Instagram Ads: o guia de publicidade na rede social do momento

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram foi a rede social que mais cresceu em 2018. Seus principais recursos — em especial o Instagram Ads e o IGTV — prometem um crescimento ainda maior da plataforma nos próximos anos. Essa é uma oportunidade sem igual para empreendedores de todas as partes do mundo.

Embora o Facebook ainda seja a principal referência entre as redes sociais do momento, com mais de 2 bilhões de usuários cadastrados, é a sua plataforma subsidiária que, a cada dia, deixa mais claro que valeu o seu generoso investimento bilionário — quando foi comprada pela Facebook Inc em 2012.

Criamos um guia completo sobre publicidade no Instagram para ajudar a sua empresa a ganhar destaque na rede social do momento. Neste artigo você vai aprender:

  • como funciona o marketing no Instagram;
  • por que trabalhar com o Instagram;
  • quais são as vantagens de trabalhar com o Instagram;
  • como fazer marketing no Instagram (primeiros passos e 5 dicas de produção de conteúdo);
  • quais são os melhores tipos de conteúdos para o Instagram;
  • o que é o Instagram Ads, como funciona e como anunciar no Instagram;
  • quais métricas é preciso analisar;
  • quais são os principais erros de marketing no Instagram.

Quer fazer a sua empresa se destacar na rede social que mais cresce no Brasil e no mundo? Então aproveite a leitura deste artigo!

Como funciona o marketing no Instagram?

À primeira vista, é o visual moderno e descontraído que chama a atenção no Instagram. A rede social esbanja uma interface muito amigável e sedutora, que estimula a interação do usuário, mas o grande destaque fica por conta das imagens.

As pessoas que estão no Instagram esperam encontrar conteúdos atrativos, que sejam capazes de prender a atenção delas naquele momento. Como a interação é muito próxima, o contato com os seguidores precisa ser agradável não apenas visualmente, mas em relação às informações apresentadas.

Sendo assim, você só conseguirá realizar um marketing no Instagram eficaz se o seu conteúdo for direcionado às pessoas certas e for capaz de transmitir humanidade e espontaneidade — duas fortes características da plataforma.

Por que trabalhar com o Instagram?

O Instagram já é a segunda maior rede social do mundo, e se isso ainda não é o suficiente para considerá-lo nas suas estratégias de marketing, vale destacar que o seu poder de engajamento supera ao da rede social líder, o Facebook — que embora conte com uma audiência maior, oferece um alcance menor para as marcas.

Esse dado foi constatado por um estudo realizado pela Socialbakers, empresa global de análise e desempenho de marketing digital, que avaliou tendências para as mídias sociais em 2019. Como destacado por Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers, “com esses resultados vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram”.

Confira outras informações relevantes:

  • 30% dos usuários do Instagram já compraram algo que conheceram na rede social (Yotpo);
  • 80% dos usuários do Instagram interagem com pelo menos uma marca e 60% estão interessados em saber mais sobre um produto ou serviço (Instagram Business);
  • mais de 1 milhão de usuários acessam algum site a partir do Instagram ou entram contato para saber mais sobre uma oferta (Instagram Business);
  • nos Estados Unidos, o Instagram já é a rede social preferida entre os adolescentes (Piper Jaffray).

Os dados não param por aí. Ao longo do artigo veremos outras estatísticas do Instagram que podem ajudar você a elaborar uma estratégia na rede social.

Quais são as vantagens de trabalhar com o Instagram?

Além da audiência crescente, o Instagram também apresenta várias características que podem favorecer o desempenho de uma marca na plataforma, e algumas delas merecem destaque.

Destaque visual

Devido ao seu formato, o Instagram permite uma interação facilitada pelas imagens. Os conteúdos visuais têm 40 vezes mais chances de serem compartilhados nas mídias sociais em relação a outros formatos.

