As 10 tendências marketing digital mais comentadas internacionalmente

De acordo com a consultoria americana Gartner, a transformação digital deixou de ser um experimento para ocupar o mainstream dos mais variados tipos de negócio. Apenas 4% das empresas consultadas não farão investimentos na área, e o data driven é uma as principais tendências do marketing digital entre várias outras que apresentaremos neste artigo.

Como apontado por Philip Kotler, estamos vivendo a era do Marketing 4.0, na qual migramos, gradualmente, das iniciativas tradicionais para as plataformas digitais. Qualquer profissional da área reconhece as imensas mudanças ocorridas nos últimos anos, e a expectativa é que as próximas inovações nos surpreendam ainda mais.

Se deseja sair na frente e saber de antemão as principais tendências do marketing que já estão sendo comentadas lá fora, este post foi feito especialmente para você. Continue a leitura e confira!

1. Fortalecimento do omnichannel

O consumidor multitelas está ganhando o mercado e para prender a atenção dele é preciso marcar presença em vários canais simultaneamente.

De acordo com a Buy Online & Pick up in Store, 75% das companhias americanas já dizem ter implementado algum serviço omnichannel e outras 15% afirmam já contar com um plano para aplicá-lo.

O desafio, no entanto, não está na criação de plataformas digitais, mas na gestão centralizada dos dados, uma demanda que deve aumentar a procura por profissionais especializados.

2. Micromomentos são as novas janelas de oportunidade

Um dos grandes esforços empregados pelas empresas consistirá em criar meios para não serem ignoradas pelos consumidores, e os micromomentos representam uma oportunidade cada vez mais valorizada nas estratégias de marketing justamente por isso.

Os consumidores americanos já passam cerca de 3 horas e 35 minutos por dia em seus smartphones, segundo a pesquisa Mobile Time Spent 2018 realizada pela eMarketer, e esse já é o principal meio de consulta na internet.

Organizações que conseguirem entregar o que os usuários precisam, no breve momento em que procuram, desfrutam de uma oportunidade extra para ganharem a atenção dos seus clientes.

3. Buscas por voz rumam para a liderança nas pesquisas

De acordo com a TheeDesign, entre as 3,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google todos os dias, quase um terço já é realizado por voz, e a estimativa da ComScore é que, até 2020, essa possa ser a principal modalidade de buscas.

Os famosos assistentes Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Google Assistant aprimoraram significativamente o seu reconhecimento de voz, tornando essa funcionalidade muito mais atraente para os usuários nos últimos anos.

Esse novo comportamento pode afetar o planejamento da produção de conteúdo, uma vez que as palavras-chave pronunciadas oralmente deverão ganhar maior destaque nas pesquisas.

4. Buscas visuais em desenvolvimento constante

Microsoft, Google e Pinterest estão disputando a liderança na corrida que pretende inaugurar umas das mais novas tendências do marketing digital: a pesquisa visual.

Da mesma forma que os buscadores interpretam as palavras-chave digitadas ou termos mencionados em voz alta pelo usuário, o próximo passo está no aprimoramento da busca de conteúdo a partir de padrões detectados diretamente pela câmera dos smartphones.

Imagine entrar em uma loja, tirar uma foto de uma mercadoria e ter acesso, não apenas aos detalhes do produto, como também à opinião de clientes e ao seu preço nos principais e-commerces do país? Pois essa tecnologia estará disponível em breve nas principais plataformas de busca na internet.

5. Consolidação dos vídeos na vertical

O IGTV no Instagram inaugurou, oficialmente, a criação e a experiência de vídeos na vertical, respeitando a natureza dos smartphones que dominam uma parcela cada vez maior dos acessos à rede.

No Brasil, em especial, a porcentagem de usuários que utilizam exclusivamente o celular para acessar a internet já representa 49% do total de acordo com a pesquisa TIC Domicílios divulgada pelo Comitê Gestor da Internet.

