Por que um HUB? O marketing mudou, mude com ele

É uma pergunta que tenho escutado muito ultimamente. E existe uma lista com vários benefícios do HUB e desse novo modelo de negócio, que vou abordar neste texto. Porém, a minha resposta costuma ser: pra evoluir, pra melhorar, pra se adaptar.

Temos essa inquietude dentro de nós aqui na Criação. Não podemos ficar parados, a estabilidade não nos atrai e somos apaixonados por inovação! Essa característica, está presente em todos os momentos dos nossos 27 anos de história.

27 anos em transformação

A história da Criação começou em 1990, da reunião de 3 artistas plásticos de Florianópolis que decidiram juntar suas habilidades artísticas para fazer negócio. Começou como um bureau criativo, criando e produzindo diversas soluções em comunicação para clientes e agências.

Já vendeu mídia através do projeto de monolitos, que eram grandes peças de comunicação visual espalhadas pelas cidades catarinenses. Com informações e mapas turísticos de um lado e espaço publicitário do outro.

Por um período, foi especializada em comunicação visual, planejando, criando e produzindo grandes projetos de sinalização de alguns empreendimentos.

Nesse momento, a Criação começou relacionamentos com grandes clientes. E a empresa passou por uma nova transformação. Nos consolidamos como agência de publicidade.

2018, um novo momento.

Todas as transformações que a Criação sofreu foram motivadas por uma mudança de comportamento do mercado. E o HUB Criação não é diferente. Há muitos anos, ouvimos o mercado dizendo que o modelo de agências de publicidade está defasado. Da mesma forma, acompanhamos a dificuldade das empresas e seus departamentos de marketing,  no relacionamento com seus diversos fornecedores.

As agências de publicidade têm qualidade criativa, mas são muito caras. As consultorias de marketing, branding, design thinking e afins fazem bons planejamentos, mas não colocam em prática. As agências digitais têm muito conhecimento técnico, mas falta planejamento e capacidade criativa. Contratar todos juntos é financeiramente inviável e administrativamente caótico.

Todas essas questões foram muito discutidas para criarmos o HUB Criação. Estávamos atrás de um novo modelo que atendesse às necessidades dos clientes e não apenas um novo conceito ou uma nova forma de vender a Criação.

O foco não muda: o sucesso do cliente.

A Criação, em todas as suas fases nestes 27 anos, sempre foi uma empresa muito comprometida com o cliente. Este sempre foi nosso diferencial! E nos orgulhamos muito disso. Temos em nossa história relações de muita longevidade com nossos clientes, assim como temos a mesma longevidade com nossos colaboradores. Isto faz parte da nossa cultura: buscar sempre o melhor resultado. Seja para clientes, colaboradores ou parceiros.

Por isso, o HUB surge como um grande departamento de Customer Success. Nele, a necessidade do cliente é avaliada, as estratégias são definidas, os parceiros são selecionados, o trabalho é colocado em prática e avaliado constantemente para obtermos sempre os melhores resultados.

Se quiser mais detalhes sobre o funcionamento, veja a seção como funciona do nosso site.

Benefícios e diferenciais do HUB.

  • O HUB concentra profissionais extremamente capacitados para desenvolver estratégias para qualquer problema de comunicação.
  • O modelo de trabalho com parceiros especialistas é a melhor forma de entregar o melhor resultado possível com menos custo. Empresas muito especializadas em um assunto geralmente entregam melhores resultados. E apenas empresas especializadas, muito boas e grandes, conseguem os melhores custos.
  • A estrutura do HUB é muito enxuta, o que não reflete em custo para nossos clientes, porém é muito flexível, por contar com os parceiros certos para cada situação.
  • O cliente não precisa administrar diversos fornecedores para desenvolver suas estratégias de marketing.

Expectativas 

Eu espero que o mercado se adapte muito rapidamente. A necessidade cada vez maior de entregar os melhores resultados com o menor custo possível é uma realidade em todos os setores da nossa economia.

Torço para que mais empresas especialistas apareçam. Temos bons exemplos, como a Rock Content, que achou um modelo de negócio viável para gerar conteúdo de qualidade e um custo bastante acessível. A Resultados Digitais é outro bom exemplo, são especializados em automação de marketing e desenvolveram um software, que vem com muita bagagem de conhecimento junto, a um preço bastante justo.

Da mesma forma, espero que novos HUB’s surjam. Com o mesmo foco, de melhorar a qualidade da entrega do mercado de comunicação e um preço justo. Com um modelo adaptado à realidade e à necessidade do mercado, dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros.

Acredito que um mercado no qual todos ganham é a única forma de garantir sustentabilidade. Nossa constelação está sempre pronta para receber novas estrelas, seja um cliente, um parceiro ou um colaborador. Vamos juntos em busca dos melhores resultados!

HUB Criação – Intelligence for success

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CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!