As imagens, portanto, são uma grande oportunidade de chamar a atenção do público de uma marca. Nesse contexto, as chamadas e legendas ficam em segundo plano, porque só são lidas quando a imagem ou o vídeo desperta interesse no usuário.

Fácil migração

Se a sua empresa já trabalha a presença digital no Facebook, serão necessários poucos passos para começar o seu marketing no Instagram. Como fazem parte do mesmo núcleo empresarial, as duas plataformas compartilham várias informações, inclusive o Gerenciador de Negócios — no qual todas as campanhas são criadas e monitoradas.

Sendo assim, não é preciso começar tudo do zero. O seu histórico de atividades do Facebook poderá ser usado nas publicações no Instagram. Isso inclui estatísticas, dados demográficos e informações sobre o público-alvo, por exemplo.

Diversos formatos

Na contramão dos blogs, o Instagram só não tem espaço para longos conteúdos textuais, mas está aberto para qualquer tipo de conteúdo visual. Além das postagens com imagens, fotos e vídeos, a rede social também oferece o formato em “carrossel”, Stories e o IGTV.

O carrossel é uma galeria contendo de 2 a 10 imagens vinculadas, na qual o usuário pode visualizá-las arrastando as imagens para o lado. Os Stories são imagens ou vídeos curtos, que desaparecem da plataforma automaticamente após 24 horas. Já o IGTV é a mais nova funcionalidade do Instagram, que permite o envio de vídeos de até uma hora e já sinaliza concorrência com o YouTube.

Como fazer marketing no Instagram?

Para dar mais espaço às empresas dentro da rede social, foi lançado o Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), um recurso feito para auxiliar os usuários que desejam usar a plataforma para divulgar sua marca e seus produtos/serviços.

Primeiros passos

Antes de tudo, é necessário ter uma conta na rede social utilizando um e-mail ou a sua conta (ou da empresa) no Facebook. Lembrando que nessa segunda opção, as contas das duas redes sociais ficarão integradas, facilitando a postagem nas plataformas.

Em seguida é preciso definir um nome de usuário — que pode ser o nome da marca ou do personagem que a representa — e adicionar uma curta descrição do negócio na biografia — na qual também será inserido o contato com a URL do seu site ou do blog.

5 dicas de produção de conteúdo na rede social

Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que fazer marketing no Instagram pode gerar uma série de benefícios para a sua marca. Para ajudar a sua empresa a marcar presença de verdade nessa rede social, separamos algumas dicas importantes.

1. Siga outras contas

O benchmarking é fundamental para comparar práticas empresariais, inclusive dentro das redes sociais. Ao seguir perfis influentes relacionados à sua área de atuação, a sua marca consegue analisar a concorrência de maneira constante.

Adotando essa estratégia podemos, por exemplo, identificar formatos e assuntos de postagem que mais geram engajamento em outros perfis corporativos, além de obter insights para sua produção de conteúdo.

2. Crie um calendário de postagens

Um cuidado importante nas redes sociais, principalmente no Instagram, diz respeito à constância. O perfil de uma empresa não pode se dar ao luxo de apresentar conteúdos inéditos esporadicamente, pois as pessoas se esquecem!

O calendário de postagem surge justamente para atender a essa necessidade. Ele não apenas organiza as publicações como garante que haja um melhor controle sobre o que e quando será postado. Isso não significa, porém, que esse planejamento não possa ser flexível, desde que a consistência das postagens seja mantida.

3. Construa uma comunidade com as hashtags

As hashtags são uma espécie de hiperlink que direciona os usuários que buscam por essas palavras-chave aos conteúdos que as incorporam. Sendo assim, é recomendável criar uma hashtag com o nome da marca ou com uma expressão que identifique a empresa e seus valores.

Isso ajudará as pessoas a encontrarem o seu conteúdo, além de permitir que o público interaja com a marca por meio da hashtag. Acredite: seus seguidores podem ser grandes aliados na produção de conteúdo e ajudar você a ganhar destaque nas redes sociais.

