O Novo Profissional de Mídia: quem te viu, quem te vê

Sempre que se pensa em publicidade e propaganda, em marketing e em comunicação, é comum saltar à memória a ideia de um ser criativo. Refletindo mais um pouquinho, você poderá começar a pensar que essas coisas todas dependem de um bom planejamento, não é mesmo? E se eu te contar que existe uma camada além no caminho para o sucesso de uma campanha ou marca? Afinal, sem um bom direcionamento de meios, como é que a criatividade e o esforço do planejamento vão florescer?

É por conta de todas as responsabilidades pelas escolhas certas de ação e veiculação que saudamos os meus colegas de profissão, os profissionais de Mídia, por serem justamente aqueles que buscam saber tudo sobre os meios para espalhar as boas mensagens que fazem parte de nossa profissão como um todo.

O Profissional de Mídia também planeja!

Isso mesmo! Parte do planejamento é feita por esse profissional, já que ele é o principal responsável pelos planos de veiculação. Ele deve conhecer todas as possibilidades e canais por onde a sua imagem e as suas ideias, propostas e produtos devem circular. Você quer saber quais são as últimas tendências midiáticas, seja da velha ou da nova geração? Fale com um Mídia que ele vai adorar bater um papo sobre público-alvo, tendências, novas modas, brands e personas; enfim, ele sabe exatamente quem é e onde é que a criatividade está sendo requisitada e observada, e vai te apontar como ir atrás das possibilidades!

O Profissional de Mídia também é criativo!

E como poderia ser o contrário? Se ele entende das tendências, é claro que um bom Mídia vai saber medir precisamente o pulso das boas ideias que estão por aí. Provavelmente, ele segue os canais mais descolados do YouTube, ao mesmo tempo em que acompanha as novidades do Netflix e deixa a TV ligada o dia todo para entender o que é o que está sendo feito hoje em dia. O Mídia provavelmente lê sobre arte, ao mesmo tempo em que lê sobre tecnologias e sabe muito bem como conversar e como questionar tudo sobre estas coisas.

Profissional de Mídia se escreve agora com 3 Hs.

Ainda tem gente que olha para esse profissional com os olhos antigos, daquele cara que servia apenas de ponte entre uma agência, a sua carteira de marcas e os veículos tradicionais de comunicação. Está na hora de rever os conceitos! O Mídia que saudamos aqui é aquele que está pronto para o século XXI: uma mistura de hacker, hipster e hippie. Ele sabe como navegar entre o mundo real e o mundo digital. Ele está antenado no futuro. Ele busca dar sentido e sustentabilidade ao que seus clientes comunicam.

Onde achar o novo profissional de Mídia?

Você vai achá-lo em todos os lugares onde o futuro está sendo construído. A profissão se diversificou tanto que hoje não está nem mais somente atrelada ao mercado de publicidade. Existem Mídias em houses, em agência digitais e em empresas de assessoria. Às vezes com este nome, às vezes com alguma outra alcunha, mas o novo Mídia também está envolvido com desenvolvimento de imagem de novos produtos nas grandes fábricas de tecnologia e também nas pequenas start-ups de novas formas de modificar a cultura e a política de um país.

Você quer fazer um teste? Saia pesquisando por outras postagens que se relacionam com este tema. Quem é que está curtindo as novidades sobre o mercado? Quem é que está compartilhando as novidades, as pesquisas e as críticas mais interessantes sobre o mercado midiático? Quais são as empresas que melhor entendem e dão vazão para uma boa comunicação entre o meio e a mensagem? O que outros veículos estão dizendo sobre isso tudo que está acontecendo nesta área nos últimos 10 anos? E não se esqueça de ficar de olho em nossos canais e redes sociais, pois apostamos que você encontrará outras pessoas que também estão antenadas nas mudanças que estão rolando; sejam outros Mídias ou pessoas que também sabem reconhecer o valor destes profissionais.

O HUB Criação fica honrado de fazer parte dessa história de mudança — e eu mais ainda por fazer parte dessa busca por trabalhar e sempre aprender com os melhores da área, seja direta ou indiretamente. Quer ver o que estamos descobrindo através dessas conversas e interações? Nosso blog está cheio de resultados prontos para serem explorados. Fica o convite!