Isso significa que os conteúdos serão cada vez mais voltados para a experiência mobile, não apenas no que diz respeito à visualização de vídeos, mas em todos os aspectos que possam contribuir com a usabilidade desse canal.

6. Do text-first para o visual-first

O público está migrando sua atenção dos textos para o visual, e o recente sucesso do Instagram em detrimento do Facebook ilustra esse fato muito bem.

Isso não significa que os artigos em blogs se tornarão obsoletos, mas a expectativa é que as imagens e os vídeos sejam cada vez mais necessários para prender a atenção da audiência.

O Vídeo Marketing, portanto, é a nova da vez na produção de conteúdo para a internet. Como apontado pelo autor e especialista Marcus Sheridan, até 2019 80% do material online consumido será em formato de vídeo.

7. Realidade Virtual e Aumentada no comércio

Focadas na melhoria da experiência do cliente, muitas empresas já apostam na VR (Virtual Reality ou Realidade Virtual) e AR (Agmented Realitty ou Realidade Aumentada) para elevar o envolvimento dos consumidores com suas marcas.

Imagine experimentar um corte de cabelo diferente simplesmente deslizando opções em uma tela embutida no espelho ou visitar os cômodos de uma casa que ainda nem sequer foi construída? As experiências imersivas dão vida aos produtos e podem auxiliar a decisão de compra ao introduzir as pessoas em um ambiente virtual previamente desejado por elas.

A grande promessa para os próximos anos, porém, consiste na visualização de produtos de um e-commerce, por exemplo, em 360 graus, assim como a disponibilização de conteúdos que também explorem essas possibilidades.

8. Inteligência Artificial mais acessível

Não estamos falando de robôs humanoides controlando computares (pelo menos ainda não). A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) é uma tendência do marketing digital muito popular em softwares de automação, que devem continuar sendo amplamente utilizados futuramente.

Já é possível configurar sites, aplicativos e listas de e-mail para executarem ações específicas de acordo com a interação do usuário, uma solução que reduz significativamente o custo operacional.

Entre os principais recursos baseados em AI, entretanto, são os chatbots com respostas programadas que devem ser cada vez mais vistos nos blogs e sites.

9. As mídias sociais continuam no topo

Como apontado pelo relatório da We are Social, 42% da penetração no mercado já pertence às mídias sociais, o que, em números, representa cerca de 3.196 bilhões de usuários do mundo inteiro.

,As principais tendências do marketing digital no momento são os vídeos, a automação e os influencers, mas é preciso ficar atento aos acontecimentos e às regras estabelecidas dentro de cada mídia e rede social, pois as mudanças são constantes.

O que é importante destacar é que utilizar uma única plataforma não é mais suficiente, uma vez que as pessoas transitam entre várias delas todos os dias. As empresas precisarão redobrar seus esforços para desenvolver conteúdo e ações relevantes em vários ambientes diferentes.

10. Novos investimentos e regulamentações em data driven

O Big Data revolucionou a internet e o Marketing por completos. Há décadas atrás não era possível sequer imaginar as imensas possibilidades que esse tipo de recurso poderia oferecer ao mercado e hoje ele desponta como uma das principais tendências do Marketing Digital.

Entretanto, o uso de data driven continua sendo alvo de discussões importantes ao redor do mundo, e novas regulamentações, como a GDPR na Europa, devem entrar em vigor em outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

Por fim, podemos ressaltar que as empresas brasileiras estão conquistando seu espaço no cenário digital, registrando um crescimento significativo que se manteve estável mesmo em períodos de instabilidade econômica.

As tendências do marketing digital mais comentadas internacionalmente — que você conferiu neste artigo — já estão sendo utilizadas ou implementadas em organizações brasileiras, e os investimentos na área devem crescer 12% até 2021, segundo a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Tudo indica, portanto, que o momento é de grandes expectativas no setor, e as inovações tecnológicas prometem surpreender os consumidores cada vez mais.

Gostou deste artigo? Então continue no blog e confira agora os segredos das marcas mais valiosas do mundo!

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