre as melhores práticas para criar uma campanha de sucesso. Vamos lá?

Por que anunciar no Google?

Google Ads: o que é essa plataforma?

Basicamente, o Google Ads é um sistema de publicidade do Google que possibilita a criação de anúncios pagos (que aparecem junto à pesquisa do usuário) para melhorar os resultados de busca da marca.

Por meio dele, o anunciante tem a chance de segmentar e mensurar os seus anúncios, além de controlar as mensagens com a redação de textos que tenham a linguagem do seu público-alvo.

Anunciar no Google dá resultado?

Atualmente, anunciar no Google é uma das formas mais eficazes de se obter resultados em curto prazo. Sua publicidade é segmentada e focada nas verdadeiras necessidades dos consumidores, levando ao aumento expressivo das vendas.

Confira alguns dados sobre o investimento no Google:

Quais as formas de anúncio disponíveis e quanto custam?

Depois de conferir alguns resultados de sucesso do investimento no Google, não é difícil entender o motivo de a plataforma ser considerada uma das maiores mídias do mundo, especialmente, quando se trata de publicidade.

Sabendo do seu alto potencial na geração de tráfego online, cada vez mais empresas têm explorado as formas disponíveis de como anunciar no Google.

Por isso, neste tópico, listamos algumas das principais opções gratuitas e pagas da plataforma para divulgar seus produtos. Vamos conferir?

1. Links patrocinados

Sabe aqueles links de anúncios que aparecem no topo de páginas de respostas do buscador? Pois bem, esses são os links patrocinados! Basicamente, o link patrocinado é um formato de anúncio pago do Google Ads que, além de ter o texto predominante, também pode ser utilizado em vários canais diferentes — como blog, sites de notícias, plataformas de e-mail etc.

Após a criação do anúncio na plataforma, o usuário direciona o link para vários sites e páginas de respostas. Esse tipo de publicidade é extremamente popular no marketing digital, por colocar as marcas em ótimas posições no mecanismo de busca, potencializando o tráfego do site.

A principal forma de pagamento dos links patrocinados ocorre a partir do custo por clique (CPC). Ou seja, o anunciante não paga para criar e direcionar os anúncios, mas sim quando alguém clica no seu link. O valor de cada clique não é fixo, e pode variar de acordo com a relevância da palavra-chave, a qualidade do anúncio e a oferta de outras marcas — conhecido como leilão de anúncios.

2. Rede de Display

A Rede de Display é uma forma simples e prática de anunciar seus produtos e serviços em diversos canais — como aplicativos, canais no YouTube, lojas virtuais, blogs etc. — que cedem o espaço publicitário para o Google, em troca de parte do lucro gerado pelos anúncios clicados.

Os parceiros que cedem o espaço para anúncios (no formato de banner ou texto) participam do programa Google AdSense, serviço de publicidade monetizado do Google Ads.

A rede permite que o anunciante direcione os seus anúncios para sites em que o seu público-alvo está mais presente. Por causa disso, atualmente, o serviço já é famoso mundialmente por alcançar mais de 90% dos usuários de sites, blogs, e-commerces, entre outros.

A cobrança é feita após o clique do usuário, assim como ocorre com os links patrocinados. A relevância dos sites em que os anúncios podem aparecer é determinada pela oferta do anunciante.

3. Google Meu Negócio

Se estava esperando por uma opção para anunciar seus produtos gratuitamente, chegamos em um tópico excelente para você! O Google Meu Negócio é uma ferramenta criada pelo Google com o objetivo de alavancar pequenas e médias empresas.

Além da vantagem econômica, essa ferramenta também é prática e de fácil utilização, bastando o cadastro do negócio do anunciante no site. Após isso, as informações de contato, horário de funcionamento, localização no Google Maps e até mesmo avaliação do serviço vão começar a aparecer para todos os usuários que pesquisarem o nome da empresa no mecanismo de busca.

4. Google Shopping

O Google Shopping é mais uma ferramenta que apresenta os produtos após a pesquisa do consumidor. Normalmente, os anúncios ficam em destaque embaixo do mecanismo de busca do Google.

Assim, os usuários têm a possibilidade de comparar preços e avaliações do mesmo produto em lojas diferentes — funciona como uma espécie de “vitrine de anunciantes”, expondo tudo o que for relacionado com a pesquisa do internauta.

Assim como os links patrocinados, os anúncios do Google Shopping também são pagos e seguem o formato de cobrança do Custo Por Clique (CPC). Vale ressaltar que, antes de criar uma campanha, é preciso fazer uma conta no Google Merchant Center, central de anunciantes do Google.

