RD Summit, vale mesmo a pena?

No início do mês de novembro tivemos a oportunidade de participar do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit 2018. Foram três dias de imersão na Disneylândia do marketing digital que você acompanha a seguir.

 
 
 
 
 
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Como é o evento

Palestras e muito conteúdo rico exclusivo

O evento é gigante. A última edição bateu o recorde de 12 mil pessoas! Foram mais de 150 palestrantes, divididos pelos três dias. Cada dia contou com cerca de 40 palestras e 30 horas de conteúdo simultâneo que estavam rolando em 9 palcos diferentes sobre os seguintes grandes temas: Marketing, Conteúdo, Gestão, Desenvolvimento Pessoal, Sucesso do Cliente, Tecnologia, Vendas e Agências.

 
 
 
 
 
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Além do evento presencial, que é o foco desse artigo, também rolou o RD Live Show, um evento online simultâneo ao principal, que transmitiu algumas palestras online e entrevistas exclusivas. Inclusive esse conteúdo (ainda) está online e se você quer ter o gostinho de como é o evento antes de decidir se vai ou não. Lá também tem o resumo das palestras em vários post blogs.

Networking é o que há

Outra oportunidade de ouro do evento é a Feira de Negócios, que conta com expositores do Brasil inteiro, grandes marcas e muita gente realmente especializada em diversos assuntos que envolvem marketing, vendas e tecnologia. Lá você encontra desde plataformas para todas as necessidades até parceiros de negócios para qualquer situação. Trocamos ideias com várias empresas que apresentaram soluções diferentes e bem interessantes para o universo do Hub, logo, vem parceria boa por aí.

Estrutura absurdamente completa

Quando se fala em estrutura, o RD Summit “dá um banho”. Tem de tudo, desde área do cafezinho espresso para aguentar as palestras, até o chopp para descontrair no final do dia. O happy hour é sempre um caso à parte, todo mundo que frequenta o evento fica ansioso para saber qual será o show do final do dia.

 
 
 
 
 
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Sempre surpreendente!

Surpreender é o que a Resultados Digitais faz de melhor. Você já espera ser surpreendido: seja com atrações incríveis, com um atendimento impecável ou com uma estrutura linda. Só quem vive a experiência, entende!

10 lições do #RDSummit pra vida!

  1. Dê valor as PESSOAS, elas são a alma da empresa.Pessoas engajadas, alinhadas por um objetivo em comum e motivadas fazem coisas incríveis juntas (e o RD Summit é um exemplo claro disso).
  2. Tenha SEMPRE um objetivo definido para todas as ações, sejam pequenas, grandes ou médias. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
  3. Qual é o propósito da sua empresa/marca/vida e o que você está fazendo para chegar lá?
  4. Transformação digital. Empresas iniciantes se preocupam com tecnologia, empresas maduras vislumbram cenários.
  5. Trabalho inteligente não é sinônimo de trabalho duro. Os problemas precisam ser resolvidos de forma INTELIGENTE. Trabalhar longas horas não quer dizer sucesso. Às vezes é preciso, mas não pode ser a regra.
  6. ENCANTE o cliente. Ele pode não lembrar de todas as metas que foram batidas, ou dos percalços ao longo do trajeto, mas ele sempre lembrará como foi tratado, principalmente quando ocorreu algum problema (esse é outro ponto que o RD Summit arrasa, experiências inesquecíveis).
  7. O SUCESSO do cliente é o seu sucesso. Por que não trabalhar juntos como uma equipe e parar de tentar encontrar culpados para os insucessos?
  8. CRIATIVIDADE é resolver problemas. Todos somos criativos!
  9. Pense grande comece pequeno. COMECE hoje. É melhor um plano colocado em prática sem estar perfeito do que ótimas ideias guardadas na gaveta.
  10. O mundo mudou e você não pode ficar parado. ATUALIZAÇÃO CONSTANTE é a palavra de ordem.

Como foi experienciar o evento pelos olhos da equipe Hub

Nada melhor que entender a experiência pelos olhos de quem a viveu, então acompanhe a seguir o depoimento do pessoal que esteve no evento.

“Nestes últimos 2 anos participei de vários eventos de marketing no Brasil, entre eles o Proxxima da Meio e Mensagem o Social Media Week SP. O Proxxima é o evento com tudo o que os publicitários gostam, é um evento glamuroso e motivador. Já o Social Media Week é um evento com muito conteúdo rico e atualizado. E na minha opinião o RD Summit se destaca pois consegue unir dois pontos principais dos eventos que citei acima: é um evento gigante em termos de conteúdo extremamente qualificado e ainda consegue ser um evento glamuroso comparado aos eventos do mercado publicitário. Em 2017 eu já havia participado sozinho e a experiência foi tão rica que em 2018 eu quis levar a equipe do Hub comigo, para vivenciar tudo e isso. E o resultado não foi outro, saímos de lá motivados, com a cabeça explodindo de ideias e com muita vontade de colocar tudo em prática.”