4. Crie um relacionamento com seus seguidores

Um bom trabalho de marketing no Instagram pode ajudar você a conquistar fãs, e não apenas seguidores. Para isso, é preciso acertar em cheio no seu público, ou seja, estudar previamente o comportamento, as dores e os desejos dos seus potenciais clientes e definir personas para orientar a sua produção de conteúdo.

Outro ponto crucial é a interação. Responder mensagens e comentários é fundamental para criar uma relação humana com os seus seguidores e demonstrar que você os percebe e se importa com eles. Essa atenção dada à audiência é convertida em valor para a sua marca simplesmente pela reciprocidade.

5. Promova seu perfil

Não adianta só criar uma conta e esperar as pessoas aparecerem espontaneamente. Para começar a ter sucesso no Instagram será preciso divulgar bastante o seu perfil, inclusive em outras redes sociais.

Além de incluir os botões “seguir” e “compartilhar” do Instagram nos conteúdos do seu site e na assinatura dos e-mails, existem estratégias muito eficientes para conseguir destaque, como a parceria com influencers. Contas badaladas do Instagram são sempre visadas por empresas que desejam atrelar a sua marca a pessoas muito prestigiadas pelo público.

Quais são os melhores tipos de conteúdos para o Instagram?

Como você vê, o Instagram oferece muitas possibilidades, mas esse grande leque de opções acaba deixando muita gente confusa na hora de decidir o que postar. Somente os testes e o monitoramento das postagens ao longo do tempo poderá orientar devidamente o seu marketing nas redes sociais, mas existem alguns tipos de conteúdo que costumam fazer muito sucesso por lá.

Dicas e curiosidades

O que todo ser humano do século XXI faz quando tem alguma dúvida? Ele pesquisa na internet! Dicas práticas para o dia a dia, receitas, pequenos reparos domésticos, curiosidades e demais conteúdos nesse formato estão sempre em alta nos blogs e nas mídias sociais.

Uma sugestão aqui é trabalhar os micro-momentos!

Promoções e sorteios

As pessoas estão sempre buscando alguma vantagem, seja ela na forma de descontos, seja na forma de brindes ou prêmios. Essa é uma excelente forma de promover o seu perfil, incentivando seus seguidores a compartilharem seu conteúdo ou trazerem novas pessoas para o seu perfil em troca de algum bônus ou participação em sorteios.

Frases inspiradoras

Há quem diga que é um clichê, mas o fato é que as pessoas adoram clichês! Frases, imagens e vídeos inspiradores estão sempre em alta nas redes sociais, gerando um engajamento considerável. Só tome cuidado para não exagerar e fugir do foco da sua estratégia online.

Conteúdo do público

Incentive as pessoas a publicarem fotos ou vídeos no Instagram utilizando ou comentando sobre seus produtos e serviços com alguma hashtag relacionada à sua marca. Em seguida, reposte as melhores publicações com os devidos créditos ao autor. Seus seguidores ganharão um momento de fama e sua empresa ganhará engajamento.

Realidade do negócio

Como já destacamos, humanizar a sua marca é essencial para conquistar a audiência. Uma ótima maneira de fazer isso é revelar a realidade do seu negócio, ou seja, levar as pessoas para dentro da rotina da empresa e apresentar quem está por trás dela.

O que é o Instagram Ads, como funciona e como anunciar no Instagram?

O Instagram foi lançado em 2010, mas só em 2015 a rede social deixou de ser apenas um espaço de compartilhamento de imagens para se tornar uma ferramenta de negócios. Surgiu, então, o Instagram Ads: a plataforma de anúncios do Instagram na qual as postagens patrocinadas podem ser criadas e veiculadas.

Esses anúncios podem ser desenvolvidos em diferentes formatos, se diferenciando apenas pelo termo “patrocinado” exibido no canto da tela — tal como acontece no Facebook ou no YouTube.

