Entenda a importância da presença digital para o seu negócio

Você já ouviu o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Na era digital, essa frase popular faz ainda mais sentido. Com o número crescente de pessoas conectadas, que utilizam a internet com objetivos diversos, já não é novidade que ter uma presença digital forte é fundamental para qualquer tipo de negócio.

A internet mudou drasticamente a maneira como as pessoas se relacionam. Segundo o relatório Digital Global 2018, o mundo já ultrapassou a marca de 4 bilhões de usuários conectados e, nesse contexto, as empresas que apostam em uma marca digital eficiente conseguem se destacar no mercado.

Se tudo isso ainda parece confuso e você não sabe como começar, não se preocupe. Separamos neste artigo as principais vantagens de construir uma presença online e como se destacar no ambiente digital. Acompanhe.

Como ter uma presença digital marcante?

Ter uma presença online forte é essencial para gerar credibilidade e facilitar que seus clientes encontrem sua empresa na internet. Para isso, estar presente nos principais canais utilizados pelo seu público fará uma grande diferença. Então, confira quais são as mídias fundamentais para a sua estratégia.

Site

O site é o ponto de partida para qualquer negócio que busca uma presença digital eficiente. Pode-se dizer que ele é a casa virtual da marca, em que estarão reunidos os principais dados sobre a empresa. Trata-se da fonte oficial, portanto, confiável, que todo mundo buscará quando quiser informações sobre o seu negócio.

Mas isso não vale para qualquer site. É fundamental que ele tenha algumas características, como:

  • layout bonito, com as cores da marca;
  • navegação fácil e intuitiva;
  • agilidade no carregamento da página, entre outros.

Um site atrativo permite ao cliente visualizar, de forma rápida, as informações das quais necessita. Além disso, ele precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer dispositivo e tamanho de tela. Assim, vai garantir uma experiência agradável ao usuário, independentemente de onde for acessado.

Blog

blog é uma das principais seções do site, talvez a mais dinâmica, na qual as atualizações são frequentes. Tão importante quanto ter um blog é a qualidade dos conteúdos divulgados nele.

Por meio do marketing de conteúdo, o cliente encontrará seu site quando tiver dúvidas ou precisar buscar assuntos relacionados à sua marca. Técnicas de SEO farão com que seu site fique bem ranqueado no Google, aparecendo com frequência nos resultados das pesquisas.

Um site que tem um blog, de acordo com os requisitos do buscador, já sai na frente dos que não têm.

Redes sociais

O grande diferencial das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais — como jornal e TV — é a possibilidade de interagir com o público. Portanto, encará-las apenas como mais um local para propagação de ideias e divulgação de produtos e serviços é um erro.

Então, realize ações que aproximam sua marca do público, como:

  • conversar com os seguidores;
  • fazer enquetes;
  • responder aos comentários;
  • tirar dúvidas.

Com isso, você mantém um relacionamento com os seguidores para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Um bom atendimento — seja pessoal, seja virtual — é o primeiro passo para querer retornar, não é mesmo?

Nessa linha de ampliar o relacionamento, ao dar voz às pessoas e criar oportunidades de interação, a Skol fez uma bela ação. Ela convidou seis ilustradoras para recriar pôsteres antigos da marca, que abusava dos clichês de mulheres seminuas ao oferecer cerveja. Com a campanha Reposter Skol, a marca mostrou que esse passado estereotipado ficou para trás.

Newsletter

Que tal facilitar a vida do seu leitor e, de quebra, ter a possibilidade de gerar novas vendas? Pois bem, se um potencial cliente está no seu blog e gostou do conteúdo, nada melhor que oferecer a ele novos artigos direto na sua caixa de e-mails.

Além de receber posts fresquinhos, o leitor também terá acesso a promoções e novidades que poderão incentivá-lo a efetuar uma (nova) compra. É uma via de mão dupla em que empresa e cliente saem ganhando.

Mas atenção: para a estratégia ser bem-sucedida, é preciso planejamento. Afinal, nenhuma empresa quer que seus e-mails sejam marcados como spam. Por isso, cuide da qualidade do conteúdo, da apresentação e da frequência do envio do e-mail marketing.

Quais são as vantagens de investir em presença digital?

Como você pôde perceber, é essencial que todo negócio tenha presença online, ainda que seja um pequeno empreendedor ou CEO de uma multinacional. A internet é o principal canal em que as pessoas procuram para comprar produtos e contratar serviços.

Então, confira quais são as maiores vantagens em criar uma presença digital forte e impactante.

Resultados mais rápidos

Muitos negócios presenciais perdem vendas importantes por limitações geográficas. Por isso, a presença online permite divulgar o negócio de qualquer lugar do mundo, além de diminuir despesas com traslados e tempo de deslocamento.

A quantidade de panfletos entregues também não pode ser utilizada como um indicador de performance, tendo em vista que muitos são depositados na primeira lata de lixo que aparece. Contudo, por meio de métricas você consegue identificar as ações que têm dado certo na captação de clientes, de forma mais rápida e eficiente.

Imagine um ponto vermelho entre uma multidão de pontos azuis. Com ações presenciais, você leva muito mais tempo para conhecer o lead até convertê-lo em cliente. Contudo, ao ter uma presença digital, você diminui essas limitações e ajusta seu alvo para acertar em cheio o seu ponto vermelho.

Consolidação da marca

Pense no produto mais caro que você já pagou. Agora, reflita quanto tempo essa empresa levou para ganhar credibilidade no mercado.

branding sempre foi importante para o sucesso de qualquer empresa, porém, no mundo digital, é ainda mais importante estabelecer esse posicionamento. Primeiro porque, todos os dias, uma nova marca é apresentada ao mercado. A concorrência nunca foi tão alta como tem sido ultimamente. Segundo que, ao ter uma presença digital forte, sua empresa fica mais próxima do público para diversas situações, como:

  • identificar uma reclamação nas mídias sociais;
  • entender as preferências do público;
  • acompanhar o que o mercado fala da empresa, entre outros.

Por isso, é essencial ter um controle sobre o que as pessoas falam da sua empresa, já que tudo isso é fator determinante para influenciar na decisão de compra.

Relacionamento com o cliente

Imagine que você recebeu um e-mail de um vendedor com as últimas novidades que chegaram na loja. E ainda com os modelos que você estava procurando, justamente na hora que você precisa. Essa ação faria você se sentir um cliente e tanto, não é? Podemos imaginar você ajustando sua agenda para conferir tudo isso pessoalmente.

Trabalhar sua presença digital permite conhecer a fundo as preferências e necessidades dos seus clientes. São informações de ouro para estabelecer um relacionamento duradouro. Tenha em mente que, ao transformar seu cliente em fã, você ganhará um parceiro fiel. E as pessoas estão sedentas por esse tipo de atendimento.

Segmentação eficiente

Se a sua empresa vende lingeries sensuais, provavelmente o público-alvo é composto por mulheres adultas, certo? Portanto, no geral, não faz sentido anunciar seus produtos para o público masculino ou para meninas.

Graças à possibilidade de segmentação, os anúncios online podem ser direcionados de acordo com:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • localização;
  • poder aquisitivo;
  • gostos pessoais;
  • hobbies;
  • grau de escolaridade, e vários outros.

Ao contrário da publicidade tradicional, em que uma propaganda de rádio e TV impacta todos que estão acompanhando a programação, na internet essa estratégia pode ser otimizada, atingindo quem, de fato, poderá se interessar pelo negócio.

No meio digital, o alcance do seu público é feito de forma mais rápida. Ainda que sua empresa seja local, existem muitos fatores que tendem a diferenciar seus potenciais clientes do público-alvo, então, essa segmentação vale muito a pena.

Custo-benefício

Você sabe quanto custa anunciar no horário nobre da TV local? Ou em meia página de jornal? Pois não costuma ser barato. E ainda tem o problema que citamos acima: será um dinheiro praticamente jogado fora se o seu produto for específico para determinado grupo.

Anunciar na internet é bem mais barato. A solução ainda possibilita medir os resultados para ajustar as campanhas, sempre que necessário. Quantos cliques, visitas e compras vieram de um anúncio? Sim, é possível saber.

Com uma boa presença digital, que gera engajamento, há possibilidade de a sua empresa conseguir mídia espontânea. Ou seja, se os seus consumidores estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço e, sobretudo, com o seu atendimento, as chances de eles recomendarem a sua marca para amigos e conhecidos serão enormes. Sim, o famoso “boca a boca” também funciona na internet.

Como ter uma presença online que dê resultado?

Fazer sucesso nas redes sociais é ótimo. Quem não quer muitas curtidas e compartilhamentos? No entanto, mais do que engajamento online, o principal objetivo da maioria dos negócios continua sendo a conversão. Ou seja: todo mundo quer vender — um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia.

Sendo assim, é preciso ter uma presença digital estratégica, que foque em objetivos reais e traga resultados concretos, como aumento do lucro. Nesse sentido, poder contar com ajuda especializada faz toda a diferença.

Muitas empresas não conseguem manter um time exclusivo de marketing digital, que pense, execute e avalie as ações realizadas. Na maioria das vezes, contratar uma agência é a melhor opção para ter uma presença digital de qualidade. Desse modo, os gestores terão parceiros para contribuir com o planejamento de campanhas online, por exemplo, e poderão se dedicar a outras questões relevantes do negócio.

Por isso, invista na presença online da sua empresa. É a melhor maneira de manter vantagem competitiva para influenciar as pessoas sobre a decisão de compra. Todos os dias seus concorrentes utilizam a internet para entender melhor seu público a fim de fazer campanhas cada vez mais eficientes. Por isso, você também precisa se preparar para essa disputa.

Agora que você já compreendeu a necessidade de ter uma presença digital marcante e conheceu alguns dos principais itens para colocá-la em prática, que tal saber como definir e controlar melhor o orçamento do marketing? Boa leitura!

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