Descubra como investir em marketing digital com mais segurança

Em tempos de economia instável como os que vivemos, é natural que gestores hesitem em investir em áreas ainda desconhecidas ou que pareçam secundárias. O marketing digital acaba entrando nessa categoria.

Por ser um terreno ainda pouco conhecido por alguns empresários, o investimento em presença digital da empresa acaba sendo adiado ou reduzido em detrimento de outras mídias e canais mais tradicionais.

Mas, será que investir em marketing digital é tão arriscado assim? Dá para ter alguma segurança de que vai haver retorno efetivo do investimento? Quais são as estratégias que podem ser utilizadas?

Se na sua empresa esse ainda é um assunto visto com desconfiança, aqui vão alguns argumentos irresistíveis para convencer de uma vez por todas os gestores a investirem nessa área!

Por que investir em marketing digital?

Porque você precisa estar onde todo mundo está

Ao todo, 120 milhões de brasileiros acessam à internet. Redes sociais atingem 78% desses usuários e esse número não para de crescer. A internet, hoje, é a primeira opção de muitas pessoas na hora de buscar informação sobre um produto ou serviço. É fundamental, então, que quando o potencial cliente procure pela solução que sua empresa oferece, ela possa ser encontrada na rede.

Porque você precisa se tornar referência para o seu cliente

Muitas vezes, as pessoas não estão procurando informações sobre um produto ou serviço específico, mas sobre determinado assunto. Isso porque pode ser que ela nem mesmo saiba exatamente do que precisa: tem uma dúvida ou problema e está procurando como resolver.

É nesse momento que fazemos as famosas perguntas ao Google — e é nesse momento que se abre um mundo de possibilidades para a sua empresa. Ao responder a dúvida ou resolver o problema de seu potencial cliente, você se torna uma referência para ele, ficando mais perto de torná-lo um cliente real.

Para conseguir isso, o marketing digital se utiliza de estratégias como o inbound marketing e o marketing de conteúdo, por exemplo — entregar conteúdo relevante para o potencial cliente, a fim de atraí-lo para as suas soluções e convertê-lo efetivamente em cliente. São estratégias difíceis de serem levadas a cabo na mídia offline, porém, extremamente pertinentes para as mídias digitais.

Porque você pode controlar mais facilmente os resultados

Essa é, talvez, uma das grandes vantagens do marketing digital: tudo é mensurável! É possível saber quantas pessoas foram atingidas pela sua estratégia e quantas responderam a ela em cada estágio do funil de vendas.

A facilidade de medição também ajuda a corrigir a estratégia de uma ação que não está indo tão bem ou aumentar o investimento em algo que está dando certo de forma rápida — e com a campanha ainda no ar.

Dá para investir em marketing digital com segurança de retorno do investimento?

Sim, é possível! Com atenção a alguns aspectos, a sua empresa só tem a ganhar investindo em marketing digital.

Um planejamento condizente com os seus objetivos

O que a empresa espera ao investir em marketing digital? Sim, todos querem aumentar as vendas, mas o que se espera dessa empreitada?

Pode ser que a empresa queira aumentar sua presença digital para fortalecer sua marca, tornar-se referência no mercado, atingir novos públicos ou ainda pretenda ampliar seu mercado de atuação; para cada objetivo, uma combinação de estratégias específica deve ser utilizada.

Não dá pra criar uma página no Facebook, investir apenas em impulsionar publicações e esperar que ela faça milagres. O planejamento das ações e do investimento em cada mídia é, então, fundamental.

Um orçamento realista

Ao se tratar de marketing digital é possível ter resultados com um investimento inicial menor do que o que seria necessário na mídia offline. Isso porque o seu investimento principal será maior em tempo e conhecimento, produzindo um conteúdo de qualidade e compreendendo os anseios de seu público-alvo.

Não adianta gastar uma nota em propaganda online se o potencial cliente não encontra no seu conteúdo a solução que está procurando. Portanto, aposte as fichas em conhecer o seu público e em produzir um conteúdo realmente bacana, investindo o necessário para que ele apareça, de acordo com o orçamento disponível.

Um plano para acompanhar métricas e resultados

Esse é um dos itens fundamentais que tem de ser previsto ainda no planejamento. Afinal, a vantagem de poder ajustar uma campanha em pouco tempo, com ela ainda no ar, só se confirma se for feito um acompanhamento regular dos resultados.

Métricas como visitas ao site, tempo de permanência, taxa de conversão, taxa de abertura de e-mails, dentre outros, precisam ser constantemente monitoradas, a fim de mensurar a eficácia de um plano ou ação. Sem mensuração de resultados todos os argumentos que você possa usar a favor de uma estratégia de marketing digital vão por água abaixo.

Conseguirei atender a todas essas demandas?

A essa altura, você deve estar pensando em como produzir vídeos e material gráfico. Será que dá para contar com a agência de publicidade e propaganda que já produz conteúdo offline?

Afinal, não dá para abrir mão de outras estratégias consolidadas e nem apostar em material gráfico produzido internamente. Terá de contratar alguém para a produção de textos e monitoramento das mídias sociais e dos resultados? Será que vale a pena mesmo entrar nessa?

A boa notícia é que, assim como as empresas de todos os segmentos estão mudando, as do segmento da comunicação empresarial também estão. Por isso, em vez de contratar agência, redator, analista de redes sociais e tudo o mais, você pode optar pela contratação de um hub.

Um hub desenvolve estratégias de comunicação e trabalha com parceiros, especialistas em suas áreas, que são acionados de acordo com as necessidades e objetivos do cliente. Com uma estrutura mais enxuta e flexível, consegue oferecer diversos serviços de comunicação a um custo mais acessível. Um hub, aliás, não trabalha apenas com marketing digital: o trabalho de marketing offline também é contemplado.

Parece interessante? Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui e confira por que um hub pode ser a melhor solução para você investir em marketing digital.

CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!