Qualquer empresa pode anunciar no Instagram desde que a publicação esteja condizente com as regras da rede social. O valor mínimo de uma postagem pode variar entre US$1 e US$5.

O mais recomendado, no entanto, é que as empresas iniciem com valores menores e aumentem o investimento gradualmente, à medida que novos dados de engajamento forem gerados e já exista alguma familiaridade com a audiência. Essa conduta pode evitar gastos desnecessários.

Como utilizar o Instagram Ads?

É hora de aprendermos, na prática, como utilizar o Instagram Ads. Confira!

Acesse o Gerenciador de Negócios

Antes de qualquer coisa, para começar a anunciar no Instagram será preciso ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Se você já anuncia no Facebook, basta logar, mas se está começando agora, será preciso criar uma conta.

Configure a sua conta do Instagram

Para começar a desenvolver anúncios para o Instagram, é necessário associar a sua conta do Instagram ao Facebook. Se ela ainda não estiver associada, basta acessar o painel do Gerenciador de Negócios, clicar em “Contas do Instagram” e realizar o cadastro.

Crie uma campanha

Após configurar a sua conta, acesse o painel do Gerenciador de Negócios e clique em “Criar campanha” para criar os seus anúncios. Primeiramente será preciso definir o nome do seu grupo de anúncios e o objetivo.

Defina o orçamento

Em seguida, você escolherá o orçamento e o tempo de veiculação da campanha — que dependerá do seu objetivo. O pagamento é feito antecipadamente por boleto ou cartão de crédito (cujos dados deverão ser informados no cadastro do Gerenciador de Negócios), e os valores pagos serão convertidos em créditos para divulgação.

Segmente o público

Você precisa anunciar para as pessoas certas, por isso essa etapa é muito importante. O Facebook disponibiliza diversos critérios de segmentação, tais como idade, gênero, localização, interesses, dispositivo de acesso, entre outros. Selecione as características que mais se aproximam do seu público.

Configure o posicionamento

O Gerenciador de Negócios permite que você anuncie no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo. Embora isso pareça uma opção prática, não é recomendável — exceto em casos muito específicos, uma vez que as duas redes sociais são muito diferentes.

Para anunciar apenas no Instagram, é preciso acessar a opção “Editar posicionamentos” e desmarcar as demais opções de veiculação.

Crie um anúncio

Agora você já pode criar o seu anúncio a partir do zero ou impulsionar alguma postagem já publicada. Se for o primeiro caso, será preciso escolher o formato (foto, vídeo ou carrossel) e fazer o upload dos arquivos.

Em seguida, você deve inserir a descrição do anúncio no box indicado e selecionar o Call To Action mais apropriado para os objetivos da campanha. O Instagram Ads oferece várias opções diferentes de CTA, como “Solicitar agora”, “Reservar agora”, “Fale Conosco”, “Saiba mais” e vários outros.

Revise o anúncio e publique

Após configurar todas as etapas do anúncio, você poderá revisá-lo pela última vez. Verifique se todos os dados estão corretos e se a exibição é agradável em todos os tamanhos de tela em que ele será exibido. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Publicar” e pronto, seu anúncio foi criado!

Caso prefira, você também pode criar anúncios no Instagram Ads diretamente pelo Instagram, que oferece uma interface bastante simples e intuitiva. Para isso, é necessário que seu perfil na rede social seja “Business”.

Quais métricas é preciso analisar?

Quando o assunto é marketing digital, não podemos deixar de falar em métricas e monitoramento. Para auxiliar no estudo das suas campanhas, separamos algumas métricas valiosas para medir o desempenho do seu marketing no Instagram.

Taxa de crescimento de seguidores (reais)

O ideal é que a sua marca tenha cada vez mais seguidores, mas não cometa o grave erro de comprar audiência. De nada adianta ter milhões de seguidores se eles não se interessam e não interagem com suas postagens.

