O que você pode aprender sobre hábitos com Charles Duhigg

O quanto o nosso comportamento é fruto de uma vontade, e o quanto é fruto de um padrão que estabelecemos e já nem sabemos o motivo? Se existe um meio termo entre estas duas coisas, podemos dizer que a chave para a compreensão de nossas ações cotidianas está nos hábitos que cultivamos? Existe uma diferença essencial entre maus hábitos e bons hábitos, ou é tudo uma questão de controle que devemos aprender a conquistar?

Se você é uma pessoa motivada a aprimorar o seu cotidiano — ou seja, você é alguém que se preocupa com metas, com objetivos e com desenvolvimento —, é preciso saber como transformar os comportamentos viciosos em escolhas e rotinas virtuosas. Na teoria é fácil, mas como fazer isso na prática?

livro-o-poder-do-habito-charles-duhigg
Livro: O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios. Autor: Charles Duhigg

O livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, baseando-se em pesquisas feitas por psicólogos e neurologistas, nos apresenta exemplos e dicas bastante práticas para nos ajudar a entender o processo de formação dos hábitos e como eles se relacionam ao funcionamento de nosso cérebro. Explica também como isso se solidifica em nosso sistema, tornando-nos conscientes das repetições de padrões comportamentais. Por meio deste reconhecimento, o livro ensina como podemos tomar as rédeas de nossos hábitos.

Os três componentes constituintes de nossos hábitos, segundo Duhigg, são: 1) a sugestão de uma situação específica é disparada por um gatilho; 2) esta sugestão instaura uma rotina no seu comportamento presente; 3) isso se transforma em hábito ao lhe conferir uma recompensa, um sentimento breve de sucesso por ter dado vazão ao seu desejo temporário.

Isso faz de você um escravo dos hábitos? Não! Por mais que os hábitos nunca desapareçam, você pode modificar o seu comportamento em benefício próprio, em benefício de alguma meta, ou em benefício de outra pessoa ou de um grupo de pessoas.

A questão é reconhecer que todos nós carregamos uma mala cheia de más ações que repetimos sem prontamente perceber e de ideias cujas origens não conseguimos mais rastrear facilmente. Sejam hábitos que se manifestem fisicamente, ou hábitos de pensamento, é sempre bom tomarmos consciência do que habita em nós para podermos decidir o que fazer no processo de formação da nossa personalidade, dando sentido a nossa volta.

Este livro é uma mão na roda para quem está buscando se desenvolver como pessoa, ou mesmo profissionalmente. Você certamente será alguém melhor e mais autônomo após saber como tomar responsabilidade por suas ações de forma mais integral.

Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais do livro de Charles Duhigg antes de adquirir uma cópia, recomendamos o vídeo abaixo, feito pelo canal Epifania Experiência:

Já leu esse livro? Comente sua experiência.

CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!