Conquiste fãs e não apenas seguidores

Se você pretende ampliar a visibilidade da sua marca na internet, conquiste fãs e não apenas seguidores.

Muitas empresas, quando discutem suas ações de marketing digital, ficam focadas apenas em números de seguidores, curtidas, compartilhamentos e leads. Porém, comunicação digital não é só isso. É preciso ter engajamento do seu público, transformá-lo em seu principal veículo de divulgação. Nada agrega mais credibilidade à sua marca do que a experiência dos seus clientes.

Case AREZZO

Esta semana apresento um case para vocês compreenderem um pouco melhor algumas das teorias que já apresentei aqui no blog. O case é de um post feito no Facebook pela Leticia Vorcaro, cliente da marca Arezzo. Leticia escreveu: “Minha mãe, Maria Do Carmo Vorcaro, é cadeirante e tem certa dificuldade em encontrar calçados. Comprou pela internet um tênis de zíper achando que seria de fácil uso, mas descobriu que era apenas um adereço. Devolveu à AREZZO explicando sua dificuldade em usá-lo. Não imaginava que receberia em casa a versão dele adaptada, personalizada especialmente para ela. Quanta gentileza da pessoa que a atendeu, conduziu todo o processo e a presenteou. Parabéns Arezzo, gostava dos sapatos, agora gosto da marca.”

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Postagem oficial da Leticia Vorcaro no Facebook.

O post atingiu números impressionantes, mais de 46 mil compartilhamentos, mais de 270 mil curtidas e mais de 44 mil comentários. Isso tudo no perfil da Leticia, que tem pouco mais de 1.000 amigos.

A Arezzo não planejou a ação, não colocou como objetivo viralizar o post da Leticia, mas utilizou um dos princípios mais importantes do marketing e do branding: a humanização da marca.

Porque humanizar sua marca?

Explico melhor. Uma empresa é fria, analisa apenas números e resultados. O marketing deve transformar a marca em uma persona, deve humanizá-la, agregando valores e sentimento. A Arezzo sabe exatamente quais são os seus valores, as suas crenças e o poder que tem um cliente satisfeito. Palavras como transparência, envolvimento, paixão e união fazem parte do seu planejamento estratégico e foi exatamente isso que a empresa demonstrou no tratamento de sua cliente.

O mais importante do post que a Leticia fez não foram os números que ele atingiu, e sim a sua última frase: “gostava dos sapatos, agora gosto da marca.” Isto é fidelização de cliente. Leticia, além se gostar da marca e de seus valores, expôs isso nas redes sociais transmitindo muita credibilidade a quem lê. As redes estão trazendo para o marketing das empresas uma grande necessidade de ser verdadeiro em seu processo de comunicação. Por isso é tão importante as marcas passarem por um processo detalhado de autoconhecimento, conforme escrevi no meu post anterior, como fidelizar clientes na era da comunicação digital.

Vejam esta entrevista com Jordan Peterson, psicólogo canadense, professor na Universidade de Toronto, que já lecionou e realizou pesquisas em Harvard e é autor do livro Maps of Meaning: The Architecture of Belief (Mapas de Significado: A Arquitetura de Crença). Peterson defende uma linha do comunicação baseada na verdade, não apenas no marketing e nas empresas, mas na vida social de todos nós!

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CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!