Principais novidades anunciadas no Google I/O 2018

Está com pressa? Vá direto ao assunto que deseja ler neste post:

O que é o Google I/O?

  1. Google Assistente cada vez mais inteligente e natural
  2. Auto-completar inteligente no Gmail
  3. Reformulação do Google News
  4. Facilidades para o Google Photos e Google Lens
  5. Novo Google Maps
  6. Lançamento do Android P

E aí, preparado para o futuro?

O que é o Google I/O?

Público presente no Google I/O. 2018
Realizada entre os dias oito e dez de maio, na Califórnia, o evento reuniu mais de sete mil desenvolvedores. Fonte: Google I/O 2018

Você conhece aquela velha piada de que a Google e a Skynet são a mesma coisa? Sendo assim ou não, é no Google I/O que a gente fica sabendo todos os anos o que é que vai nos dominar no futuro. Mas calma, que esta dominação aqui vem para o bem. Esta feira que a empresa prepara anualmente para desenvolvedores e entusiastas tecnológicos tem desde a sua primeira edição — há dez anos atrás — a proposta de avançar a cultura de forma clara e aberta. I/O é justamente de Innovation in the Open.

Aqui o objetivo é mais falar sobre as fronteiras entre o que o Google desenvolve visando a produtividade e resoluções de problemas no mundo real, do que sobre os planos empresariais do Google. A pegada é de sempre empurrar adiante o envelope da cultura global que o Google tem como bandeira de suas empreitadas. E de inovação e pavimentação para novas ideias eles entendem bastante, não é mesmo? Então vem com a gente descobrir o que foi apresentado pela gigante de Mountain View neste ano.

E as novidades anunciadas foram…

1. Google Assistente cada vez mais inteligente e natural

O assistente pessoal do Google foi um dos grandes destaques da conferência. Lançado em 2016, ele chega ao I/O 2018 totalmente remodelado, ainda mais inteligente e próximo ao mundo real. O recurso criado pela Gigante das Buscas para concorrer com a Siri, Alexa e Cortana já está presente em mais de 50 milhões de dispositivos no mundo.

Com a inclusão de 6 (seis) novas vozes o recurso agora apresenta a conversação contínua, mais fluída e com menos interrupções. Através da inteligência artificial (IA) o assistente conseguirá manter uma conversa mais extensa com você e atender aos seus pedidos sem que a necessidade de acionar o “OK Google” a todo momento. Será possível acionar o assistente uma vez e ele continuará na escuta até quando for dispensado.

Conheça as novas vozes do “Google Assistant”:

A sensação do evento foi o Google Duplex que apresenta a relação com a IA em outro patamar. Através da ferramenta você poderá delegar atividades corriqueiras ao assistente, como marcar uma horário no cabeleireiro, fazer a reserva em um restaurante entre outros. O que espanta é a naturalidade e semelhança com a conversa entre humanos. No vídeo apresentado durante a conferência, percebe-se que não é mais possível identificar, pelo som, que estamos falando com um programa de inteligência artificial.

Veja a demonstração feita ao vivo durante a conferência:

2. Auto-completar inteligente no Gmail

Sabe aquele recurso que sugere palavras enquanto escrevemos mensagens no celular? Pois é, ele chegou ao Gmail. O recurso irá prever e sugerir, através de machine learning, palavras e até frases inteiras enquanto você estiver escrevendo um e-mail. Conforme o texto vai sendo escrito, o sistema entende o contexto e sugere uma continuação. Caso essa continuação faça sentido, basta apertar o botão tab e a sugestão é aplicada no texto.

Demonstração do recurso batizado de Smart Compose.
Demonstração do recurso batizado de Smart Compose. Fonte: Google I/O 2018

3. Reformulação do Google News

Até pouco tempo atrás vimos o que o Facebook remodelou seu Feed de notícias para apresentar informações mais relevantes e personalizadas para cada usuário. Agora vemos o Google reformulando totalmente o Google News vindo de encontro ao mesmo princípio: trazer relevância para o usuário.

A repaginação da ferramenta prevê o combate às fake news e permite a personalização dos conteúdos que aparecem para cada usuário. Através da inteligência artificial, o aplicativo analisa, em tempo real, as notícias que estão sendo publicadas na rede, e as organiza em uma linha do tempo, entendendo como cada fato se relaciona criando um contexto para o usuário que está consumindo o conteúdo.

Veja o novo Google News no vídeo abaixo:

4. Facilidades para o Google Photos e Google Lens

Google Photos: Já imaginou colorir uma foto P&B antiga em questão de segundos? Então, essa é uma das novidades apresentadas para o Google Fotos. Também será possível criar efeitos nas fotos, deixando alguns elementos da imagem em preto e branco de forma automática e descomplicada. Além disso, agora ele também será possível “escanear” documentos. Por exemplo, se você tirar uma foto de um documento, o Google Photos conseguirá detectar isso e oferecerá uma opção de correção, para deixar o documento como se tivesse sido digitalizado.

