O marketing deve ser terceirizado por completo ou só alguns serviços?

Que trabalhar a comunicação do negócio é fundamental, isso todo gestor sabe. Sobretudo nos dias de hoje, nos quais as pessoas estão imersas em um verdadeiro oceano de informações. Surge, então, a grande dúvida: contratar uma equipe interna ou procurar um time de marketing terceirizado? E quando essa for a melhor opção, o ideal é terceirizar todos os processos ou apenas algumas funções?

Se está planejamento a gestão de comunicação da sua empresa, e precisa lidar com tais decisões, você chegou ao lugar certo. Neste artigo, vamos destacar os principais fatores para se levar em conta ao decidir se vale a pena terceirizar os serviços de marketing com agências, parceiros ou modelos de negócios mais enxutos, como o HUB.

De antemão, é bom deixar claro que essa questão é muito relativa. Cada caso é individual, não existe nenhuma receita pronta (até porque o velho marketing puramente operacional ficou no passado). O que, na verdade, precisamos fazer é descobrir quais são as características e as necessidades específicas de cada empreendimento. Quer entender tudo isso melhor? Então continue a leitura!

Qual é a realidade do seu negócio?

Partindo do essencial, é evidente que grandes corporações precisam aplicar mais recursos em comunicação para atingir um público maior e mais diversificado. Assim como pequenos estabelecimentos ou negócios muito especializados podem trabalhar o marketing de uma maneira mais focada, centrada em consumidores com um perfil específico (personas).

Negócios distintos têm necessidades, objetivos e demandas diferentes e, logo, necessitam de estratégias de marketing específicas. Aqui no HUB Criação, por exemplo, sempre começamos com uma boa conversa e um diagnóstico de marketing detalhado para entender, de fato, o que cada cliente precisa.

Entendidas as particularidades do negócio, temos um direcionamento definido para as futuras decisões tomadas, inclusive se devemos investir em um departamento próprio ou optar por fazer o marketing terceirizado.

Você precisa de ajuda?

Profissionais autônomos ou liberais e até algumas empresas costumam iniciar trabalhando a comunicação sozinhos e, dependendo do tipo de empreendimento, até conseguem tocar os negócios dessa forma.

No entanto, além de exaustivo, isso não é sempre viável. Comumente empresas de médio e pequeno porte não apresentam profissionais de marketing especializados em seu quadro de funcionários.

São organizações que cresceram, pouco a pouco, a partir do esforço dos seus proprietários que não estão acostumados a delegar tarefas muito importantes, como desenvolver novos produtos ou gerenciar o conteúdo anunciado.

Geralmente a busca por uma solução externa só acontece quando as tarefas da empresa consomem quase todo o tempo dos dirigentes. É a partir dai que a contratação de especialistas ou a terceirização de serviços deixa de ser uma opção para se tornar uma necessidade (muitas vezes urgente).

Contratar ou terceirizar?

Não são todos os empresários que têm meios de arcar com uma equipe de marketing própria. Uma opção nesse caso seria contratar um profissional generalista, o famoso “faz tudo” da comunicação.

Por outro lado, ao contratar uma agência ou HUB você terá à sua disposição um time completo trabalhando em prol do seu negócio, o que, naturalmente, vai gerar ações de melhor qualidade.

Há quem diga, entretanto, que profissionais externos, por não viverem a realidade da organização, não conseguem transmitir os ideais e os valores da marca de forma autêntica, porém isso é muito relativo.

Em empreendimentos bastante específicos, ou quando o próprio empresário é o negócio, uma comunicação direta pode ser mais eficiente, mas isso não significa que em outras etapas não se possa optar pelo marketing terceirizado.

Outro ponto é que, em muitos casos, um observador externo é capaz de enxergar detalhes que passam despercebidos por sócios e colaboradores, justamente por estarem focados exclusivamente em seu negócio.

Já as empresas de comunicação acompanham as estratégias e os resultados de diferentes tipos de empreendimento, e esse conhecimento pode ser usado para favorecer a sua empresa.

Até onde o marketing deve ser terceirizado?

Soluções mistas podem funcionar bem. Você pode contar com um profissional para gerenciar o marketing nas redes sociais e um time externo de produtores de conteúdo, composto por freelancers ou funcionários de uma agência, por exemplo.

Da mesma forma, é também possível contar com uma equipe interna de marketing digital e uma externa encarregada da publicidade e propaganda. Ou seja, não existe um critério definido para isso, o importante é assegurar que os dois lados trabalhem em sintonia, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

A questão é: o que a sua empresa é capaz de entregar sozinha e com qualidade? Quanto ao restante, não hesite em terceirizar.

Todavia, uma organização também pode optar deliberadamente pelo serviço terceirizado, mesmo quando há recursos disponíveis para manter um departamento próprio.

Determinados tipos de serviço de comunicação são viáveis apenas para empresas de publicidade. Podemos destacar também a redução do custo operacional, já que as atividades serão realizadas fora da empresa, além da possibilidade de entregar mais foco ao negócio em si, uma vez que as demandas do marketing estarão sob a responsabilidade de outros profissionais.

É melhor terceirizar o marketing com uma agência ou um HUB?

O marketing engloba uma grande lista de funções tanto fora quanto dentro da internet. Podemos citar o branding, a produção de conteúdo, o SEO, a configuração e gerenciamento de blogs e sites, a gestão de mídias e redes sociais, além das campanhas e demais ações offline. Estamos falando de estrategistas de marketing, social media, designers, redatores, revisores, editores, publicitários, entre outros.

Como cada uma dessas funções é bastante particular e demanda muitas horas de trabalho dedicado, ainda que o colaborador generalista seja muito competente, especialistas tendem a entregar resultados mais relevantes devido à maior experiência, familiaridade com suas respectivas áreas de atuação e o fato de poderem desempenhar suas funções de maneira exclusiva.

A vantagem das agências, portanto, é que elas entregam um verdadeiro “pacote” de serviços à disposição da sua empresa, mas podem cobrar valores muito altos por isso. As consultorias de marketing, por sua vez, entregam bons planejamentos, porém deixam a desejar em qualidade prática.

Foi pensando em todos esses fatores e adequando o nosso trabalho às mais recentes exigências do mercado que criamos o HUB Criação, um modelo de negócios baseado em parcerias. Nós acreditamos que concentrar profissionais altamente capacitados em suas áreas é a melhor maneira de obter os melhores resultados pelo menor custo possível.

O HUB, portanto, é um grande departamento de Customer Success no qual as necessidades de cada cliente são descobertas e analisadas, estratégias são desenvolvidas e os melhores especialistas são selecionados. Todo o trabalho é colocado em prática e monitorado constantemente para que o nosso principal objetivo seja alcançado: o sucesso do cliente!

Se a sua empresa pretende investir em uma solução de marketing terceirizado, fale conosco e descubra o que o HUB Criação pode fazer por ela!

banner-ebook-mkt-resultadoPowered by Rock Convert