Vale a pena? O que exigir ao contratar uma agência de marketing?

Contratar uma agência de marketing digital para implementar as estratégias de marketing tem sido uma opção cada vez mais comum para muitos negócios. Os benefícios desse tipo de trato são diversos, mas é essencial ficar atento a certos elementos que podem garantir ou mandar por água abaixo o sucesso do seu plano de marketing.

Com o crescimento do público online e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação e conversão, a oferta de agências especializadas vem aumentando consideravelmente. Mas e aí, como fazer a melhor escolha?

Está na dúvida se a terceirização dessas atividades vale a pena? Tem questões quanto ao que exigir ou não da empresa em potencial? Vamos analisar o assunto neste post!

Tomando a decisão

Para entender se o seu negócio precisa de uma agência externa que cuide do marketing digital, é imprescindível levar em consideração alguns pontos que te trarão clareza e segurança da opção eleita.

Conhecimento interno

A sua equipe de marketing está realmente apta a construir uma estratégia digital que traga frutos? É um pessoal conectado às últimas tendências, capacitado, que realiza treinamentos frequentes e está habituado às técnicas necessárias?

Com a rápida evolução desse universo, é natural que uma equipe de marketing tradicional acabe ficando um pouco defasada, e isso pode ser facilmente resolvido com a contratação de uma agência externa.

Conclusão de tarefas

Tudo bem. Você montou um plano de ação e resolveu fazer as coisas internamente, mas, ao final de cada mês, os resultados falham em chegar? Seu planejamento parece ótimo, mas a equipe não está dando conta de fazer todas as atualizações, checagens e anúncios necessários? Mais um sinal de que é hora de repensar a estratégia.

Time x orçamento

A diretoria da sua empresa já entendeu a importância de investir numa estratégia de marketing digital de qualidade, mas também deixou claro que não há a possibilidade de montar um time completo que se dedique ao processo por questões orçamentárias. Outro sinal de que a melhor opção é contratar uma empresa externa!

Além desses pontos pertinentes aos processos internos do seu negócio, a contratação de uma agência externa carrega em si outros benefícios. Um exemplo disso é o barateamento dos processos, mais tempo para que seus colaboradores foquem em outras tarefas, foco nos resultados e excelência na execução. Além disso, há também a eliminação de erros comuns e a garantia da atração de novos clientes.

Analisando todos os argumentos, a conclusão que chegamos é que a terceirização é realmente o melhor caminho. Mas e agora, como escolher um bom parceiro?

Escolhendo um parceiro

Depois que você decidiu pela terceirização dos processos de marketing, é chegada a hora de escolher o melhor parceiro. Para ter sucesso nessa empreitada, é preciso:

1. Pesquisar a agência

Empresas que oferecem serviços de marketing se multiplicam, ainda mais agora que o marketing digital vem ganhando força e muitos adeptos. Ou seja, tem muita gente prometendo demais e fazendo pouco por aí!

Não deixe de pesquisar a empresa na Internet, faça contato com outros clientes em busca de referências, acesse os trabalhos anteriores da agência, analise a qualidade do site e da comunicação da empresa com os clientes em potencial, procure por reclamações e sempre desconfie de preços muito baixos.

2. Ficar atento a valores

Fazer um marketing de qualidade exige muito treinamento, dedicação, conhecimento e planejamento por parte das empresas sérias, portanto, se você quer resultados, não tenha medo de investir financeiramente nisso!

Uma vez que você encontrou empresas sérias, nas quais você já sabe que pode confiar, tente encaixar as suas necessidades e orçamento a uma delas. Mas lembre-se: serviços muito baratos serão motivo de desconfiança.

3. Conhecer a agência

Acha que encontrou a empresa perfeita? Que tal agendar uma visita ou realizar uma reunião via Skype? Assim você descobre o quão disposta a empresa está a ser transparente com o novo cliente em potencial. Cheque instalações e questione os processos sem medo de ser chato. Uma empresa séria sabe da importância que esse momento tem para fechar negócio.

Certos hábitos e características de agências de marketing são sinais vermelhos na hora de contratar seus serviços, ou seja, coisas a se evitar. Ficar atento a essas questões também vai te ajudar na hora de tomar a decisão final e fazer a melhor escolha possível. Considere fugir se um desses pontos te chamar a atenção:

  • a empresa oferece serviços para todos os públicos, não tem uma persona, não foca em público-alvo, não defende suas especialidades.
  • o preço é muito abaixo do que você encontrou no mercado.
  • nos primeiros contatos, a empresa demonstra não ter nenhum conhecimento sobre você, que é o cliente em potencial. O que significa que ela não fez o simples dever de casa de pesquisar sobre esse cliente antes de iniciar o relacionamento.
  • a empresa não escuta as suas necessidades como cliente e não respeita o fato de que o expert no produto é você, ainda que ela seja a expert na comunicação.

As primeiras reuniões entre os parceiros em potencial são primordiais para que tudo fique claro entre ambos e o trabalho comece a ser feito sem falhas na comunicação (até porque, como é possível fazer comunicação de qualidade quando os diálogos internos são ruins?). Converse bastante, deixe claros os seus desejos como cliente e fique por dentro da estratégia montada.

Investindo no HUB

Você sabia que um HUB de comunicação pode realizar os seus serviços de marketing de maneira estratégica e integrada? Na hora de terceirizar esses serviços, essa pode ser uma ótima opção que trará resultados pensando no todo.

Isso porque, enquanto as agências de publicidade possuem preços exorbitantes, as consultorias de marketing, branding e afins produzem planejamentos incríveis, mas não os colocam em prática. As agências digitais possuem muito conhecimento técnico, mas às vezes pecam na criatividade. Já um HUB de comunicação pode oferecer tudo isso em conjunto!

Ou seja: é comunicação online e offline integrada, totalmente desenhada para as necessidades do seu negócio e com expertise em todas as áreas citadas, é claro. O HUB concentra profissionais extremamente capacitados, trabalha com parceiros especialistas certos para cada situação e o cliente ainda sai ganhando ao tornar mais enxuto o time de fornecedores que precisa administrar.

Já entendeu tudo sobre o que você precisa para contratar uma agência de marketing? Que tal entrar em contato conosco para tirar maiores dúvidas?

banner-ebook-mkt-resultadoPowered by Rock Convert