Taxa de engajamento

Ideal para medir a porcentagem de seguidores que realmente interagem com o seu conteúdo, ou seja, a qualidade da sua audiência.

Média de engajamento por post

O engajamento das publicações pode variar bastante, mas estabelecer uma média é importante para avaliar o desempenho geral da estratégia.

Cliques nas URLs

É interessante medir o desempenho de cliques tanto na URL da sua bio no Instagram quanto nos CTAs. Isso permite identificar o interesse da audiência pelo seu negócio e também testar as diferentes opções de chamadas.

Crescimento das hashtags

Essa métrica tem o objetivo de monitorar o conteúdo gerado pelos usuários, e pode ser obtida fazendo pesquisas regularmente pela própria marca e termos de referência.

Melhores hashtags

As hashtags utilizadas nos seus posts podem apresentar resultados de engajamento diferentes, por isso é importante identificar aquelas com melhor desempenho para priorizá-las em futuras publicações.

Melhor momento para postar

Analisando o engajamento das postagens é possível definir os melhores dias e horários para postar.

Você pode monitorar várias dessas métricas manualmente, mas o mais recomendável é que você utilize softwares de gestão de redes sociais para obter informações mais precisas.

Quais são os piores erros de marketing no Instagram?

Por fim, mas não menos importante, destacamos também alguns erros graves que podem comprometer o seu marketing no Instagram. Fique de olho!

Não se planejar

O Instagram é uma rede social que promove uma interação muito próxima, portanto, é preciso conhecer muito bem o público que você pretende interagir e não pecar na linguagem digital.

Não definir diretrizes

Uma estratégia de marketing precisa de um alvo, um objetivo claro para as ações realizadas. Caso contrário, a sua audiência pode ficar confusa ou dispersa.

Não exibir um link no seu perfil

Lembre-se que um dos propósitos do marketing do Instagram é fazer com que seus seguidores cheguem até o seu canal principal (seja ele um blog, um site ou um e-commerce).

Deixar a conta no modo privado

É como chegar em uma loja e dar de cara com as portas fechadas. Mantenha o seu perfil público para que as pessoas possam ver os conteúdos postados.

Repetir muitas postagens

Tudo bem repostar algumas publicações com um considerável intervalo, mas isso não deve ser uma prática constante, pois pode cansar os usuários.

Demorar para responder mensagens e comentários

Essa demora pode ser percebida como abandono ou desinteresse, comprometendo a reputação da empresa.

Dar mais foco à quantidade do que à qualidade

Manter um bom número de postagens é importante, mas desde que a qualidade não seja comprometida.

Usar hashtags incorretamente

Exagerar no número de hashtags por post, criar hashtags longas demais ou utilizar termos desconexos são erros que podem prejudicar a sua estratégia.

Postar em horários errados

Isso significa perda de dinheiro. Estude o seu público e a sua concorrência para definir os melhores dias e horários de postagem.

Comprar seguidores

Como citado no tópico anterior, essa prática não só é ineficaz para o engajamento como pode ser percebida pelos usuários, que desconfiam da discrepância entre o número de seguidores e a baixa interação nas postagens.

Não explorar os diferentes recursos do Instagram

O público do Instagram gosta de novidades, por isso é importante diversificar o formato dos conteúdos, utilizar emojis e explorar os demais recursos da plataforma.

Exagerar na publicidade

O Instagram Ads é uma ótima ferramenta para promover marcas, mas deve ser usado com parcimônia como qualquer outro recurso de publicidade. As pessoas recebem muito anúncios diariamente e tendem a evitá-los quando são excessivos.

A grande mudança promovida pelas redes sociais foi a possibilidade de empresas e consumidores conversarem como amigos. Hoje, as marcas fazem parte da rotina das pessoas, e o Instagram oferece uma grande oportunidade para as organizações se aproximarem do seu público de uma maneira prática e intuitiva.

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