Transforme seus colaboradores em influenciadores digitais

As mídias digitais e as redes sociais popularizaram o marketing e permitiram o acesso de micro e pequenas empresas a algumas ferramentas e estratégias de marketing. O baixo custo para encontrar e interagir com o consumidor final fez com que milhares de empresários e gestores de marketing, que não tinham oportunidade de investir em mídias de massa, concentrassem o seu foco na comunicação digital com seus clientes e prospects. Porém, o que algumas empresas esquecem, é que uma boa estratégia de marketing começa dentro de casa. O endomarketing foi, por muitos, utilizado para motivar, valorizar e comprometer os colaboradores com os propósitos da empresa.

Hoje em dia, as redes sociais trouxeram uma nova característica aos colaboradores, transformando-os também em produtores de conteúdo. Com isso, podem e devem auxiliar na construção da imagem da sua marca nas redes sociais.

Como transformar os seus colaboradores em micro influenciadores da sua marca através de uma estratégia de endomarketing?

O primeiro passo para um trabalho de endomarketing é informação. Os seus colaboradores precisam saber quais são os valores da empresa onde trabalha, o que a empresa vende, quais os canais de distribuição, quais os princípios utilizados pela empresa no relacionamento com os clientes e, principalmente, qual a estratégia de comunicação digital.

Pode parecer óbvio, mas o marketing digital pode ter vários objetivos, não apenas vender. O seu colaborador, precisa saber exatamente o que a empresa deseja nos seus canais digitais.

Depois de informar, a empresa precisa estimular. Existem várias formas de estimular seus colaboradores a falarem de sua empresa. Você pode fornecer produtos para que eles mostrem sua utilização nas redes sociais, pode criar campanhas internas e promoções para quem mais se envolver e se engajar com os seus posts. Enfim, use sua criatividade. Mas nunca se esqueça, se você deseja engajamento, comece por você. Sócios e diretores são os principais estimuladores desse movimento digital.

Endomarketing, entendi! Mas e o poder do micro influenciador / colaborador?

Você pode estar se perguntando: uma ação com colaboradores nas redes sociais, que têm poucos seguidores, pode gerar bons resultados?

Claro que o endomarketing não será sua única ação digital. Porém, a autenticidade e a credibilidade que um colaborador transmite para a sua marca, são algo inestimável.

Imagine que você pretende comprar um tênis. Você entra nas suas redes sociais atrás de um review de um modelo que você gostou e encontra duas opiniões. Uma de um especialista e consultor de moda, que faz diversos comentários sobre diversos tênis. A opinião dele é: “Ótimo produto, está na moda e tem uma excelente qualidade. Recomendo!”

Depois você encontra o Zé, seu vizinho, gente boa, tem poucos amigos em sua rede social. Mas o Zé trabalha na empresa que produz o tênis que você pretende comprar. E tem um post dele sábado de tarde, cansado, suado, dentro da linha de produção, acompanhado do texto: “Esta empresa está de brincadeira… Nem respeita nosso final de semana! #indignado”

Por qual dos dois posts você seria influenciado?

Deixe a resposta aqui nos comentários.
Vamos ver quem leva vantagem nessa “guerra” dos influenciadores!

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CEO do Hub Criação, publicitário desde 2000, empreendedor por natureza e apaixonado por inovação!