Como definir e controlar melhor o orçamento de marketing?

Trabalhar o marketing de uma empresa hoje em dia já não é mais opção e, sim, necessidade. Com o constante crescimento da concorrência em quaisquer segmentos, os investimentos em ações de relacionamento, visibilidade da marca e diferenciação passam a ser fundamentais para garantir à companhia uma posição de destaque em um mercado cada vez mais abundante.

Para construir um plano de ação que gere resultados, é preciso manter as rédeas do orçamento investido. Dessa forma, é possível balancear atuações e respostas, medindo o desempenho da empresa e mantendo o setor sempre em equilíbrio.

Neste artigo, você vai descobrir de que maneira um orçamento de marketing bem feito pode auxiliar na manutenção das estratégias e no desempenho das ações. Vem com a gente!

Por que investir em marketing?

Podemos dizer seguramente que investir em marketing é uma das formas mais completas de divulgar e consolidar uma marca, assim como seus produtos e serviços.

Casando uma estratégia offline com ações paralelas de marketing digital, de relacionamento e de conteúdo, é possível multiplicar a visibilidade da marca, tornando-a presente na mente dos potenciais consumidores, com papel de destaque no momento da decisão de compra.

Dessa forma, concluímos que definindo um orçamento de marketing amplo, que envolva todas as frentes, e trabalhando cada uma delas de forma personalizada, é possível atingir públicos diferentes, otimizando o investimento e potencializando os resultados.

Como fazer um bom orçamento de marketing?

Para fazer um orçamento de marketing completo e consistente, é preciso estar por dentro das tendências desse mercado, que não para de se atualizar.

Novas plataformas, novas formas de atingir o público, perfis de consumidores cada vez mais complexos, limitações e desafios: um bom orçamento precisa contemplar todas essas variáveis.

Quer descobrir o que mais influencia na construção de um planejamento de sucesso? Veja a seguir:

Peça ajuda a quem entende do assunto

Antes de qualquer coisa, vale a pena contar com o apoio de quem sabe do que está falando. Trabalhar com o apoio de uma agência de marketing pode trazer maior aproveitamento da verba, alavancando projetos e resultados. Atuar ao lado de profissionais especializados pode agregar vantagens como:

Atualizações constantes

Quem se especializa em marketing e vivencia seu dinamismo na rotina, sabe que é fundamental estudar sempre. E, para essas pessoas, absorver as atualizações e aplicá-las junto aos clientes é um processo natural.

Equipe multidisciplinar

Uma agência de marketing é capaz de oferecer ao cliente formas diferenciadas de solucionar uma mesma questão. Isso ocorre porque as equipes de trabalho são formadas por profissionais com diferentes áreas de especialização e, portanto, diferentes pontos de vista.

Agilidade nas entregas

Por estarem focados na entrega de resultados, os profissionais de agência entregam soluções em um tempo hábil curto e com tempo de resposta igualmente ágil.

Equipe local sem sobrecarga

Uma das grandes vantagens de contar com a ajuda de uma agência é a possibilidade de concentrar os esforços da equipe local em outras ações.

Planejar e executar o marketing, em seu pacote completo, exige concentração e foco total. Portanto, conferir essa responsabilidade exclusivamente ao corpo de profissionais que atuam dentro da empresa pode ser o suficiente para sobrecarregá-los e interferir nas entregas de outros projetos.

Defina objetivos

Para estabelecer as metas de seu planejamento financeiro em marketing, é essencial ter os objetivos muito claros em mente. Se o objetivo de sua empresa é consolidar-se como autoridade no assunto, o orçamento será voltado para ações de reforço da marca.

Quando a meta é captar novos leads, os investimentos se voltam ao processo de captação e nutrição de contatos. É necessário pensar em uma “isca”, oferecê-la em troca de banco de dados e usar esse banco com sabedoria para colocar, de vez, a empresa na mente do consumidor.

Caso o foco seja vender, o marketing deverá investir pesado para fazer com que o produto oferecido pela marca seja visto pelo maior número possível de potenciais clientes.

O orçamento de uma estratégia de venda costuma casar todas as outras, pois, para cativar um consumidor a ponto de fazê-lo adquirir o produto de sua empresa, é preciso que ele esteja encantado pela marca, e isso envolve o processo de reforço de valores e posicionamento, ações de relacionamento, acesso a conteúdo rico e construção de reputação.

Estude o público-alvo

Quem é o público-alvo de sua empresa? Os bons marqueteiros sabem muito bem que diferentes públicos-alvo exigem diferentes abordagens, e conhecer de antemão o centro das abordagens facilita, também, na construção do orçamento de marketing.

Os hábitos do público-alvo também devem ser previamente observados. E isso é possível porque, nessa área, testar estratégias é algo comum e muito indicado.

Portanto, descubra os horários de maior acesso a redes sociais e websites, avalie em que momento do dia o envio de e-mail marketing é mais bem recebido e de que forma é possível potencializar os índices de abertura e leitura.

Tudo isso auxilia na otimização dos recursos investidos em marketing e no sucesso de cada uma das ações.

Direcione e acompanhe os investimentos

Um bom orçamento de marketing é feito com base em experiências anteriores e em projeções futuras. Saber o objetivo final ajuda a estabelecer uma margem de segurança para os investimentos e a delimitar a área na qual as ações serão focadas.

Além disso, é importante definir de antemão em que ferramentas serão concentrados os esforços. É claro que, no marketing, muitas novas estratégias são adicionadas no decorrer do plano de ação, devido às inovações constantes da área, mas ter um mapa base de atuação traz segurança e consistência ao orçamento.

Lembre-se de levar em conta os gastos completos: contratos, softwares, material offline, anúncios online, aportes em campanhas de marketing digital etc.

Após definir os investimentos, lembre-se de mantê-los sob sua mira. A medição do sucesso ou fracasso de uma ação é feita com base na relação entre o retorno obtido e seu investimento!

Fique de olho nas novidades do segmento

Já falamos por aqui sobre como o marketing é um segmento em constante atualização, certo? Pois então. Uma das maneiras de se manter atualizado é fazendo pesquisas, lendo artigos e consultando sempre sua agência parceira para trocar informações.

Um orçamento de marketing também é construído com base nas tendências lançadas na rede e em projeções de tais informações na realidade de seu negócio.

Como começar?

Chegou a hora de colocar em prática cada um dos tópicos abordados nesse artigo. Para começar, não deixe de eleger um bom parceiro para seguir a jornada com você.

No HUB, por exemplo, você encontra profissionais aptos a solucionarem qualquer desafio de forma flexível, tirando dos seus ombros a responsabilidade de planejar, executar, mensurar e ainda lidar com fornecedores.

Depois disso, é só colocar a mão na massa: reúna conteúdo de base, estatísticas da empresa, perspectivas futuras, diretrizes corporativas e misture-as com tendências de mercado, ações diferenciadas, abordagens personalizadas e impacto visual. Com esse mix em mãos, é possível começar a estruturar um orçamento de marketing completo e com grandes chances de sucesso!

Ficou ansioso para colocar seu orçamento de marketing em prática? Entre em contato conosco! Temos certeza de que podemos ajudá-lo!

CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!