Redução de custos na empresa: conheça 6 dicas essenciais

Todos os processos e atividades do seu departamento exigem um determinado investimento financeiro. Você tem gastos com material de escritório, energia, serviços de internet e telefone, entre outros. Porém, o orçamento disponibilizado nem sempre corresponde às necessidades, não é mesmo?

Nesse aspecto, uma das melhores soluções para realizar uma melhor gestão do dinheiro da sua organização, garantindo a saúde financeira do negócio, o aumento da lucratividade e o melhor posicionamento de mercado — sem comprometer a qualidade do trabalho — é o investimento na redução de custos.

Você sabe como reduzir custos na sua empresa? Sabe como identificar gastos que podem ser cortados? Leia agora mesmo o nosso artigo e descubra seis dicas para reduzir os custos na empresa!

1. Conheça bem as suas atividades

O primeiro passo para a redução de custos nas empresas é entender bem o seu funcionamento. Saber quais são as suas atividades, quem é o responsável por cada uma delas e quais são os recursos necessários para a realização ajuda a identificar gargalos e gastos que podem ser cortados.

Portanto, invista no mapeamento de todos os processos do seu departamento. A partir disso, comece a identificar as áreas que mais gastam recursos e as que são menos produtivas. Com isso, você será capaz de criar planos de ação para reduzir custos de produção e execução de atividades sem prejudicar a qualidade dos seus serviços.

2. Faça um planejamento financeiro e registre tudo

Um planejamento financeiro bem feito e de qualidade ajuda a prever gastos e a utilizar o orçamento do seu departamento com maior consciência. Porém, para isso, é essencial que você comece registrando todas os seus gastos com detalhes.

Isso significa incluir todas as compras realizadas por você e pela sua equipe, pagamento de contas e fornecedores e custos envolvidos em tarefas externas realizadas pelos colaboradores, como alimentação e deslocamento. Você pode utilizar uma planilha ou um software para garantir um registro mais preciso e coerente com a realidade.

Após esse processo, é a hora de analisar os seus gastos e criar um planejamento financeiro eficiente. Identifique gastos que podem ser cortados e reduzidos. Você pode, por exemplo, identificar que a sua conta de energia elétrica está mais alta do que deveria, implementando ações para que esse custo diminua, como apagar a luz quando o local estiver vazio e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados, por exemplo.

Mas lembre-se: o seu planejamento financeiro deve estar conectado com o planejamento estratégico da empresa como um todo. Isso significa que os gastos que serão cortados não podem prejudicar os resultados da sua equipe, de maneira que interfiram nas metas de toda a organização.

3. Envolva e conscientize a equipe

Os seus colaboradores podem ter ótimas ideias para a redução de custos da sua empresa. Portanto, antes de tomar as decisões, envolva a equipe no processo. Converse com eles sobre a mudança que você pretende fazer e incentive a participação de todos para que o processo ocorra da melhor maneira possível. Escute as ideias e discuta as melhores opções com todos.

Também é importante entender e explicar a importância de atuar na redução de custos na empresa. Afinal, esse processo só é realmente eficiente se contar com a participação de todos. Explique qual o papel de cada um e quais as ações devem ser realizadas para que tudo corra como planejado.

4. Invista na tecnologia e automatize os processos

A tecnologia pode ajudá-lo em todas as fases da redução de custos. Você pode utilizar ferramentas para registrar gastos, estabelecer metas de economia e acompanhar indicadores, assim como para criar um planejamento financeiro coerente com a realidade do seu departamento.

Além disso, softwares e ferramentas automatizadas podem ajudá-lo a economizar o tempo que a sua equipe investe em tarefas operacionais. Isso também ajuda a reduzir custos na empresa, uma vez que o salário de colaboradores é um dos maiores gastos de uma organização.

Portanto, um melhor aproveitamento do tempo e da energia dos seus talentos ajuda a realizar os processos da sua área com maior agilidade e eficiência. Além disso, automatizar processos permite que você utilize mais documentos virtuais do que físicos, o que ainda gera economia de materiais de escritório e impressões.

5. Pesquise preços e reveja contratos

Você precisa comprar materiais para escritório, fazer a compra e a manutenção de equipamentos e contratar serviços de internet e telefone, por exemplo. Nesse aspecto, não tenha preguiça de pesquisar preços e conversar com seus fornecedores e com empresas prestadoras de serviços para negociar contratos mais acessíveis e adequados à realidade da sua organização.

Você pode, por exemplo, descobrir um plano de internet mais em conta. Ou pode ser que você descubra que o plano de telefonia escolhido para a sua empresa não é o ideal, o que possibilita a troca por um serviço que atenda melhor às necessidades do seu departamento.

6.  Elimine o desperdício

Desperdiçar recursos é jogar dinheiro fora. Nesse sentido, você pode pensar em materiais, água, energia elétrica e até tempo da sua equipe. Portanto, é essencial investir em políticas de eliminação de desperdício na sua empresa para que a política de redução de custos funcione.

Você pode, por exemplo, aproveitar a luz solar durante o dia para diminuir o tempo que as luzes ficam acesas. Também existe a opção de economizar o gasto de energia com ar condicionado, quando a temperatura do ambiente externo for agradável.

Além disso, você pode disponibilizar canecas e copos para cada um dos seus colaboradores, evitando a compra e o uso de materiais descartáveis, e deixando de gerar lixo desnecessário. Imprimir materiais utilizando os dois lados do papel e incentivar a conferência do documento antes de solicitar a impressão evita que você jogue papéis no lixo sem necessidade.

Dessa forma, além de reduzir os custos da sua empresa, você também atua para promover uma atividade mais sustentável e ecológica a nível do planeta.

Criar uma política de redução de custos na empresa pode ser desafiador, mas é essencial para garantir a saúde financeira e melhorar os resultados da organização como um todo. Portanto, comece hoje mesmo a colocar as nossas dicas em prática!

Para complementar sua leitura, visite o nosso artigo sobre como investir em marketing digital com segurança!

Powered by Rock Convert