Aprenda como elaborar um plano anual de marketing para sua empresa

A busca por resultados rápidos em suas ações faz com que muitos empreendedores ou profissionais de marketing desenvolvam o seu trabalho de forma imediatista, sem que haja um planejamento ou plano de marketing anual que possa guiar as atividades.

Esse é um erro muito grave e pode comprometer todas as estratégias que se tem para conquistar mais clientes para uma marca ou empresa. Afinal, sem um plano bem estruturado não se tem um guia, um documento que oriente sobre o que precisa ser feito para que os resultados sejam efetivos.

Para que você entenda mais sobre o assunto e aprenda a desenvolver um plano de marketing para a sua empresa, desenvolvemos este post que mostrará o passo a passo sobre como elaborar esse importante documento. Ficou interessado? Então siga conosco e fique muito bem informado sobre o assunto.

Estudo do público-alvo

O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing de qualidade é ter uma definição correta de público-alvo, pois somente assim as estratégias poderão ser direcionadas corretamente, de acordo com os gostos, anseios e necessidades dos consumidores em potencial da marca.

Para definir o público-alvo recomenda-se a realização de uma pesquisa, que pode ser feita por meio de entrevistas com consumidoras da marca. Desse modo, saberá que tipo de mídia essas pessoas costumam acessar, os locais que frequentam, como é a rotina resumidamente, entre outras informações relevantes que são cruciais para que uma ação de marketing seja bem direcionada e, consequentemente, eficaz.

Estudo de mercado e da concorrência

Assim como o público, também é importante estudar o mercado como um todo, o que inclui a concorrência. Isso se justifica pelo fato de o cenário em que sua empresa está inserida ser uma peça-chave para que campanhas de marketing tragam resultados efetivos.

Se o país enfrenta um cenário de crise, por exemplo, é bem provável que a sua empresa, dependendo do setor em que atua, precise rever o discurso das peças publicitárias e até mesmo de posicionamento do mercado para não perder clientes que tiverem o poder aquisitivo diminuído.

Já sobre a concorrência, é indicado que seja feito sempre um monitoramento sobre as ações que ela está desenvolvendo, bem como o posicionamento que adota no mercado. Assim, é possível estar sempre um passo à frente ou ir na contramão de determinados erros que os seus concorrentes podem estar cometendo, servindo como uma alternativa ao público.

Planejamento estratégico das campanhas

As suas campanhas de marketing precisam ter um planejamento estratégico e, para isso, recomenda-se o uso da metodologia conhecida como análise SWOT, sigla em inglês que representa as palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Tal método parte do pressuposto que cada campanha deve ser embasada em uma matriz de estratégias que é gerada por meio do cruzamento das forças e das fraquezas da empresa, com as oportunidades e as ameaças do mercado.

Cada estratégia de marketing gerada por meio da matriz SWOT ainda deve ser esmiuçada em um plano de ação, que precisa conter os seguintes elementos:

  • público-alvo (para quem a ação se destina);
  • atividades (como a ação será executada);
  • prazo (quando a ação precisa ser realizada);
  • recursos humanos (as pessoas envolvidas para a realização da estratégia);
  • recursos físicos (equipamentos e materiais necessários);
  • orçamento (valor que será investido) e;
  • meta (número quantificável a ser atingido).

Definição do orçamento e das metas

O orçamento e as metas fazem parte dos planos de ação que são gerados a partir da análise SWOT, mas são itens que merecem uma atenção especial, pois precisam ser idealizados e cumpridos com esmero para que as estratégias gerem os resultados esperados e tragam lucros para as organizações.

Faz parte do orçamento todo o valor que será investido em uma ação de marketing. Ele é relevante, pois a estimativa de lucro que se pretende ter com a atividade deve ser maior do que o valor gasto para sua realização, caso contrário, a empresa terá prejuízo.

Também é importante que sejam definidas metas para cada uma das ações de um plano de marketing, sendo que elas precisam sempre representar um número, algo que possa ser quantificável e que gere uma métrica.

Assim, uma ação de marketing pode ser mensurada por aumentar a receita da empresa em X%, conquistar uma base de fãs ou seguidores X% maior nas redes sociais, impactar X pessoas em uma publicidade para rádio ou televisão, etc.

Cronograma de ações

Ter um cronograma de ações bem estruturado significa que as atividades serão desenvolvidas em uma sequência lógica e não por achismos, por isso essa parte do plano de marketing é tão importante.

O cronograma deve ser uma espécie de lista que mostre a ordem em que as ações devem ser realizadas e também apresentar caminhos alternativos para que o estrategista de marketing saiba como prosseguir caso algo não ocorra como ele havia planejado anteriormente.

Mensuração de ações

Conforme dito anteriormente, as ações de marketing precisam de metas quantificáveis. Isso se justifica pela importância de se mensurar ações e comprovar resultados para a alta cúpula administrativa da organização por meio de números.

Uma das métricas mais importantes do marketing é o ROI (retorno sobre o investimento), indicador que mostra quanto a empresa faturou ou perdeu com os investimentos feitos em uma estratégia. O cálculo do ROI é feito com uma fórmula matemática simples, em que deve ser feita uma subtração da receita com o custo e uma divisão do resultado obtido pelo custo.

Além do ROI, outros indicadores podem ser analisados, sobretudo em ações de marketing digital, como a taxa de conversão de leads, custo por lead, quantidade de curtidas e seguidores nas redes sociais, etc.

Os componentes listados são fundamentais para um plano de marketing de qualidade, bem feito e que traga resultados positivos para a sua empresa. E então, está com tudo pronto para realizar o seu?

Somos uma empresa que pode ajudar você a elaborar um plano de marketing em todos os aspectos, auxiliando na execução de todas as etapas listadas. Nosso foco principal é o sucesso do cliente e, para isso, contamos com um time de especialistas e parceiros extremamente capazes para fazer o melhor pela sua empresa.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto ou precise de mais orientações para desenvolver o plano de marketing do seu negócio, entre em contato conosco! Para nós, será uma satisfação contribuir para o crescimento da sua empresa.

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