5. Remarketing

Provavelmente, você já deve ter se deparado com banners de anúncios de produtos ou serviços que procurou instantes atrás. Por mais que pareça “bruxaria”, fique calmo quando isso acontecer, caro leitor! Isso é apenas o remarketing sendo aplicado na prática!

O remarketing é uma das tendências do marketing digital. Ele funciona por meio de cookies, rastreando todas as pesquisas feitas pelo usuário e as exibindo novamente em formato de anúncio. Essa estratégia tem o objetivo principal de aumentar as vendas e converter o consumidor, já que grande parte dos usuários não são convertidos na primeira visita em um e-commerce.

É possível aplicar esse tipo de marketing em diferentes plataformas e, apesar de não ser um investimento caro, o valor costuma variar em cada uma delas. No caso do Google, a cobrança é feita após cada clique.

6. Anúncios no Youtube

evolução do marketing trouxe visibilidade para diversos tipos de conteúdos, e não há como negar que o conteúdo audiovisual é um dos mais populares nos dias de hoje. Com mais de um bilhão de usuários e 30 milhões de visitantes por dia, o YouTube tem se mostrado uma plataforma extremamente eficiente para fazer publicidade, a fim de alcançar um grande público.

Uma das maiores vantagens de investir em anúncios no YouTube é que é possível escolher entre uma série de divulgações dinâmicas, tais como:

  • mastheads para computadores: anúncios na página inicial do YouTube;
  • mastheads para dispositivos móveis: anúncios na página inicial do YouTube, porém, em dispositivos móveis;
  • implementação personalizada: blocos de anúncios na página inicial;
  • anúncios em vídeo: anúncios exibidos antes, durante, ou no final da reprodução do vídeo;
  • TrueView vídeo discovery: anúncios em formato de thumbnail;
  • In-video overlay: anúncios que aparecem no meio do vídeo.

A publicidade pela plataforma é paga, porém, tanto a cobrança quanto o valor variam de acordo com o tipo de divulgação escolhida. Enquanto o mastheads para computadores leva em consideração a quantidade de dias em que o anúncio for exibido, o pagamento da implementação personalizada é feito por meio de visualizações ou cliques, por exemplo.

7. Business View

O Business View é uma plataforma relacionada ao Google Maps que permite a navegação do consumidor dentro da loja comercial. Utilizando a mesma tecnologia do Street View, o fotografo é contratado para tirar uma série de fotos panorâmicas do interior do estabelecimento, para possibilitar um passeio 360º.

Esse recurso é visto como uma forma de anúncio, pois, além de as fotos serem disponibilizadas no mecanismo de busca do Google, aumentando os resultados de pesquisa, também serve como estímulo para o usuário clicar para conhecer ainda mais a empresa.

custo do Business View varia de acordo com a infraestrutura do negócio e a quantidade de fotos solicitada.

8. Outras opções

Pensou que tinha acabado? Ainda há algumas opções de anúncios para você aprender! O SEO, por exemplo, é uma estratégia gratuita que trabalha a partir da pesquisa orgânica de palavras-chave. As técnicas aplicadas estão sempre relacionadas com os conteúdos da marca, a fim de posicioná-los nas primeiras posições do mecanismo de busca.

Como escolher a melhor forma de anunciar de acordo com os seus objetivos?

Depois de ter conferido os principais formatos de anúncios do Google, você deve estar se perguntando qual é o melhor investimento para o seu negócio. E seria ótimo oferecer uma resposta pronta para isso, porém, a escolha da ferramenta de publicidade vai depender totalmente dos seus objetivos.

Portanto, para tomar essa decisão, recomendamos que você faça comparações entre as principais características dos tipos de anúncios disponíveis e veja qual está mais alinhado com as suas metas.

Se a prioridade é aumentar a taxa de visitas no seu site, a Rede de Pesquisa é uma ótima opção. Em contrapartida, se o objetivo da campanha for a geração de conversões e a visibilidade da marca, é possível apostar em remarketing de vídeo para reforçar o branding.

Como criar uma campanha?

Se você chegou até aqui, provavelmente, deve estar ansioso para conhecer a parte prática de como anunciar no Google — e é isso que vamos conferir agora.

Embora, para muitos, o Google Ads seja um sistema extremamente grande e complexo, ele não é nada difícil de usar, principalmente, na hora de criar uma campanha. Acompanhe o passo a passo a seguir!

1. Faça o login no Ads

O primeiro passo é bem simples: basta entrar na home do Ads e acessar a sua conta. As etapas de criação da conta são autoexplicativas, bastando ter em mãos o seu cartão de crédito para pagar os anúncios, preencher todas as informações e esperar a verificação da plataforma.

