O que passa na cabeça do consumidor?

Ouvir o consumidor e estar preparado para atender suas necessidades e expectativas. Este sempre deveria ser o objetivo do marketing. Mas por muito tempo, os esforços foram direcionados para o oposto: tentar moldar o consumidor segundo as necessidades do marketing.

Funcionou? Sim, bem mais do que deveria.

Mas a partir do momento em que o consumidor despertou e resolver fazer valer seu poder de compra e decisão, as estruturas do marketing ficaram abaladas.

Modelos de negócios tradicionais começaram a perder clientes e relevância simplesmente por não ouvir, de verdade, o consumidor.

Um bom exemplo é a tv por assinatura. Por anos, assinantes se viram obrigados a adquirir pacotes cheios de canais irrelevantes apenas para poder ter acesso aos dois ou três canais que realmente lhe interessavam. A pirataria era a alternativa de muitos, até que surgiu um novo tipo de serviço: o streaming de vídeo. Com preços acessíveis, oferecia ao consumidor o que ele há tanto tempo buscava: liberdade para assistir apenas a programação que lhe interessava, na hora em que bem entendesse.

Situações como esta revelam a importância de o marketing e as empresas estarem atentos àquilo que o consumidor busca.

Caraterísticas do novo consumidor

E você, sabe o que o seu consumidor quer? Listamos algumas tendências globais para ajudar nas suas estratégias.

Um relacionamento saudável.

Nos dias de hoje, o consumidor busca não apenas adquirir um produto ou serviço, mas quer construir um relacionamento com as suas marcas preferidas. Nesses casos, afinidade é um ponto importante. Ele busca por empresas que compartilhem seus valores e propósitos, que lhe permitam construir relacionamentos duradouros.

Proximidade.

Além de se relacionar com suas marcas preferidas, o consumidor quer sentir-se próximo delas. As empresas precisam estar atentas a este fator, buscando conhecer mais a fundo seu público, muito além dos critérios demográficos. Com isso, é possível melhorar a comunicação, tornando-a mais personalizada e individualizada.

A era da experiência.

Experimentar um produto ou um serviço antes de adquiri-lo é uma tendência que veio para ficar. Nos pontos de venda, principalmente supermercados, isto pode ser observado há bastante tempo, com promotores oferecendo amostras ou provas de produtos. Já no meio virtual, o consumidor precisou adaptar-se. Neste cenário, vídeos e sites especializados em avaliações de produtos se popularizam nos últimos anos.

A opinião dos pares.

Além dos sites especializados e dos materiais produzidos pelas marcas, o consumidor também busca, cada vez mais, a opinião de outros consumidores. Aliás, a opinião dos pares tem sido cada vez mais relevante. Daí a importância de uma marca investir em uma comunicação verdadeira e que tenha credibilidade.

Tecnologia.

A tecnologia é a grande aliada do consumidor moderno. Por meio dela, ele pesquisa produtos e marcas, consulta avaliações, compra e compartilha opiniões, experimenta novos produtos e muito mais. Tudo em tempo real e de onde ele estiver. Hoje, o smartphone conectado é a principal ferramenta usada pelo consumidor. Mas ele espera mais. Por isso, nos próximos anos, a tendência é a consolidação de novas tecnologias, entre elas, a realidade virtual e a automatização da compra.

Resumindo, o consumidor está cada vez mais presente e ativo. Para as empresas e para o marketing, é um novo desafio. A via, antes de mão única, agora tem trânsito intenso dos dois lados. Para sobreviver nesse novo cenário, ser estratégico é essencial. Mas importante mesmo é saber ouvir o consumidor e o que ele espera de você.

Este é um dos aspectos do Customer Success, conceito que guia o trabalho do HUB Criação. Agir pensando no sucesso do cliente implica em conhecê-lo, compreender suas necessidades, desejos, crenças e perspectivas. Significa entender que nenhum cliente é igual ao outro e, portanto, cada um demanda estratégias exclusivas, sob medida.

É por isso que estamos preparados para ajudar a sua empresa a construir estratégias de marketing diferenciadas, integrando todas as ações necessárias para atender os desejos e necessidades dos seus consumidores. Entre em contato conosco! Temos certeza de que podemos ajudá-lo!

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Redatora/Criativa do HUB Criação, caiu na publicidade por acaso, há 17 anos. Adora um bom texto, seja pra ler ou pra escrever.