Quais são as tendências e o futuro do marketing digital?

Estar por dentro das tendências de marketing digital é fundamental para usar as principais estratégias, a fim de promover um negócio por meio de campanhas eficientes. O ambiente online é cada vez mais fértil para as empresas, que não podem abrir mão de marcar presença também no digital.

Com o constante avanço da tecnologia, o surgimento de novas plataformas e as alterações promovidas por programadores, especialmente em algoritmos de redes sociais e de sistemas de busca, é primordial estar atento ao que tem mudado.

O futuro e as tendências de marketing digital atuais devem ser observadas sempre, assim como o comportamento do público. Quer saber mais sobre? Continue a leitura e confira no post!

Entenda a mudança de comportamento do público

Entender o contexto social em que vivemos é fundamental, tendo em vista que ele é de grande influência para a maneira como o marketing digital é pensado e executado atualmente.

A necessidade do engajamento

É grande hoje a busca dos usuários de internet por consumir conteúdos interessantes, que agreguem algo ao cotidiano. Esse comportamento tem dado origem a diversas estratégias que surtem bons resultados.

Outro comportamento buscado pelos consumidores é a interação e a proximidade com as marcas. Respostas humanizadas, interações feitas de acordo com os valores da empresa, de modo que se aproximem também dos valores do público e, principalmente, um atendimento menos engessado e mais preocupado em resolver as demandas do consumidor, sem respostas padrão.

O posicionamento em relação aos assuntos

Os assuntos que estão em pauta na sociedade também são bons indicadores de direcionamento às empresas, que buscam cada vez mais se posicionar de forma adequada a essas demandas.

Respeito às causas sociais, posicionamento divertido usando temáticas da internet e uma flexibilidade no relacionamento com o público também têm sido muito bem vistos.

Saiba mais sobre o quadro atual do marketing digital

Hoje o marketing digital vive uma fase em que ele se apresenta imprescindível às empresas. Ter um espaço no ambiente online é fundamental para estabelecer um perfil e marcar presença em todos os canais possíveis.

Além disso, o ambiente digital é de grande vantagem em relação à visibilidade que possibilita às empresas, tendo em vista o forte aumento do usuário de internet, graças ao acesso cada vez mais facilitado, especialmente por conta dos smartphones.

Presença digital é indispensável

Dessa forma, foi natural a movimentação maior das empresas em plataformas como as redes sociais e os mecanismos de busca. Hoje, basicamente, o marketing digital se baseia em fazer com que um negócio ganhe visibilidade e simpatia entre o público que supostamente teria interesse no que essa empresa oferece entre seu rol de produtos e serviços.

Mas quais as ferramentas para chegar nesses resultados? Há diferentes formas de se comunicar com o público consumidor, ou até mesmo aqueles que são alvos em potencial que ainda precisam ser convertidos em clientes.

Conheça as principais tendências de marketing digital

É fundamental estar atento às tendências de marketing digital e ao surgimento de novas tecnologias e oportunidades de colocar as empresas sempre em melhor posição. O engajamento é a palavra-chave, mas para conseguir chegar nessa fase também é necessário atrair.

Atualmente algumas estratégias, ferramentas e plataformas têm sido fundamentais para o sucesso do marketing digital das empresas. Vamos conhecer as principais tendências do segmento?

SEO e as pesquisas por voz

O Search Engine Optimization (SEO) é um conceito que reúne uma série de estratégias  que buscam justamente otimizar os resultados de busca pelo seu site. O SEO tem sido uma das principais tendências de marketing digital e deve seguir firme, porém apresentando atuações em novas estratégias, como  a busca por voz.

Essa ferramenta teve grande crescimento de uso entre os usuários especialmente por conta da facilidade que ela oferece nos smartphones, que são as principais plataformas de uso.

Essa maior aceitação do público também está diretamente relacionada aos bons níveis de oferta de resultados que o SEO consegue aplicar nesse tipo de busca, graças a uma tecnologia chamada Hummingbird, que o Google aplicou em seus algoritmos nos últimos anos.

A busca por voz é mais orgânica e menos engessada e robótica, já que a tendência ao escrevermos é dar mais foco às palavras-chave do que à construção de uma frase em si, que faça sentido, deixando de lado algumas preposições e artigos.

O Google, com ajuda do Hummingbird, consegue identificar mais do que somente as palavras-chave, o que possibilita mostrar sites com uma relevância mais adequada à pesquisa, favorecendo as páginas que atendem ao que o algoritmo do Google identifica como relevante. A perspectiva de evolução é boa, trazendo mais possibilidades ao SEO.

Realidade Virtual

A realidade virtual pode parecer um pouco distante quando pensamos de maneira fria. Realmente ela é inovadora, mas deixou a ideia de futuro distante para trás para poder proporcionar experiências únicas e de caráter realista ao público e aos consumidores de uma empresa.

Hoje já podemos ver utilizações, por exemplo, em test-drive de carros, visitas a ambientes planejados de imobiliárias e até mesmo em projetos de arquitetura, em que o cliente consegue ter uma noção fiel do que encontrará.

A perspectiva é que esses recursos se desenvolvam cada vez mais, com melhoria nos gráficos e na aplicação para as ações de marketing digital, para que a experiência seja ainda mais completa e atinja o público de forma mais atraente.

O futuro reserva às empresas diversas possibilidades de usar a realidade virtual, seja em vídeos 360º, em experiências com os óculos VR e outras possibilidades tecnológicas.

Chatbots e inteligência artificial

Um atendimento mais personalizado e que realmente consiga entender as dores do consumidor. Esse foi, durante muito tempo, um objetivo e que cada vez mais tem sido atendido. Uma das ferramentas que ajudam bastante são os chatbots e outros recursos de inteligência artificial.

Esse recurso fez sucesso em 2017 e a tendência é que ele siga cada vez mais forte para o futuro e, principalmente, se aperfeiçoando. A busca a partir de agora é humanizar cada vez mais as ações dos chatbot, ou seja, desenvolver a sua inteligência artificial para que falhas sejam minimizadas ao máximo.

Essa evolução permitirá que as respostas sejam mais naturais e realmente relevantes, direcionando de forma precisa o usuário ao que ele deseja, por isso a tendência é que a inteligência artificial seja mais trabalhada.

A perspectiva para o futuro do atendimento em e-commerces, redes sociais e em outros ambientes é que os chatbots estejam em cada vez mais plataformas que o público tem acesso no dia a dia, com atuações mais completas e humanizadas.

As vantagens às empresas surgem na dinâmica de respostas, na satisfação do cliente e, principalmente, na redução de custos com funcionários, sem que isso signifique algo negativo.

As tendências de marketing digital devem ser observadas com toda atenção, uma vez que elas podem ser o grande diferencial para o sucesso de um negócio. O futuro do segmento preza por uma relação mais próxima e satisfatória, tanto para a empresa, quanto para o consumidor.

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Apaixonada por gatos tanto quanto marketing digital.