Thiago Filomeno. CEO do HUB

“Sobre o RD Summit 2018, creio que ficam ótimas impressões. Foi meu primeiro RD Summit, então, vi um evento de grande porte, muito bem organizado, com uma equipe altamente engajada. Esta talvez seja a primeira lição: fazer bem aquilo que se propõe, e a RD consegue. Segundo, a oportunidade de ter, em um mesmo evento, conteúdos de diferentes apelos, desde os mais técnicos até os que podem entrar na categoria de entretenimento. Isso foi muito bacana. Especificamente das palestras que assisti, duas me chamaram a atenção. A primeira, do Rafael Albertoni, da SBCopy, falando sobre copywriting, do copy como técnica, com objetivo bem claro. Lembro dele ter destacado um ponto, que é a necessidade de criar uma conexão com a audiência, e que isso tem muito mais a ver com o aspecto emocional do que o racional. Quando a publicidade saltou do tradicional para o digital, num primeiro houve uma prevalência do racional, que tem muito mais a ver com os cálculos e algoritmos da vida. Pra quem vem da propaganda tradicional, como eu, a importância do emocional sempre foi clara e, agora, parece, tem-se uma retomada disso na comunicação digital. Aliás, isso é outro ponto que me chamou a atenção: a quantidade de palestras voltadas ao aspecto comportamental, quase que equivalente às palestras mais técnicas. Ou seja, o marketing digital está resgatando algo que sempre foi essencial no marketing tradicional: entender o ser humano e o que o leva a decidir. E isso, mesmo os melhores algoritmos ainda têm dificuldade em prever e entender. Ponto pro ser humano! Por isso outra palestra acabou me chamando a atenção, que foi a da Camila Renaux, sobre Instagram. Embora o tema da palestra dela tenha sido bem introdutória, teve uma fala dela que se destacou: ainda que os números sejam importantes (seguidores, visualizações, interações etc.), aos poucos a “relevância” vem ganhando mais “relevância”. É a qualidade se sobrepondo à quantidade.  No geral, o bacana do RD Summit é trazer temas mais aprofundados em conjunto com os “cases” de sucesso, que é o mais comum em outros eventos.

Sandra Spricigo. Criativa do Hub.

“O RD Summit 2018 foi marcante. Nunca participei de um evento com esse formato, onde vários palestrantes de alto nível apresentam conteúdos ricos nas áreas de marketing digital, vendas e desenvolvimento pessoal. Consegui observar o avanço das tecnologias para o bom desenvolvimento organizacional, melhorando e atualizando os processos dentro e fora da empresa, sempre buscando resultados e melhorias para entregar ao cliente, com procedimentos bem definidos e alinhados. Um ponto que achei bem interessante foi a importância de valorizar a equipe de trabalho, buscando o engajamento de todos para o bom funcionamento interno. Este foi um tema muito mencionado no evento: uma equipe treinada, alinhada, visualizando os objetivos da empresa, vai trazer bons resultados a curto prazo. A questão do PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO foi um tema bem discutido. Cerca de 60% das ideias ficam nesse planejamento, e a execução acaba ficando para trás, por isso a importância das definições de metas. As mudanças dentro das empresas devem começar onde o impacto é maior. Isso vai gerar trabalho? Sim, porém é a forma de se ajustar a novos formatos, possibilitando novos desafios à todos. Para finalizar, algumas palestras informaram como a área do Customer Success é importante na condução dos clientes dentro da empresa, acompanhando a jornada do cliente,  alinhando os objetivos e verificando as métricas e as tendências é de um chun baixo, possibilitando uma entregabilidade de acordo com o combinado.”

Jacides Laureano Jr. Coordenador e Customer Success no Hub.

“Quero agradecer profundamente a oportunidade. O evento foi animal. Atacamos o RD Summit por todos os lados, conseguimos juntos, assistir quase a totalidade das palestras.”

Fabiano R. Sousa. Criativo no Hub.

“As lições que posso tirar do RD Summit 2018 é que o Hub está indo pelo caminho certo. Temos muito trabalho pela frente, mas também muita vontade de fazer acontecer. Esse #RDSummit com certeza será inesquecível. Eu já tinha participado em duas outras edições anteriores, mas essa foi especial pra mim. Pela equipe querida e parceira do @hubcriacao que me proporcionou a oportunidade de participar mais uma vez do evento. Pelo evento impecável e pelos palestrantes maravilhosos que tive o prazer de assistir e me inspirar. Esta também foi a primeira vez que fiz conteúdo em tempo real, fazendo uma “mini cobertura” de um evento diretamente pelo Instagram Stories. Foi algo muito desafiador, mas particularmente gostei muito do resultado final, pois consegui aprender nas palestras e ao mesmo tempo passar essas impressões e ideias para os nossos seguidores em real time.”

Sandra Grohskopf. Social Media no Hub.

Mas então, vale a pena mesmo?

Se você chegou até aqui, acreditamos que você já tenha formado uma opinião sobre o assunto. Mas resumindo, a nossa visão ao final dessa maratona, dias depois de fazer muitas reflexões e aplicar os conhecimentos obtidos do dia a dia do Hub é que vale o investimento. Tanto de dinheiro, quanto de tempo. É um evento de porte internacional que faz uma mistura incrível de conteúdo de qualidade extremamente atualizado, networking de alto nível e interatividade.

#DicaBônus1

Essa dica é pra você que não foi porque achou muito caro! Programe-se e garanta os ingressos já nos primeiros lotes, assim você garante a presença nesse baita evento com um precinho mais camarada. Outra dica é fazer a compra em grupos, também tem desconto. #chamaozamigos.

#DicaBônus2

Se você chegou até aqui dá um crédito pra gente vai… Fizemos uma cobertura bem bacana dos três dias de evento lá no nosso Instagram. Salvamos nossa jornada nos destaques dos nossos Stories. Segue lá @hubcriacao. Esperamos você!

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Social Media do HUB Criação.

Apaixonada por gatos tanto quanto marketing digital.