O que você pode aprender sobre inovações com Nassim Nicholas Taleb

Você sabe qual é o exato oposto do conceito de fragilidade? Muitas pessoas pensam que seria algo como resistência, robustez ou resiliência. Mas o pensador Nassim Nicholas Taleb desafiou o mundo a pensar um passo além desta resposta fácil que nos vem na cabeça. Para Taleb, o oposto de fragilidade é a antifragilidade — e este conceito tem algo a nos ensinar sobre verdadeiras inovações.

Antifragil
Livro: Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos. Autor: Nassim Nicholas Taleb

Quando o seu negócio já está estabelecido, você começa a criar uma tradição para a sua marca e para os seus produtos e serviços. Mas com o passar do tempo, e principalmente nos tempos atuais, somente a lembrança de que você existe não é suficiente para cativar o público em geral. Mais do que resistir às mudanças, é preciso melhorar com os choques que você vai sofrendo com as exigências e contextos do mercado.

O livro de Taleb não é necessariamente sobre gestão de empresas, sobre criação de produtos ou sobre metodologia de serviços. Mas o que Taleb ensina sobre a tomada de decisões de forma geral pode ser reduzido pragmáticamente ao que nos interessa aqui neste blog. O insight de Taleb sobre mudanças é valioso para quem deseja trazer o caráter de aprimoramento para o conteúdo consolidado pela tradição que se deseja estabelecer.

Você deseja mais do que longevitude — deseja ser referência na hora de inspirar sentido no mundo através do que você tem para oferecer? Então aprenda com este livro algumas coisas sobre como ser uma luz para os outros durantes as crises que você e todos os demais naturalmente enfrentarão, seja qual for o setor em que você atue. Aprenda a tornar-se antifrágil: