Entenda a importância da presença digital para o seu negócio

“Quem não é visto, não é lembrado.” Na era digital, esse ditado popular faz ainda mais sentido. Com o número crescente de pessoas conectadas, que utilizam a internet com objetivos diversos, já não é novidade para ninguém que ter uma presença digital forte é fundamental para qualquer tipo de negócio.

A internet mudou drasticamente a maneira como as pessoas se relacionam, fazem compras, se informam, estudam, expressam opinião etc. Nesse contexto, toda empresa que queira ser relevante na rede e fora dela deve apostar em uma presença digital eficiente.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! No artigo de hoje, vamos mostrar como se destacar no ambiente on-line. Confira!

Como ter uma presença digital marcante?

Site

O site é o ponto de partida de qualquer negócio que queira ter uma presença digital eficiente. Pode-se dizer que ele é a casa virtual da marca, onde estarão reunidos os principais dados sobre a empresa. Trata-se da fonte oficial, portanto, confiável, que todo mundo buscará quando quiser informações sobre o seu negócio.

Mas não vale qualquer site. Para se tornar atrativo, ele precisa ser bonito e oferecer uma navegação fácil e intuitiva, que permita ao seu cliente visualizar, de forma rápida, as informações das quais necessita. Outra característica importante é ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer dispositivo e tamanho de tela. Assim, garantirá uma experiência agradável ao usuário, independentemente de onde for acessado.

Blog

O Blog é uma das principais sessões do site, talvez a mais dinâmica, na qual as atualizações são frequentes. Tão importante quanto ter um Blog é a qualidade dos posts divulgados nele. Por meio do marketing de conteúdo, o cliente encontrará seu site quando tiver dúvidas ou precisar buscar assuntos relacionados à sua marca.

Técnicas de SEO (Searching Engine Optimization — Otimização dos Mecanismos de Busca, em português) farão com que seu site fique bem ranqueado no Google, aparecendo mais frequentemente nos resultados das pesquisas. Um site que tem um Blog, de acordo com os requisitos do buscador, já sai na frente dos que não têm.

Redes sociais

O grande diferencial das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais, como jornal e TV, é a possibilidade de interagir com o público. Portanto, encará-las apenas como mais um local para propagação de ideias e divulgação de produtos e serviços é um erro.

Converse com os seus seguidores, faça enquetes, responda aos comentários, tire dúvidas. Enfim, estabeleça e mantenha um relacionamento com as pessoas. Isso conquista novos clientes e fideliza os atuais. Um bom atendimento, seja pessoalmente ou virtualmente, é o primeiro passo para querer retornar, não é mesmo?

Nessa linha de ampliar o relacionamento, dando voz às pessoas e criando oportunidades de interação, a Skol fez uma bela ação. Ela convidou seis ilustradoras para recriarem pôsteres antigos da marca, que abusava dos clichês de mulheres seminuas oferecendo cerveja. Com a campanha Reposter Skol, a marca mostrou que esse passado estereotipado ficou para trás.

Newsletter

Que tal facilitar a vida do seu leitor e, de quebra, ter a possibilidade de gerar novas vendas? Pois bem, se um potencial cliente está no seu Blog e gostou do seu conteúdo, nada melhor que oferecer a ele a possibilidade de receber novos artigos diretamente na caixa de entrada eletrônica, correto?

Em troca dessa facilidade, ele deixa um e-mail de contato. Além de receber posts fresquinhos, o leitor também terá acesso a promoções e novidades, por exemplo, que poderão incentivá-lo a efetuar uma (nova) compra. É uma via de mão dupla em que empresa e cliente saem ganhando.

Mas atenção: para a estratégia ser bem-sucedida, é preciso que seja feita com planejamento. Afinal, nenhuma empresa quer que seus e-mails sejam marcados como spam. Por isso, é importante cuidar da qualidade do conteúdo, da apresentação e da frequência do envio do e-mail marketing, entre outros.

Quais são as vantagens de investir em presença digital?

Segmentação

Se a sua empresa vende lingeries sensuais, provavelmente o público-alvo é composto por mulheres adultas, certo? Portanto, no geral, não faz muito sentido anunciar seus produtos para o público masculino ou para meninas, concorda?

Graças à possibilidade de segmentação, os anúncios on-line podem ser direcionados de acordo com gênero, faixa etária, localização, poder aquisitivo, gostos pessoais etc. Ao contrário da publicidade tradicional, em que uma propaganda de rádio e TV impacta a todos que estão acompanhando a programação, na internet essa estratégia pode ser otimizada, atingindo quem, de fato, poderá se interessar pelo seu produto.

Custo-benefício

Você sabe quanto custa anunciar no horário nobre da TV local? Ou em meia página de jornal? Pois é, não costuma ser barato. E ainda tem o problema que citamos acima: será um dinheiro praticamente jogado fora se o seu produto for específico para determinado grupo.

Anunciar na internet é bem mais barato. A solução ainda possibilita medir os resultados para que você adapte as campanhas, caso seja necessário. Quantos cliques, visitas e compras vieram de um anúncio? Sim, é possível saber.

Com uma boa presença digital, que gere engajamento, sua empresa possivelmente conseguirá mídia espontânea. Ou seja, se os seus consumidores estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço e, sobretudo, com o seu atendimento, as chances de eles recomendarem a sua marca para amigos e conhecidos serão enormes. Sim, o famoso “boca a boca” também funciona na internet.

Como ter uma presença digital de resultados?

Fazer sucesso nas redes sociais é ótimo. Quem não quer muitas curtidas e compartilhamentos? No entanto, mais do que engajamento on-line, o principal objetivo da maioria dos negócios continua sendo a conversão. Ou seja: todo mundo quer vender — seja um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia.

Sendo assim, é preciso ter uma presença digital estratégica, que foque em objetivos reais e traga resultados concretos, como aumento do lucro. Nesse sentido, poder contar com ajuda especializada faz toda a diferença.

Muitas empresas não conseguem manter um time exclusivo de marketing digital, que pense, execute e avalie as ações realizadas. Na maioria das vezes, contratar uma agência é a melhor opção para ter uma presença digital de qualidade. Desse modo, os gestores terão parceiros para contribuir com o planejamento de campanhas on-line, por exemplo, e poderão se dedicar a outras questões relevantes do negócio.

Agora que você já compreendeu a necessidade de ter uma presença digital marcante e conheceu alguns dos principais itens para colocá-la em prática, que tal saber como definir e controlar melhor o orçamento do marketing? Boa leitura!

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Apaixonada por gatos tanto quanto marketing digital.