Demonstração do recurso que transforma fotos P&B em fotos coloridas.
Demonstração do recurso que transforma fotos P&B em fotos coloridas. Fonte: Google I/O 2018

Google Lens: O Google Lens, que funciona direto na câmera do celular, também recebeu atualizações.   Agora é possível selecionar palavras através de uma foto de um impresso e transformá-las em um texto editável, que você poderá copiar e colar. O mesmo recurso pode ser aplicado para reconhecer produtos em fotos e buscá-los direto no Google Shopping, mostrando o preço e itens similares, facilitando o processo de compra. E por último, o Google Lens também terá a capacidade de reconhecer os seus amigos nas fotos e irá sugerir que você compartilhe a foto com eles.

Demonstração do recurso que reconhece o texto da imagem e faz automaticamente a pesquisa para o usuário.
Demonstração do recurso que reconhece o texto da imagem e faz automaticamente a pesquisa para o usuário. Fonte: Google I/O 2018

5. Novo Google Maps

A nova versão do aplicativo promete mais interação e pessoalidade. Com o uso de um modo de realidade aumentada, o Google Maps será capaz de usar a câmera do celular e os dados do Street View para apontar as direções até o destino escolhido.

Uso de realidade aumentada diretamente no Street View.
Uso de realidade aumentada diretamente no Street View. Fonte: Google I/O. 2018

Outra novidade interessante é o “match”, que mostrará a sua afinidade com um estabelecimento. Ou seja com base nas suas preferências pessoais e avaliações de outros locais que você foi, o sistema vai determinar uma porcentagem de chance de você gostar daquele lugar.

Demonstração do novo Google Maps.
Demonstração do novo Google Maps. Fonte: Google I/O. 2018

Outro recurso que também chamou a atenção foi a facilidade de fazer planos em grupos. Por exemplo, você e seus amigos poderão fazer uma lista de locais que vocês pretendem ir e ali mesmo no aplicativo cada um poderá “votar” em uma opção, facilitando a escolha do local de encontro. Também está prevista a possibilidade de fazer uma reserva de dentro do próprio app.

6. Lançamento do Android P

Por último, mas não menos importante, foi lançada no evento a nova versão do Android, o Android P, que será um sistema repleto de inteligência artificial, mas que por outro lado, irá priorizar a simplicidade na interface com o usuário.

Vídeo oficial de lançamento da nova versão do sistema operacional:

E aí, preparados para o futuro?

Nos focamos aqui mais nas propostas pontuais da Google, pois sabemos que você gosta de saber de forma exata o que é que vai mudar na sua vida. Mas uma das coisas mais interessantes em acompanhar este evento ao vivo é sempre perceber que por trás de cada decisão da empresa existe uma preocupação com a filosofia que move isso tudo.

Quando um dos CEOs foi falar sobre a utilização de Inteligência Artificial no seu ainda experimental produto chamado Duplex, o cuidado para deixar claro que existe um pensamento ético ali, se conecta com o cuidado que eles sempre tem em posicionar o usuário como o primeiro foco no elo entre tecnologia e usabilidade.

A Google é apaixonada por big data, pela possibilidade de substituição de algumas ações humanas por agentes digitais, e até mesmo por algumas ideias transhumanas. Mas ela quer que nós, como consumidores da marca, nos sintamos seguros ao saber que tudo é feito pensando nas possibilidades futuras que isso tudo trará para nós. Nestes tempos de insegurança perante os “espelhos negros” que estão nos conquistando, é vital para eles não só pensarem nessas questões, mas estabelecerem um diálogo com o seu público.

Se você curte esses temas como a gente, e leu empolgado este texto até aqui, vamos encerrar com a recomendação da série Silicon Valley, que é transmitida pela HBO, e segundo o filósofo Nassim Nicholas Taleb é o local onde você pode melhor aprender como adquirir resiliência se você pretende entrar nestes diálogos sobre inovação e vanguarda digital.

Não é preciso trabalhar diretamente com tecnologia para se sentir convidado a participar dessas conversas. Se o público alvo da sua marca consome tecnologia —  ou mesmo se apenas participa da cultura que o mundo digital propicia — cada vez mais é obrigação sua saber como falar na mesma linguagem que a deles. Vencer estes desafios te fará um vencedor neste mundo que está sendo construído em eventos como o Google I/O.

A gente do HUB aceitou entrar nesta batalha. Para estar no nosso time é só continuar acompanhando nosso blog. Aproveite para ler o que a gente comentou sobre o Facebook F8, que o artigo ficou demais!

Artigo escrito por Ismael Alberto Schonhorst e Sandra Grohskopf, do HUB Criação.