2. Inicie uma campanha

Para iniciar, comece acessando o guia “Campanha” e, logo depois, selecione o “+” para aparecer a opção “Nova Campanha”.

Você deve escolher o tipo de campanha que quer obter. É possível escolher campanhas disponíveis na Rede de Display, a Rede de Pesquisa ou no Shopping.

Depois disso, você precisa decidir qual meta está mais alinhada com a sua campanha. Caso nenhuma se encaixe nos seus objetivos, basta escolher a opção “Criar uma campanha sem meta”. Vale destacar que você pode adicionar e remover suas metas quando desejar.

Na tela seguinte, determine o nome da sua campanha e preste atenção em todas as orientações importantes.

3. Configure a sua campanha

Agora, chegou o momento de configurar a sua campanha! Aqui, você já pode personalizar todos os seus anúncios de acordo com as opções que estiverem disponíveis para você — a forma de configuração varia de acordo com o tipo de campanha escolhida.

No geral, as novas configurações do Ads envolvem:

  • nome da campanha: o Ads sempre escolhe um nome padrão, porém, é recomendado que você crie um nome que esteja relacionado com o tema da campanha. Seja claro e objetivo;
  • tipo de campanha: como já falamos, o tipo de campanha vai definir quais opções disponíveis de personalização aparecerão para a sua campanha;
  • redes: essa configuração indica onde seus anúncios podem ser exibidos, de acordo com o tipo de campanha que você escolheu;
  • dispositivos: é possível personalizar seus anúncios para aparecerem em diferentes dispositivos;
  • locais e idiomas: para reforçar a segmentação, escolha a região e o idioma pensando no público que você deseja direcionar seus anúncios;
  • lances e orçamento: defina seus próprios lances para cada clique nos seus anúncios ou deixe que a plataforma decida isso de forma automática;
  • extensões de anúncios: configure as extensões para otimizar ainda mais seus anúncios. Coloque informações de contato, link do website, entre outros.

Anúncios Google na prática: quais as 7 melhores dicas para aproveitar?

1. Crie anúncios atraentes

Quer despertar o interesse dos usuários? Então, crie anúncios que sejam agradáveis aos olhos. Não há nada mais desanimador do que entrar em uma página com vários anúncios com design ultrapassado ou excesso de informação.

Lembre-se: os anúncios são pequenos. Sendo assim, o ideal é focar a simplicidade e o que realmente é interessante para a sua persona. Experimente fazer textos curtos e diretos, que descrevam as principais características do produto/serviço.

Uma outra dica para aumentar os cliques é colocar cupons de desconto ou ofertas exclusivas em destaque nos seus principais anúncios.

2. Foque um produto por vez

Sabe aquele velho ditado: “qualidade é melhor que quantidade’? Então, isso também vale para os seus anúncios. Para gerar o máximo de engajamento e aumentar a quantidade de acessos no seu site, é importante focar um produto por vez.

Escolha o primeiro produto que você deseja trabalhar, inclua-o em um “Grupo de Anúncios” e invista seu tempo para otimizá-lo ao máximo. Depois de gerar bons resultados, passe para o próximo produto, crie outro grupo e continue a campanha.

Em resumo, a dica é sempre trabalhar com um único produto para cada “Grupo de Anúncios” do Google.

3. Invista no local certo

Outra dica importante para anunciar no Google é investir em locais específicos para cada um dos seus produtos e serviços. O que isso quer dizer? Simples!

Lembra quando falamos que a ideia não é limitar seus anúncios apenas ao seu site, blog ou e-commerce, mas também direcioná-los para outras plataformas e páginas parceiras? Isso significa que você tem muitos locais para fazer publicidade.

Entretanto, se você quer ter um grande alcance, não basta anunciar em diversos canais. É preciso seguir um marketing mais estratégico e investir apenas naqueles em que o seu potencial cliente está presente.

4. Utilize vários formatos de anúncios

Como mostramos há pouco, há diversas formas de divulgação no Google. Você pode optar por anúncios pagos, utilizando links patrocinados, Google Shopping, YouTube etc., ou por alternativas gratuitas, como o Google Meu Negócio e a pesquisa orgânica.

Independentemente da sua escolha de investimento, é sempre recomendado escolher mais de um formato para anunciar. Isso vai aumentar a potência da divulgação dos seus produtos e, consequentemente, as suas vendas.

Comece anunciando de duas formas diferentes, utilizando links patrocinados na Rede de Busca e anúncios gráficos na Rede Display, por exemplo. Isso vai aumentar a sua gama de divulgação com o passar do tempo.

