6 grandes erros que agências de marketing digital cometem com o cliente

Vai contratar uma agência de marketing digital ou está considerando dispensar os serviços da atual para encontrar outra mais adequada? Fazer a escolha certa economiza tempo e poupa a equipe de marketing do estresse de cobranças e decepções. É certo que uma agência é um investimento bastante valioso para a estratégia da sua empresa, portanto, que tal direcionar os esforços para encontrar a ideal?

Mesmo com indicações e bons portfólios, é preciso estar alinhado com a agência. Às vezes, meses podem se passar sem que a equipe de marketing perceba que não fez uma escolha acertada.

Mas uma situação como essa pode ser evitada se você prestar atenção em alguns detalhes logo cedo. Por isso, separamos 6 erros cometidos por algumas agências que podem servir de aviso na hora de escolher os serviços.

1. Planejamento inexistente ou inadequado

Se você vai contratar uma agência de marketing digital que não faz um planejamento adequado antes de levar um projeto adiante, pense novamente. Se ela não faz nenhum plano ou estudo antes de começar o trabalho com o cliente, fique alerta: é aí que você começa a separar o joio do trigo.

É importante que a empresa apresente um planejamento conhecendo o seu público-alvo, seus objetivos, investimentos, prazos, mensuração de resultados e quais ações serão realizadas para atingir as metas propostas. É assim que você perceberá se a agência realmente entende do seu negócio ou apenas está fazendo uma proposta generalista.

Se esse for o caso, vai ser difícil até mesmo seguir o briefing corretamente. Afinal, mesmo com bons profissionais e ferramentas adequadas, a falta de conhecimento das necessidades do cliente vai se refletir em ações com resultados fracos.

2. Orçamento mal dimensionado

Alguns profissionais do marketing não prestam atenção à distribuição que a agência faz do orçamento. Mas é preciso observar quais canais estão absorvendo a maior parte da verba. A estratégia consiste em utilizar a verba inteira no Facebook? Pode haver uma explicação bastante coerente, mas é bom se informar dos motivos.

Se a agência de marketing digital souber encaixar aquela distribuição dentro dos objetivos da estratégia pensada, ótimo. Caso contrário, o seu orçamento poderá estar nas mãos de uma empresa que não tem profissionais e nem um planejamento qualificado.

Sem o dimensionamento do orçamento, até mesmo uma excelente estratégia para o público-alvo pode ser comprometida. Uma ideia boa nem sempre vai adiante sem a verba adequada, por isso, é essencial saber em quais canais a agência está investindo.

3. Desconhecimento da realidade do cliente

Esse erro poderá ser notado na apresentação do planejamento mencionada anteriormente. Quando a agência de marketing digital não entende ou não procura conhecer o público-alvo e a buyer persona, o trabalho será raso.

Como fazer uma estratégia para pessoas que não são adequadas à marca? Para você ter ideia, até mesmo a escolha das redes sociais pode ser ser orientada na direção errada sem o conhecimento da realidade do cliente. Assim, não será possível conectar a marca e os consumidores, o que é perda de tempo e de verba.

Outra questão é que, se a agência não procura conhecer os seus consumidores, ela também não entenderá as necessidades do negócio. A sua equipe de marketing precisa entregar resultados, então é essencial estar alinhada com quem vai traçar estratégias para essa finalidade.

4. Nenhuma mensuração de resultados

Já imaginou fazer uma estratégia bem pensada, investir verba, executá-la conforme o planejado e depois não analisar os resultados? Não faz o menor sentido, não é? Pois bem, mas isso acontece em algumas agências de marketing digital, o que passa despercebido até nas equipes de marketing dos clientes.

Sem ter como comprovar a eficácia da estratégia, como justificar o investimento da verba no seu departamento?  Verifique se a sua agência está repassando métricas como custo por lead, taxa de conversão, ROI (Retorno sobre investimento) e outros KPIs (indicadores-chave de performance) escolhidos para aquela estratégia.

Tenha cuidado para não considerar somente o número de curtidas ou de seguidores como apresentação de resultados. É importante ter um relatório com métricas que vão fazer a diferença para os objetivos do marketing.

5. Valor cobrado muito baixo

Na hora de pesquisar uma agência de marketing digital, pode até ser tentador olhar logo para o preço dos serviços prestados. Mas se você quer otimizar os resultados da sua empresa e atingir as estratégias propostas, vai precisar de um trabalho de qualidade, certo?

Muitas agências cobram pouco para aumentar a carteira de clientes, o que sobrecarrega os colaboradores e afeta a produtividade. Portanto, ao contratar uma agência, não opte pelo valor mais baixo, afinal, quem procura bons resultados, precisa priorizar o desempenho dos profissionais escolhidos.

Busque referências de colegas, analise portfólios e preste atenção às estratégias produzidas. Uma boa agência de marketing digital vale o investimento e mostrará novas possibilidades para a marca.

6. Descumprimento de prazos

Atrasar postagens, início de ações ou a entrega de relatórios indica falta de compromisso e desorganização da agência. Essa situação pode acontecer quando é cobrado um baixo valor para atrair mais clientes do que se pode administrar. Não ter os prazos cumpridos a tempo pode ser uma consequência de contratar um serviço pelo menor preço.

Além de selecionar bem a agência, tem como evitar que isso aconteça? É importante alinhar com os profissionais as datas certas para começar o trabalho. Não adianta cobrar início imediato e depois reclamar de atrasos. Aproveite essa conversa para definir o ciclo de aprovação e os prazos mínimos para entrega de ações e peças pedidas.

O ideal é haver um entendimento de ambas as partes sobre os processos envolvidos. Assim, a equipe de marketing respeitará o período de produção dentro da agência de marketing digital e esta, por sua vez, fará o próprio planejamento pensando nos prazos do cliente.

Uma dica muito importante para melhorar a sinergia entre a equipe de marketing e a agência é cultivar um bom relacionamento com os colaboradores. Além do atendimento, conheça o time que vai executar a estratégia e produzir o conteúdo. Claro que é necessário prestar atenção nos itens mencionados acima, mas conhecer o outro lado é uma oportunidade para conversar sobre as necessidades da marca e desenvolver uma parceria.

Um bom profissional sempre se esforça para fazer um trabalho excelente, mas cordialidade e alinhamento ajudam os dois lados a se sentirem na mesma página, o que só trará bons resultados à marca.

Não conhece nenhuma agência de marketing digital assim? Aqui no HUB temos uma cultura de planejamento, análise de resultados e ainda estabelecemos uma excelente relação com os nossos parceiros. Conheça nossos serviços!

banner-ebook-mkt-resultadoPowered by Rock Convert