Conheça 5 possibilidades diferentes de uso do e-mail marketing

Confundido por muitos com o spam, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta interessante de marketing digital. Porém, precisa ser utilizado com parcimônia, aliado a um conteúdo irresistível e inserido em uma estratégia muito bem estruturada.

Para ajudá-lo a tirar proveito total dessa ferramenta, mostraremos neste artigo as vantagens e possibilidades de uso do e-mail marketing. Vamos lá?

O que é e-mail marketing?

De forma geral, o e-mail marketing é uma comunicação enviada por e-mail. Pode ser uma newsletter, o aviso de nova publicação no blog, um cupom de desconto, entre muitas outras possibilidades.

Ao contrário do spam (descendente da mala direta enviada pelos Correios), o e-mail marketing é enviado mediante autorização do recebedor. Por isso, precisa ser utilizado dentro de uma estratégia que preveja a captação desse cadastro — geralmente por meio de uma “troca” com o potencial cliente, como o oferecimento de um material rico, por exemplo.

Outra diferença importante é o fato de o e-mail marketing ser personalizado, enviado de acordo com o perfil do cliente. Isso é possível graças às ferramentas de automação de e-mail marketing, que condicionam o recebimento de uma mensagem a uma ação efetuada no site. Por isso, não se esqueça: e-mail marketing não pode ser encarado como uma comunicação de massa, e sim como uma conversa direta com seu cliente.

Vantagens do e-mail marketing

Amplo alcance

Ao contrário das redes sociais e seus algoritmos cada vez mais restritivos, o e-mail com certeza chegará a quem se cadastrou para recebê-lo. Aliado ao fato de que mais de 98% dos internautas têm e-mail e o hábito de acessá-lo, você tem em mãos uma ferramenta poderosa para falar diretamente com seu público.

Flexibilidade

São inúmeras as possibilidades de personalização do e-mail marketing. Tanto de design, o que possibilita alinhá-lo com a identidade visual da sua empresa, quanto de conteúdo, que pode ser mais ou menos aprofundado, suportar GIFs, anexos, links…

Custo baixo, retorno alto

Basicamente, você só precisa ter um domínio (ou seja, o endereço do seu site), formular sua estratégia e utilizar uma ferramenta de e-mail marketing para enviar as mensagens. Como há muitas delas que são gratuitas, essa ação acaba tendo um baixíssimo custo e, consequentemente, um alto retorno financeiro. Bom para quem quer investir em uma estratégia de marketing digital, mas com segurança de retorno do seu investimento.

Possibilidades de uso do e-mail marketing

Há muitas formas de se utilizar essa ferramenta tão versátil. Confira algumas delas:

Nutrição de leads

A nutrição de leads é uma das etapas de uma estratégia de marketing digital conhecida como Inboud Marketing.

O Inboud Marketing trabalha com o conceito de funil de vendas. De acordo com esse conceito, o cliente passa por uma “jornada” entre o contato com a empresa até a concretização da compra. Nesse contexto, fecha mais negócios a empresa que acompanha o cliente por essa jornada.

O conceito de funil de vendas pode ser resumido em 3 etapas:

  • descoberta/aprendizado: é o topo do funil. Primeiro contato do potencial cliente com a sua empresa, ainda como visitante do site ou da página na rede social, quando ele descobre uma necessidade ou problema. Nessa etapa, a função do marketing é educar o visitante, de forma a convertê-lo em lead. É também o momento da captação do cadastro (e-mail e outros dados);
  • reconhecimento/consideração: o meio do funil. A partir do momento que você capta o contato do visitante, ele se torna um lead. Nessa etapa, o lead já reconheceu que tem um problema; para se tornar relevante, sua empresa precisa nutri-lo com informações e conteúdo pertinente sobre como resolver esse problema;
  • decisão de compra: no fundo do funil, se tudo correu bem, o lead compreendeu que o ideal é contratar a solução que ele precisa, e já considera sua empresa uma referência no assunto. A partir desse ponto, está pronto para receber o contato da equipe de vendas para que seja fechado o negócio.

O e-mail marketing entra, então, como ferramenta fundamental na etapa de nutrição dos leads. É por meio do e-mail que o lead receberá conteúdo exclusivamente voltado à resolução de seus problemas, de forma a acompanhá-lo pelo funil até a decisão de compra da solução proposta por sua empresa. Nessa etapa, o envio de e-books, de newsletters e de atualizações do blog são uma boa pedida.

Lançar/promover produtos e eventos

O e-mail é uma excelente ferramenta para promover novos produtos e eventos entre seus clientes cadastrados. Se forem precedidos de um aviso estilo “vem novidade por aí”, então, aumentam as chances de serem abertos, já que esse tipo de chamada gera expectativa.

Aqui a dica é investir na exclusividade; afinal, quem se cadastrou para receber as novidades do seu site merece esse destaque. Aproveite para incluir todos os detalhes do novo produto ou evento e inserir algum tipo de incentivo para sua base (um desconto ou evento exclusivo, por exemplo).

Vender

O e-mail marketing permite encurtar a distância entre o seu cliente e o botão de comprar, principalmente se você incluir incentivos como ofertas ou cupons de descontos. Outras alternativas interessantes são enviar ofertas exclusivas sobre as buscas efetuadas no site e que não foram concluídas, ou lembrar o cliente de um carrinho de compras abandonado.

Ativar clientes inativos

Aquele cliente que há tempos não visita seu site pode ser “lembrado” educadamente de que vale a pena uma passadinha. Uma boa hora de incentivar uma nova compra oferecendo uma oferta irrecusável — que não necessariamente precisa ser um desconto em produto! Um novo material rico disponibilizado no site, por exemplo, pode ser a chave para a retomada do relacionamento.

Manter o relacionamento

Mesmo depois de efetuada a venda, convém manter o relacionamento com seu cliente. Assim, você o prepara para uma próxima compra. Aqui entram em cena os chamados e-mails relacionais: são aqueles enviados no aniversário do cliente ou em datas especiais (dia dos namorados, das mães etc), a newsletter semanal com as atualizações do blog, descontos e materiais exclusivos… Pedir uma review do produto ou serviço adquirido também costuma dar bons resultados por engajar o cliente, tornando-o parte do processo de venda.

E então, convencido do poder e da versatilidade do e-mail marketing? Pois é, essa ferramenta é uma das suas principais aliadas, ainda mais se integrada a uma estratégia de marketing digital. Vale a pena investir em suas possibilidades!

A sua empresa aproveita todas as possibilidades do e-mail marketing? Como você percebe o retorno dessa ferramenta? Deixe o seu comentário!

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