5. Evite palavras-chave duplicadas

Muitas empresas insistem em utilizar a mesma palavra-chave em conteúdos diferentes, achando que isso vai aumentar o engajamento. Porém, esse tipo de estratégia não é nem um pouco eficiente, e apenas faz com que a empresa concorra com mesma keyword na pesquisa paga. Sendo assim, nunca deixe de verificar se a palavra-chave escolhida já foi utilizada em outros anúncios da marca.

6. Mostre o seu diferencial

Para criar uma campanha efetiva e atingir bons resultados, os seus anúncios precisam mostrar um diferencial entre os demais. Afinal, as pessoas não são atraídas por conteúdos repetidos ou pouco chamativos — os consumidores querem inovação a todo momento, a ponto de serem inconscientemente obrigados a “só dar uma olhadinha” no anúncio.

Imagine a seguinte cena: você entra em um site de notícias e se depara com vários links patrocinados. Sua primeira reação é ignorar, mas, depois de algum tempo rolando a página, você encontra um anúncio, em formato de texto, exatamente com a informação de que você precisava e com uma linguagem extremamente clara e atrativa. Por que não clicar, não é mesmo?

“Mas como criar algo inovador, se eu ainda não conheço as estratégias dos meus concorrentes?”, você pode estar se perguntando. Responderemos a esse questionamento no próximo tópico. Continue com a gente!

7. Conheça os concorrentes

Por fim, é fundamental conhecer os seus concorrentes a fundo para se destacar no mercado. Com isso em mente, se você pensa em criar uma publicidade diferente, o primeiro passo é pesquisar quais são as estratégias dos outros anunciantes.

Não adianta nada ter um conteúdo de qualidade se ele não funciona no seu nicho. A análise da concorrência vai mostrar o que causa mais engajamento do seu público-alvo e o que é só mais um desperdício de investimento. Experimente fazer os seguintes questionamentos:

  • quem são meus concorrentes no Google?
  • Onde se posicionam no mercado?
  • Quais são as estratégias de sucesso utilizadas?
  • Para onde direcionam os anúncios?

Preciso de ajuda profissional?

Assim como ocorre com a terceirização do marketing, é comum encontrar gestores se perguntando se devem ou não contratar especialistas para anunciar seus produtos. À primeira vista, utilizar os recursos disponíveis no Google e começar a anunciar seus produtos sozinho pode até parecer uma alternativa estratégica e econômica.

Entretanto, se você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre marketing, ou não tem tempo para se dedicar no estudo das funcionalidades do Ads e muito menos para acompanhar a campanha — assim como a maioria dos empreendedores —, é recomendada a contratação de uma equipe especializada sobre como anunciar no Google.

Além de oferecer resultados mais rápidos e eficientes, os profissionais dessa área são treinados e capacitados diariamente para criar campanhas completas e de extrema qualidade. Veja o que um especialista em anúncios no Google pode fazer para o seu negócio:

  • escolher palavras-chave mais ranqueáveis para atrair leads qualificáveis e evitar o desperdício de investimento;
  • estudar as estratégias de todos os seus concorrentes de palavra-chave;
  • elaborar anúncios com designs atraentes e textos inovadores;
  • otimizar as campanhas diariamente, investindo nos locais corretos;
  • optar pelos formatos de anúncios do Google mais correspondentes com a sua empresa e seus objetivos;
  • entre outras ações.

É claro que você pode fazer isso sozinho e, ainda assim, obter bons resultados. Porém, é importante ter em mente que não é só de publicidade que se constrói um negócio de sucesso. Você precisa cuidar da empresa como um todo — e isso também exige tempo.

Por isso, muitas vezes, contar com a ajuda de um profissional pode ser um custo-benefício muito maior do que tentar enfrentar todo o percurso sozinho.

Na atualidade, anunciar no Google é a melhor maneira de obter sucesso no meio digital. O Google Ads é um serviço com uma série de recursos de criação de anúncios para aumentar as vendas, visibilidade da marca e, em especial, a taxa de conversão.

Antes de escolher uma opção de anúncio, é importante levar em consideração o orçamento disponível e os seus objetivos com a campanha. Além disso, é bom ter em mente que a contratação especialistas sobre como anunciar no Google é extremamente recomendada para conquistar bons resultados em curto prazo e obter o sucesso.

Gostou de aprender quais são as possibilidades para anunciar no Google? Precisa de um serviço de anúncios? Faça um orçamento conosco!

Ebook Mitos do Marketing DigitalPowered by Rock Convert