Black Friday? Ainda dá tempo de ser criativo e aproveitar a oportunidade

Já se tornou tradição para o brasileiro ficar de olho na Black Friday! Todos os anos vários artigos e vídeos são feitos sobre o assunto. Sendo contrário ou a favor, o fato é que todo mundo dá aquela espiada no que está sendo ofertado no dia. O evento é uma oportunidade para você se destacar e ser lembrado. Engana-se quem pensa que a única coisa que se deve fazer para cativar o cliente é diminuir os preços no dia marcado.  Como sempre fazemos aqui no HUB, andamos investigando algumas ações extras que você pode realizar para que a sua estratégia para a data seja mais efetiva.

Loucura na Black Friday.
Loucura na Black Friday.

Qual é a intenção de compra do seu perfil de consumidor?

Numa pesquisa feita em parceria entra a Social Miner e a MindMiners, ficou claro que as expectativas, que já eram altas para o ano passado, neste ano aparentam manter um saudável crescimento. Mesmo com uma marcante preocupação com a veracidade dos descontos, as pessoas estão motivadas a gastar na data, caso encontrem promoções que justifiquem tirar o escorpião do bolso.

Com os dados da pesquisa, você pode comparar as suas personas-alvo aos tipos de perfil elencados nos resultados obtidos pelos institutos citados. Se o seu serviço ou produto não está em alta nas intenções de compra, você pode se fazer valer disso para dar a volta por cima e demonstrar que as pessoas deveriam, sim, prestar atenção no que você está oferecendo. Caso o seu perfil esteja em alta, é só correr para o abraço!

Mas… e como não decepcionar o cliente?

 Como falamos, não é só o desconto que vai cativar a pessoa. As ofertas são muitas nesta data. Claro, preços imbatíveis e espantosos com certeza são um destaque em si. Mas a aproximação e a forma com que você introduz o evento ao seu cliente são essenciais.

Numa outra pesquisa do G1, descobrimos que o principal motivo levantado para a dúvida na hora da compra é a descrença da veracidade do preço que está sendo oferecido. Que tal, desde já, demonstrar para o seu consumidor que o seu negócio é sincero no que oferta? O trabalho de convencimento deve ser feito por todo o ano. A transparência nos custos e benefícios é a principal ferramenta na hora de buscar contrastar ofertas e adicionais em eventos específicos.

Esta transparência e sinceridade é uma arma não só na hora de fazer valer a sua ação na Black Friday, mas também na hora de realizar qualquer outra ação que envolva uma diferenciação limitada no que você oferece. A Black Friday está aí, mas o seu mindset deve ser moldado permanentemente.

O que dá para fazer de imediato para vender agora e criar uma boa relação no futuro? 

O momento é ideal para ousar e abusar das estratégias que você já deve estar realizando no seu trabalho. Na Black Friday, todo adicional é um ponto que a somar no convencimento para a venda.

É a hora de oferecer com exclusividade aquele curso especial que estava reservado para ser lançado numa data específica. O momento interessante para lançar um novo produto ou serviço que complemente o seu sucesso de venda atual — para dar aquele desconto num produto estratégico para o seu consumidor e demonstrar como esta compra vai impulsionar outras áreas da sua relação com ele.

São várias as ferramentas que você pode estar utilizando no seu negócio digital.  Trackers de ações do cliente no seu site. Plugins que listem quais foram as coisas que este cliente quase adquiriu, mas, na hora H, desistiu. Relatórios que demonstrem um padrão de consumo bem delineado e personas recorrentes bem caracterizadas? O conhecimento de quais são as ofertas que normalmente atraem perfil X ou Y e qual é o comportamento destas personas quando são impactadas nas suas redes sociais ou ações diretas. As informações e tecnologias de análise, controle e categorização de hoje são inúmeras, e todas elas geram múltiplas possibilidades estratégicas.

O bacana de uma data como esta é que você efetivamente pode combinar tudo o que está fazendo durante o ano sem parecer uma extravagância. A chave da sinceridade aliada aos dados que você já tem e à criatividade na hora de somar ações é a estratégia para o sucesso. Recomendamos o artigo “Black Friday: 11 ações de última hora para vender mais na data”, da nossa parceira Resultados Digitais para mais ideias pontuais de como se preparar para o próximo dia 23.

Vamos lá, pois ainda dá tempo. E não esqueça de aproveitar os resultados desta ação para alavancar alguns mindsets que farão a Black Friday do ano que vem deixar de ser uma preocupação para tornar-se uma continuidade natural do seu negócio!

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